Brasil
Lendo os jornais brasileiros de hoje, pude ver pelas grandes fotos das capas que os destaques foram :
-O encontro do Papa com o comandante Fidel – os dois aparecem apertando as mãos num cenário onde a cor predominante era o azul (casa de Fidel) – a portas fechadas e por 40 minutos, o Papa Francisco se reuniu ontem, em Havana, com o ex-presidente de Cuba Fidel Castro, em um encontro “tranquilo, fraternal e amigável” como descreveu o porta voz do vaticano.
– Os dois conversaram sobre meio ambiente, temas internacionais e trocaram presentes.
-Já durante a missa celebrada em seu segundo dia de viagem, o Papa pediu que os cubanos não sirvam à pessoas, mas sim à boas idéias.
– Destaques também para o mega evento Rock in Rio, com uma foto do show do cantor Elton John, também todo de azul, que como Rod Stewart outro cantor consagrado na casa dos 70 anos, ajudaram a aumentar a faixa etária do público do festival, com os astros nacionais e internacionais e os espectadores se destacando pelos cabelos grisalhos ou pintados.
– Até os cantores brasileiros se enquadraram neste lista como Baby do Brasil e Pepeu Gomes apelidados carinhosamente de velhos baianos(cantando juntos em um cenário de fundo azul)
-Fotos mostram rapazes atacando ônibus na Zona Sul do RJ sendo seguidos por policiais armados, um dia após arrastão feito por jovens em ruas de Botafogo e uma série de assaltos a banhistas na orla.
-Já em SP, após episódios de violência da PM-SP, o governo Alckimin mudou a chefia da Rota.
Já lendo os destaques pelos textos das primeiras páginas e suas respectivas matérias, vi que o destaque ficou para :
– O fato do Brasil ser líder em número de impostos –se a CPMF voltar, serão 93 tributos em vigor, um recorde mundial. Numa lista de 30 nações, Brasil é o país que oferece menor bem-estar à população em relação ao peso da tributação.
– Desempenho do PAC é pior do que em 2014 – desembolso do programa caiu para R$ 27 bi de janeiro a agosto ante R$ 46 bi do mesmo período do ano passado, sendo que grande parte dos 27 bi, cerca de 19 bi se referem a dívidas de anos anteriores ainda não quitadas, chamadas de restos a pagar.
– Aliado de vice, ex-ministro Moreira Franco, critica excesso de erros de gestão Dilma, mas diz que PMDB não trai governo.
No jornais internacionais, li que o Papa (por causa da sua visita em Cuba e aos Estados Unidos) e a noite de entrega do Emmy, o grande prêmio da TV dominaram as primeiras páginas de hoje.
Com destaque para a vitória histórica de Viola Davis marcando um avanço diversidade no Emmy. Viola Davis foi escolhida melhor atriz dramática por “How to get away with murder”, tornando-se a primeira atriz negra a levar a estatueta da categoria. A grandiosidade do prêmio ficou clara no discurso de agradecimento da atriz:
— Deixe eu dizer uma coisa: a única coisa que separa as mulheres negras de todos os outros é a oportunidade. Você não pode vencer um Emmy por papéis que simplesmente não existem — disse Viola, emocionadíssima, citando as colegas Taraji P. Henson, indicada por “Empire”, e Kerry Washington, de “Scandal”.
O Futebol americano ganhou o destaque principal no tocante ao esporte, principalmente por causa das “zebras” do domingo.
Nos jornais argentinos, o encontro do Papa com Fidel Castro em Cuba foi o destaque dos jornais do dia.
A Charge do dia que eu vi no excelente site que sigo www.chargeonline.com.br : (um chargista faz a leitura das notícias ficar mais inteligente e digestiva – ele tenta ler tudo e resumir numa figura todos os temas que interessam )
Leave a Reply