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6 IDEIAS INTELIGENTES PARA VOCÊ DESENVOLVER SUA MELHOR VISÃO DE RADAR

“A maioria das pessoas não planeja fracassar,

fracassa por não planejar”

Frase de John L. Beckley

 


Para ilustrar este post escolhi a obra de arte – a pintura, o quadro “Provérbios Holandeses” – óleo sobre madeira – arte do pintor Pieter Brueghel datada de 1559 – nesta obra o artista procurou retratar 112 provérbios famosos na época, a maioria deles universais e vigentes até hoje como “nadar contra a corrente” e “armado até os dentes”. Tente descobrir o máximo de provérbios retratados nesta figura.

Eu escolhi este quadro por considerar que ele representa bem a arte do planejamento estratégico e o do desenvolvimento do que eu chamo de tela de radar – o quadro exige muita concentração, atenção e apurado senso de observação – ele exige a perspicácia necessária para olhar o que todo mundo vê e tentar achar algo diferente.


COMO DESENVOLVER SUA VISÃO DE RADAR :

Visão de radar:

-Capacidade que você desenvolve para enxergar aquilo que já existe, mas ainda não é percebido pelas outras pessoas a olho nu, apenas com ajuda de equipamentos de localização sofisticados.

-Visão de futuro que você desenvolve através do exercício de colocar sua cabeça dentro do futuro e trazer para os dias de hoje, tudo o que você foi capaz de antecipar em termos de tendências e mudanças.


É neste período de passagem de um ano para o outro que muitas empresas e pessoas se envolvem em vários exercícios de planejamento estratégico.

Para contribuir com o desenvolvimento de sua visão de radar para construir planejamentos estratégicos melhores, escrevemos este post com 6 dicas interessantes :


1-Descubra novas tendências de futuro em negócios, em tecnologia ou no comportamento das pessoas – o melhor lugar para encontrar essas tendências está nos bancos de dados sobre as novas patentes que estão sendo requeridas pelo mundo afora.

Eu considero as novas patentes o rascunho do futuro, procure monitorá-las e descubra para onde o mundo caminhará dentro de pouco tempo.


2-Simule o seu planejamento estratégico como se ele fosse um jogo de xadrez e tente antecipar as próximas jogadas de todos os envolvidos neste jogo.

Pesquise, investigue, antecipe novos passos dos seguintes atores:

2.A-Seus clientes – procure fazer com que todo o seu planejamento interno tenha como ponta da corda inicial o mundo externo – tente enxergar o seu negócio e suas ações pelas lentes de seus clientes – faça pesquisas, observe o comportamento dos seus clientes para detectar novas necessidades e novos desejos. Mantenha um relacionamento estreito e diário com seus clientes, não permita que eles fujam para seus concorrentes.

2.B-Seus concorrentes – monitore estes verdadeiros lobos que são um verdadeira ameaça que vive arranhando as portas da sua empresa na tentativa de te vencer e te destruir – desenvolva antídotos, estratégias de combate e ações de inteligência.

2.C-Seus fornecedores – monitore-os e envolva-os no desenho do futuro da sua empresa.

2.D-Seus funcionários – faça gestão participativa – peça ajuda dos seus funcionários para identificar todos os problemas – tudo aquilo que acontece hoje e não deveria e envolva-os na solução dos mesmos, peça suas ideias para desenvolver aquilo que deveria acontecer hoje e não acontece – dê o máximo de poder possível para que eles tomem decisões que melhorem o seu negócio e transformem a sua empresa num exemplo de atendimento e carinho.

2.E-O governo, a legislação e o mercado


3-Amplie suas antenas para o que acontece no mundo e tem o poder de afetar sua vida pessoal e até os seus negócios.

Monitore os indicadores macro e microeconômicos, bem como monitore os acontecimentos mais importantes do país e do mundo através do noticiário pela TV e pela Web.

Crie um mini painel de acompanhamento das notícias e desenvolva planos para se ajustar ou reagir às suas mudanças :

3.A-Indicadores Econômicos, como :

-Inflação, PIB, Crescimento, Taxa de Juros, Câmbio, Investimento, Taxa de Emprego

3.B-As ações dos três poderes – Executivo, Legislativo e o Judiciário

3.C-As políticas públicas de governo – educação, saúde, segurança pública, transporte, infraestrutura,…


4-Participe de feiras, seminários, simpósios, palestras e apresentações que envolvam temas de seu interesse


5-Pratique o networking – torne-se visível para o mercado e descubra formas de ajudar e ser ajudado


6-Estude, se aprimore e recicle seus conhecimentos com frequência – através de cursos presenciais ou à distância

A web é um palco de aprendizado que quando bem aproveitado gera muitas oportunidades.


Para encerrar este post escolhi a música “Io Che Amo Solo Te” de Sérgio Endrigo, trilha sonora de uma cena inesquecível do belo filme Saneamento Básico :


CONVITE PARA VOCÊ CONHECER, AVALIAR E COMPRAR MEU ÚLTIMO LIVRO :

Muitas pessoas me escrevem para saber como fazer para participar das minhas palestras.

Desta vez eu procurei inovar e levar o conteúdo das palestras até as pessoas através desse livro.

Eu parti da premissa de uma frase do Pedro Herz que adoro : ” A solução dos problemas está nos livros”

Resolvi compilar uma lista de alguns grandes problemas e suas grandes soluções em artigos extraídos das melhores palestras do ano e artigos que publiquei nos jornais deste ano, além dos posts mais lidos do meu blog.

A ideia é que os insights contidos nesse livro ( cujo investimento equivale ao valor simbólico de um sanduíche) possam gerar para você muito valor, seja te proporcionando ideias novas e criativas para resolver problemas difíceis, seja proporcionando dicas que possam contribuir para aumentar seus ganhos e suas receitas financeiras, para reduzir seus custos e despesas e para te tornar uma pessoa e um profissional ainda melhor.

As avaliações dos que já leram foram acima da expectativa mesmo.

Eu te convido a clicar no link abaixo para ler um trecho do livro e comprá-lo, se achar que pode ser útil para você:

Fica o convite – você aceita?

Muito obrigado e um grande abraço

Mauro Condé – Fundador do blog do Maluco:)


About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

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