Novidades

Vivemos a maior crise de toda a história. Nesses momentos ter informação é o que a gente mais quer e precisa e menos tem tempo para obter. Pensando em contribuir para você se atualizar sobre o que de mais relevante aconteceu no mundo hoje com o menor tempo e esforço possível, eu preparei (especialmente para você que me lê frequentemente) um resumo do que li nos 30 dos maiores e melhores jornais do planeta, nesse domingo, 29 de março de 2020. O meu lema é : o que eu sei e o que eu aprendo, eu compartilho, pois o que sei pode morrer um dia comigo, mas o que compartilho continuará vivo na mente de pessoas tão inteligentes quanto você. Leia o resumo, só aqui:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo nesse domingo, dia 29 de março de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Antes de ler, eu vejo os jornais. Antes de ler os textos, percorro os jornais pelas suas fotos e através dessa paisagem o que eu mais vi foram vários médicos uniformizados na cor verde ou branca, com máscaras no rosto, empurrando macas tanto dentro, quanto fora de hospitais, ao lado de ambulâncias ou helicópteros.

Vi salões de hospitais lotados e locais públicos como as principais ruas e praias do mundo totalmente vazias.

Em todo o mundo, consta-se que o isolamento social provocou por tabela uma grande melhoria na qualidade do ar e do clima.

Vi fotos terríveis com caixões empilhados e enfileirados nas localidades que mais estão sendo atingidas na Itália e na Espanha.

Também vi muitos soldados uniformizados com suas roupas em tons verde e caqui, próprias para camuflagem.

Cenas que fazem lembrar os mais intensos filmes de guerra.

E é uma guerra, o que o mundo está enfrentando hoje contra um inimigo pequeno e invisível – o vírus da corona.

Descendo do degrau das imagens, passei pelos principais textos do dia, entre os quais destaco para sua atenção:

Os jornais pelo mundo afora destacam a fala do Dr.Fauci, maior autoridade em infectologia do mundo, dizendo que os casos de contaminação e de mortes podem ultrapassar qualquer previsão já feita até agora, tanto nos Estados Unidos quanto no mundo.

Li que os americanos já estão formando enormes filas para retirar as quentinhas que são distribuídas para algumas populações carentes.

Li matérias com fortes críticas aos líderes e políticos mundiais, que demonstraram em conjunto uma grande incapacidade de agir e reagir diante de um problema de saúde, que foi por eles inicialmente ignorado.

Uma reportagem investiga o aumento do número de casos de processos judiciais contra governos de todas as esferas, em decorrência das perdas que a situação está causando nas pessoas atingidas.

Também vi uma análise sobre como as diferentes regiões do planeta estão se saindo diante dessa crise única e inédita de saúde e economia – os Asiáticos estão mostrando força, resiliência e resposta rápida, ao passo que os europeus estão demonstrando impotência, baixa força e decadência, mesmo com todo o passado de acertos e vitórias ao longo da história.

No campo da economia, me chamou a atenção uma informação da OCDE dizendo que o PIB dos países desacelera de maneira forte e incremental, com uma queda de aproximadamente 2% do PIB anual a cada semana de quarentena (2% equivale a 1 semana em 52 semanas do ano). O caos da saúde cria um efeito dominó na economia.

Nas páginas destinadas à ciência, ganha destaque o Dr. Didier Rauolt, cientista que primeiro apontou a solução do uso da cloroquina no tratamento dos doentes, em fase experimental com resultados esperançosos.

Vi que a empresa americana Moderna, baseada em Boston, desenvolveu uma vacina para combater o coronavírus, vacina na qual eles já vinham trabalhando, mesmo antes do surto, pelos seus departamentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Li também dicas de psiquiatras, de médicos e de filósofos e me marcou uma dica do filósofo francês Michel Onfray na qual ele nos sugere fortemente criar o hábito da leitura dos antigos filósofos estoicos.

Li matérias interessantes mostrando como os países com melhores resultados no combate ao coronavírus, como a Coréia do Sul, estão se valendo do uso intensivo da tecnologia para evitar o aumento exponencial de pessoas contaminadas e mortas.

Eles estão usando informações e dados inteligentes de sistemas de geolocalização e GPS e dados das operadoras de telefonia, para rastrear as pessoas doentes, suas localizações atuais e passadas, num período médio de 15 dias, onde eles conseguem cruzar com todos os outros usuários de celulares que frequentaram os mesmos lugares.

Eles estão usando esses dados para isolar e testar o maior número de pessoas de forma rápida e inteligente possível e rastrear e perseguir o coronavírus, para onde quer que ele vá.

Essa tecnologia também permite visualizar que as pessoas estão se deslocando em massa para Estados e Cidades onde os casos contabilizados são menores, num movimento que foi apelidado de “os refugiados do coronavírus”.

Incrível ver um mapa que mostra visualmente em perspectiva a fuga maciça de pessoas das cidades do nordeste americano (Nova York e redondezas).

E por fim detectei que estamos entrando compulsoriamente numa nova era antecipada da tecnologia, onde as ferramentas remotas de home office, estudo e trabalho em casa estão sendo implantadas a toque de caixa, mudando a cultura de relacionamento familiar e profissional de um jeito nunca antes visto no mundo.

BÔNUS EXTRA:

Resumo das informações digestivas (charges, em forma de desenhos criativos que tentam passar as notícias com pouquíssimas imagens):

* Vi uma réplica da famosa pintura “A Criação de Adão” -afresco pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina entre os anos de 1508 e 1510, a pedido do papa Júlio II.

Nessa réplica, estão os dedos indicadores de Deus (o criador) e Adão (a criatura) , com um pequeno espaço entre si, realçado pelo vazio na pintura que não deixa nenhuma distração para o olhar de quem observa.

Na charge do jornal Washington Post, a mão de Deus aparece borrifando álcool-gel na mão de Adão.

*Em outra charge, o símbolo das Olimpíadas teve os cinco anéis interligados trocados por 05 esferas com coroas, semelhantes ao coronavírus.

*Na última charge que me chamou a atenção, Homem Aranha aparece comentando com o Capitão América que a máscara dele não protege nem o nariz e a boca; O Capitão América retruca dizendo que está blindado pelo seu histórico de atleta.

Esse foi o meu resumo de hoje, espero ter contribuído para sua dose de informação diária de forma rápida inteligente e valiosa.

Fique em casa, fique bem, tudo isso vai passar! Mauro Condé

Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :


FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times http://www.ft.com/home/us
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 02 obras de arte:

1-VISUAL – Aprecie a pintura que mais me chamou a atenção hoje, eu a vi numa matéria do jornal Washington Post:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2-MUSICAL – Ouça a linda música : GRACIAS A LA VIDA com duas majestades do mundo sonoro, Joan Baez & Mercedes Sosa “Gracias A La Vida”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3587 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*