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Empreendedor – Como criar Negócios inovadores, criativos e rentáveis :

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Vai empreender? Guia rápido para seus novos negócios :


“Daqui 20 anos, você vai se arrepender pelo que não fez, não pelos erros que cometeu. Afaste-se do seu porto seguro. Enfrente o vento. Explore. Sonhe. Descubra” – Mark Twain


O blog do Maluco está passando por um rápido período de revisão para trazer novidades interessantes em seus conteúdos e formatos. Durante os próximos dias, reduziremos a quantidade de postagens semanais com o objetivo de focar nas melhorias que deverão ser percebidas gradualmente nos próximos dias.

Este post foi elaborado como um breve check-list do que um novo empreendedor precisa levar em conta para criar e manter uma empresa de sucesso, desde o início :

• Escreva um senhor Plano de Negócios :

• Os melhores planos de negócios do mundo são sucintos e resumidos, sem serem incompletos. Para fazer o seu plano de negócio considere responder as seguintes perguntas com ele :

• Qual é a finalidade da sua Empresa ? Como você define o que a sua empresa faz em uma frase matadora?

• Qual é o Problema que a sua empresa resolve? – Qual é a principal dor do seu cliente ou do cliente do seu cliente que a sua empresa se dispões a resolver? Como eles o resolvem sem a ajuda da sua empresa hoje?

• Qual é a Solução que a sua empresa oferece aos seus clientes para resolver o problema acima definido? Qual é a sua proposta de valor para tornar a vida do cliente melhor? Demonstre fisicamente como sua solução opera.

• Por que o seu produto e ou serviço é a solução ideal para seus clientes? Quais são as outras soluções alternativas?

• Qual é o tamanho do mercado onde sua empresa vai operar? Qual é o perfil dos clientes que você quer atender?

• Quais são os grandes lobos que vão arranhar a porta da sua empresa na tentativa de derrubá-la? Mostre uma lista dos seus concorrentes e das vantagens competitivas de cada um.

• Quais são as características dos seus produtos e ou serviços? Quais são as suas grandes vantagens competitivas?

• Qual é o Modelo de negócio que você desenhou para a sua empresa? – Modelo de receita – Preços – Modelo de Vendas e modelo de distribuição – Inclua uma Lista de clientes,…

• Quem faz parte da Equipe da sua empresa – Quem são seus Fundadores e gestores? Como está estruturado o seu conselho de administração?

• Quem são seus fornecedores? Como você pretende qualificá-los e homologá-los?

• Quais são os principais relatórios que vão demonstrar o lado operacional e financeiro da sua empresa? Quais são os principais indicadores de performance comparativos?

• Além do elaborar um senhor plano de negócios, procure endereçar de forma competente os tópicos abaixo :

• Tenha constância e clareza de propósitos. Resuma os negócios da empresa de tal forma que eles caibam na parte de trás do seu cartão de visita.

• Mire mercados grandes e de alto potencial e futuro. Isso te dá uma certa margem para os primeiros meses de tentativa e erro.

• Mire Clientes Ricos – Procure fazer negócio com pessoas que estão gastando muito dinheiro nos dias de hoje.

• Foque em duas coisas prioritariamente na sua empresa – Orientação obsessiva para o cliente e para a simplificação máxima.

• Pense de forma diferente – desafie o status quo e a sabedoria convencional. Crie novos caminhos, novas formas de chegar mais rápido aos seus clientes.

• Não permita que sua empresa comece com uma equipe que não seja a melhor logo de partida – como nas crianças, é a partir do nascimento que se forma o DNA da sua empresa.

• Diferencie-se em três frentes importantes : Rapidez/Agilidade, Simplicidade e Auto Confiança – seja imbatível nestes quesitos. Seja sempre mais rápido e melhor que seus concorrentes.

• Faça com que sua empresa seja a empresa mais pão dura do planeta desde o primeiro dia de funcionamento e não permita que este quadro mude ao longo dos tempos.

• Seja excelente na gestão de recursos – os melhores líderes e gerentes são especialistas na arte de administrar a escassez (pouco dinheiro, pouco tempo, pouca gente). A escassez extrema é a mãe da criatividade – ter fartura de recursos gera desperdícios, perda de foco e de dinheiro.


“Faça o que você puder, onde você está e com o que você tem” – Theodore Roosevelt


About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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