“Desenvolva uma elevada autoconfiança e combine-a com uma elevada autoestima. Fazendo assim você vai se transformar em uma pessoa e profissional melhor, pois isto aumenta muito a sua coragem e amplia os seus horizontes.”
MaLuCo:)
Como pedir aumento de salário
Pedir aumento para o chefe é assunto complicado, principalmente em épocas de crise econômica e redução de custos, mas da maneira certa, não é impossível. Nesse post vou te contar como pedir aumento de salário e conseguir, vale a pena ler.
Chegando à empresa para um dia de trabalho, minha secretária me esperava em pé na saída do elevador. Roendo as unhas, ela veio ao meio encontro dizendo que o Sérgio, um colaborador ligado hierarquicamente a um gerente que se reportava a uma superintendente do meu staff, me esperava na cadeira ao lado da entrada do meu escritório, dizendo que precisava falar comigo urgente. Nervosa, ela tentou pedir para ele tentar resolver seu problema com seus chefes imediatos, pois eu não teria agenda para recebê-lo nos próximos dias.
Recém-chegado à empresa e empossado como o novo Diretor De Operações, eu disse para ela se tranquilizar, que eu o receberia rapidamente para avaliar o que se passava com ele.
Chegando ao meu escritório, convidei-o a entrar e em silêncio ouvi tudo o que ele, muito vermelho e nervoso, queria me dizer:
-Desculpe Mauro, mas eu vim aqui hoje porque todas as minhas tentativas anteriores de resolver este problema com meus chefes não deram certo e eu preciso resolvê-lo urgentemente e estou ficando desesperado. Eu sou casado, tenho 3 filhas que estudam em escolas muito caras, estou pagando um apartamento que comprei cujo valor da mensalidade e do condomínio é altíssimo e meu salário mal dá para comprar as coisas para casa e pagar as contas do mês. Eu vim até aqui em situação de desespero – preciso pedir aumento salarial de pelo menos 30%, urgente – afinal estou nesta empresa há muito tempo e não me sinto valorizado por ela e além disto eu não estou conseguindo administrar o meu orçamento doméstico– você é a minha última esperança.
Depois de ouvir em silêncio todas as reivindicações do Sérgio, eu dei a minha resposta acrescida de uma dica e um conselho para ele administrar melhor a sua carreira dali pra frente:
-Sérgio, a minha resposta para o seu pedido é NÃO. E o meu conselho é: nunca mais entre na sala de quem quer que seja sem saber como pedir aumento ou pedindo por causa da sua situação pessoal – Ninguém vai te dar um aumento de salário só porque você é casado, tem 3 filhos que precisam estudar numa escola com alto valor de mensalidade, possui condomínio caro e não consegue administrar o seu orçamento de forma a quitar suas dívidas mensais. Estes argumentos não são os melhores para pedir um aumento de salário. Eu ouvi o seu pedido, te recebi mesmo sem ter falado com seus chefes e para dizer a verdade eu te entendo – sei que não deve ser fácil sair de casa para trabalhar e conseguir motivação recebendo um salário que você julga inferior às suas necessidades – imagino o quão difícil é ser pai de 3 filhos, ter tantas contas para pagar e manter a sua família. Só que, apesar de compreensíveis, estes argumentos não são suficientes para você conseguir um aumento de salário.
Ao invés disto, eu sugiro que você procure os seus chefes imediatos e tenha um conversa franca com eles sobre seu desempenho. Procure convencê-los que você merece um aumento de salário com base no que você tem feito de excepcional, de extraordinário, algo que possa te fazer entrar para a história da empresa. Aliás, me diga agora, o que você fez neste nível nos últimos anos ou nos últimos meses.
Depois desta última pergunta, Sérgio baixou a cabeça, ficou em silêncio por alguns segundos, olhou para mim meio preocupado e foi honesto:
-Mauro, para falar a verdade eu não tenho me destacado no meu trabalho – tenho ficado tão preocupado com a minha situação que não estou conseguindo fazer algo para me destacar, mas prometo ouvir o seu conselho, voltar para a minha mesa e descobrir como fazer algo de extraordinário para conseguir um aumento de salário – você me convenceu!
Antes de ele sair, eu aproveitei para lhe fazer um desafio:
– Tente descobrir um grande problema da empresa na sua área, faça um mergulho profundo em cima dele e volte a mim com uma proposta de negócio inteligente, diferenciada e extraordinária – que eu pessoalmente me empenharei com seus chefes para a sua reavaliação profissional e salarial. Trabalhe na solução do mesmo com elevada autoestima e autoconfiança. Eu sei que você pode, eu sei que você consegue!
Foram pelo menos 2 meses encontrando com ele e vendo no seu rosto um misto de desafio e de enorme vontade de acertar para me provar que ele tinha valor e merecia melhor oportunidade na empresa.
Até que num sábado, por volta das 2hs da manhã, já estava dormindo, ouvi meu celular tocar de forma insistente. Atendi a chamada, sem reconhecer o número, até que ouvi a voz do Sérgio do outro lado do telefone, gritando euforicamente:
– EUREKA! EUREKA! EUREKA! Eu descobri um jeito de transformar o ordinário em extraordinário Mauro! – desculpe te ligar neste horário, mas eu não consigo me conter de felicidade e de alegria! – Ficamos sem contato durante todo o fim de semana.
Na segunda-feira logo pela manhã, de tanta euforia, ele foi me receber no estacionamento e antes que eu parasse o carro ele se jogou na minha frente com um cartaz enorme que dizia: “Segmentar o Back Office! A minha proposta genial para a solução do maior problema da empresa hoje em dia!”
E Sérgio tinha razão – a empresa vinha de um enorme esforço recomendado pela maior Consultoria do planeta de segmentação do Front Office (a área comercial de contato e atendimento aos clientes, subdividindo-os em diferentes categorias de acordo com seu nível de renda e valor de negócios com a empresa – quanto mais alto o nível do cliente, melhor o tratamento e mais gente e recursos para atendê-lo em menos tempo com serviços diferenciados do cliente mais simples ou padrão). Apesar de esta implantação ter sido bem sucedida, os clientes estavam reclamando muito mais do que antes – justamente porque seus pedidos eram processados muito mais rapidamente no setor comercial, mas estavam demorando até mais do que antes no setor operacional (apesar do tratamento Vip na entrada, eles entravam na mesma fila e no mesmo gargalo de processamento de transações que os demais clientes na área operacional).
A solução do Sérgio foi brilhante, genial, além de óbvia, mas nunca vista por ninguém na empresa. Foi com esta ideia que Sérgio conseguiu ser reavaliado profissionalmente, ganhar um aumento de salário e até uma promoção, tudo porque deixou sua postura de vítima e assumiu uma atitude mais autoconfiante com grande autoestima, ganhou mais coragem e ampliou seus horizontes.
Esta é a minha dica de como pedir aumento de salário, se destacar e conseguir o que o que tanto almeja.
“Quem tem confiança em si próprio comanda os outros.” Horácio
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