Vai empreender? Guia rápido para seus novos negócios :
“Daqui 20 anos, você vai se arrepender pelo que não fez, não pelos erros que cometeu. Afaste-se do seu porto seguro. Enfrente o vento. Explore. Sonhe. Descubra” – Mark Twain
O blog do Maluco está passando por um rápido período de revisão para trazer novidades interessantes em seus conteúdos e formatos. Durante os próximos dias, reduziremos a quantidade de postagens semanais com o objetivo de focar nas melhorias que deverão ser percebidas gradualmente nos próximos dias.
Este post foi elaborado como um breve check-list do que um novo empreendedor precisa levar em conta para criar e manter uma empresa de sucesso, desde o início :
• Escreva um senhor Plano de Negócios :
• Os melhores planos de negócios do mundo são sucintos e resumidos, sem serem incompletos. Para fazer o seu plano de negócio considere responder as seguintes perguntas com ele :
• Qual é a finalidade da sua Empresa ? Como você define o que a sua empresa faz em uma frase matadora?
• Qual é o Problema que a sua empresa resolve? – Qual é a principal dor do seu cliente ou do cliente do seu cliente que a sua empresa se dispões a resolver? Como eles o resolvem sem a ajuda da sua empresa hoje?
• Qual é a Solução que a sua empresa oferece aos seus clientes para resolver o problema acima definido? Qual é a sua proposta de valor para tornar a vida do cliente melhor? Demonstre fisicamente como sua solução opera.
• Por que o seu produto e ou serviço é a solução ideal para seus clientes? Quais são as outras soluções alternativas?
• Qual é o tamanho do mercado onde sua empresa vai operar? Qual é o perfil dos clientes que você quer atender?
• Quais são os grandes lobos que vão arranhar a porta da sua empresa na tentativa de derrubá-la? Mostre uma lista dos seus concorrentes e das vantagens competitivas de cada um.
• Quais são as características dos seus produtos e ou serviços? Quais são as suas grandes vantagens competitivas?
• Qual é o Modelo de negócio que você desenhou para a sua empresa? – Modelo de receita – Preços – Modelo de Vendas e modelo de distribuição – Inclua uma Lista de clientes,…
• Quem faz parte da Equipe da sua empresa – Quem são seus Fundadores e gestores? Como está estruturado o seu conselho de administração?
• Quem são seus fornecedores? Como você pretende qualificá-los e homologá-los?
• Quais são os principais relatórios que vão demonstrar o lado operacional e financeiro da sua empresa? Quais são os principais indicadores de performance comparativos?
• Além do elaborar um senhor plano de negócios, procure endereçar de forma competente os tópicos abaixo :
• Tenha constância e clareza de propósitos. Resuma os negócios da empresa de tal forma que eles caibam na parte de trás do seu cartão de visita.
• Mire mercados grandes e de alto potencial e futuro. Isso te dá uma certa margem para os primeiros meses de tentativa e erro.
• Mire Clientes Ricos – Procure fazer negócio com pessoas que estão gastando muito dinheiro nos dias de hoje.
• Foque em duas coisas prioritariamente na sua empresa – Orientação obsessiva para o cliente e para a simplificação máxima.
• Pense de forma diferente – desafie o status quo e a sabedoria convencional. Crie novos caminhos, novas formas de chegar mais rápido aos seus clientes.
• Não permita que sua empresa comece com uma equipe que não seja a melhor logo de partida – como nas crianças, é a partir do nascimento que se forma o DNA da sua empresa.
• Diferencie-se em três frentes importantes : Rapidez/Agilidade, Simplicidade e Auto Confiança – seja imbatível nestes quesitos. Seja sempre mais rápido e melhor que seus concorrentes.
• Faça com que sua empresa seja a empresa mais pão dura do planeta desde o primeiro dia de funcionamento e não permita que este quadro mude ao longo dos tempos.
• Seja excelente na gestão de recursos – os melhores líderes e gerentes são especialistas na arte de administrar a escassez (pouco dinheiro, pouco tempo, pouca gente). A escassez extrema é a mãe da criatividade – ter fartura de recursos gera desperdícios, perda de foco e de dinheiro.
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