Eu acabo de ler um livro muito bom, interessante e bem escrito – trata-se de uma biografia, não de uma pessoa, mas de um país, como se ele fosse uma pessoa e no seu caso – uma pessoa ainda bem jovem entre todos os seus pares no mundo (a biografia do Brasil).
É um livro com quase 800 páginas, 100 das quais bibliografias, notas e anexos e como toda boa obra sujeito a pequenos ajustes.
Suas autoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling descrevem em deliciosas páginas as aventuras do país ao longo da sua vida até aqui. Elas contam a história usando um texto praticamente jornalístico, numa boa fusão entre a história e a narrativa.
O livro é uma verdadeira viagem no espaço e no tempo – fala de mudanças e de estruturas que se repetem de tempos em tempos (como eu acho que acontece na história do mundo).
A proposta foi biografar o Brasil, como se ele fosse uma pessoa, desde o seu nascimento e durante o seu crescimento. Aliás, o Brasil é apenas um jovem entre os vários países do mundo.
Um belo relato interpretativo, onde a leitura me levou a uma viagem no tempo procurando entender um pouco sobre como o Brasil virou a “pessoa” que é hoje.
Eu sou fã de tudo o que tenta imaginar e contar a história – pois eu sou adepto da ideia que grande parte do futuro está escrito no passado – entender a história é uma boa forma de tentar prever o futuro.
Leia um trecho do livro em pdf :
http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13865.pdf
Leave a Reply