Novidades

Cultura – Artes – Pintura – Interpretação do Quadro ” O Filho do Homem” – Um dos posts mais lidos do Blog – MaLuCo:)

filho homem
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

O filho do Homem é uma pintura famosa do artista belga René  Magritte-1898-1967.

Um gênio da pintura, que na infância passou por um trauma terrível ao ver o corpo de sua mãe resgatado do rio Sambre, após ela cometer suicídio por afogamento. 

O seu quadro intitulado O Filho Do Homem é fantástico, pois possui um traço surrealista(mesclando loucura e genialidade ao mesmo tempo dentro de uma complexidade que exigia raciocínio além de observação para ser apreciada).

Uma das características do Surrealismo é a influência pelas teorias psicanalíticas de Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano

Neste quadro ele sugere que tudo o que vemos esconde outra coisa e que nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos.

Segundo ele próprio a mente adora imagens cujo significado é desconhecido, uma vez que o próprio significado da mente é igualmente desconhecido.

Ele dizia que pintava seus quadros não para serem vistos, mas sim pensados, uma vez que tentava pintar com o objetivo de tornar visíveis os seus pensamentos.

Ele adorava pintar paradoxos visuais, como neste quadro, que ao mesmo tempo dá a impressão de ser normal, mostra anomalias e anormalidades por toda a parte, de acordo com nossa interpretação.

Especificamente em O Filho Do Homem, a maçã pode ser interpretada como o pecado. No quadro aparece um homem usando terno escuro, gravata vermelha e chapéu de côco com o rosto coberto por uma maçã verde(presente em vários de outros quadros dele).

A maçã representa o pecado e esconde o rosto do homem, sugerindo algo escondido, invisível e que não podemos ver – aguçando assim a nossa imaginação.

Este é um dos meus quadros prediletos.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*