Peter Handke é um escritor austríaco que foi agraciado com o último Prêmio Nobel de Literatura.
Uma das suas obras mais celebradas é Don Juan (Narrado por Ele Mesmo), que conta a história de um homem solitário que faz da leitura o seu principal hobby e sua fuga do dia a dia agitado que leva como cozinheiro.
Sempre que pode mergulha nas páginas dos livros.
De tanto gostar de ler, um dia, de súbito, o personagem Don Juan aparece nitidamente no seu quintal dando início a um diálogo interessante, curioso e original.
Don Juan sempre estivera à procura de um ouvinte.
E foi no autor dessa bela obra que, um belo dia, o encontrou.
Sua história, contada em terceira pessoa e em forma de escrita inovadora, vale muito a pena.
- Li, gostei e indico – nota 9,5 em minha opinião.
Esse livro descreve o que seria interessante você saber sobre o país que mais cresce em bilionários, tanto na pessoa física, quanto na pessoa jurídica (os chamados unicórnios).
Você vai se impressionar ao descobrir como funciona a atual “velocidade chinesa” – metáfora usada pelo autor para explicar a impressionante capacidade que os chineses têm, hoje em dia, para gerar ideias, executá-las, implementá-las e transformá-las em negócios bilionários.
O propósito do livro é te ensinar a compreender e a se relacionar com a China.
- Li, achei útil e indico – Nota 7,0 em minha opinião
Indico esse livro porque ele fala de dois assuntos que me atraem muito no mundo competitivo e agitado dos dias de hoje :
A crescente e assustadora escassez de dois recursos imprescindíveis nos dias atuais :
- O Tempo
- A Atenção
O objetivo do autor é dar dicas para você lidar melhor com o tempo, descobrindo que o que nos falta no dia a dia não é tempo, nos falta é prioridade.
Uma boa lição do livro :
- Li, gostei muito e indico – Nota 8,5 em minha opinião.
O objetivo do livro é mostrar o caminho para você criar e implementar ou transformar uma empresa no que ele chama de organização exponencial, para ganhar escala ao longo do tempo.
Por que indico esse livro : ele vai te mostrar a importância de ser mais ágil do que ser grande, de ser menos hierarquizado e descentralizado, além de turbinar sua busca por inovação 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Li, gostei e indico – Nota 8,0 em minha opinião.
03 livros de um mesmo autor – Yuval Noah – com potencial para alimentar a sua sede por mais conhecimento, cultura e inteligência :
O objetivo desse livro é oferecer insights úteis e inteligentes para enfrentarmos o mundo volátil e intenso dos dias de hoje.
Harari oferece ferramentas para esse cenário em constante transformação.
Por que indico esse livro – porque ele fornece ferramentas que podem te capacitar ainda mais a lutar contra a rápida obsolescência do nosso conhecimento e a favor de uma maior habilidade de adaptação rápida à mudanças.
- Li, adorei e indico – Nota 9 em minha opinião
Livro que narra de forma incrivelmente bela o surgimento do homo sapiens há cerca de 300.000 anos e sua evolução – passando de mais uma entre as tantas espécies existentes na terra para a espécie superior e dominante das demais.
Conta a história de como ele foi se diferenciando, primeiro através da criação da linguagem, recurso que o tornou capaz de articular melhor seus pensamentos e ideias e de se comunicar como nenhum outro ser vivo.
No início, era nômade, não tinha residência fixa e não parava em lugar nenhum, sempre correndo atrás da comida e da sobrevivência.
Evoluiu tanto que passou a se fixar em territórios delimitados, a se espalhar de forma exponencial pela terra, e a partir daí acabou provocando a revolução agrícola, que fez da agricultura uma das maiores alavancas de desenvolvimento da espécie de todos os tempos.
Começou plantando e colhendo para si mesmo, acabou trocando o que plantava e produzia com seus pares e criou o comércio para organizar a vida em comunidades.
Foi quando surgiu a escrita e o dinheiro que escreveram mais um capítulo no avanço do homem na terra.
Por incrível que pareça, ao mesmo tempo que evoluía, por instinto de dominação o homem fez uso da violência com o exercício da guerra para se sobrepor aos seus semelhantes.
Só pisou no freio das grandes batalhas por ocasião do fim da segunda grande guerra mundial, quando percebeu que tinha criado uma aldeia global cercada de nações hiper dependentes umas das outras economicamente.
- Li, gostei muito e indico – nota 9 em minha opinião
Neste também ótimo livro, o autor falar dos tempos modernos, dominados cada dia mais por robôs, algoritmos e tecnologias ultra sofisticadas que em pouco tempo engolirão a maioria das tarefas feitas pelos homens, se tornando ao mesmo tempo ferramentas facilitadoras, concorrentes e ameaçadoras.
Os algoritmos tendem a dominar e a governar o mundo como nunca foi pensado.
Já estamos vivendo a era da criação do homem biônico (meio gente, meio máquina).
palavra chave do presente e principalmente do futuro será : Digital.
Viveremos o culto ao Dataísmo, onde tudo o que existe na terra, inclusive nós, nos transformaremos em Dados.
- Li, achei inteligente, provocador e indico – Nota 9,0 em minha opinião
Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de outras duas obras de arte :
1-Visual – aprecie a pintura :
Aprecie o quadro – I m p r e s s ã o – N a s c e r d o S o l : – óleo sobre tela de 1872 – do famoso pintor impressionista Claude Monet.
Ela representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro evidenciando ao fundo a civilização.
Observe neste quadro a impressionante combinação entre a luz e os efeitos da natureza em traços rápidos que procuram mostrar mais espontaneidade do que precisão.
Todo vez que me pego observando esta obra de arte, penso na importância do equilíbrio de nossas emoções interiores como arma de conquistas exteriores em todas as negociações de nossas vidas.
2-MUSICAL – Ouça a deliciosa música :
Leave a Reply