“Viva o presente intensamente e completamente, não deixe que o passado seja um incômodo e permita que o futuro seja um incentivo. Cada pessoa forja seu próprio destino. “
Frase de Carlos Slim – um dos homens mais ricos do mundo.
Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura “A Bola De Cristal” quadro de 1902 pintado por John William Waterhouse.
Para mim a bola de cristal é uma grande metáfora para nossa curiosidade pelo futuro – quem na vida não desejou ter um instrumento mágico que lhe permitisse saber com antecedência os próximos acontecimentos?
Como será o futuro?
Esta foi uma pergunta interessante que me fizeram e cuja resposta publico neste artigo:
No futuro, você vai adquirir novos aprendizados tomando pílulas do conhecimento.
Vai conviver com Robôs como se vivessem num verdadeiro filme de ficção científica – os Robôs invadirão os escritórios, as oficinas, as casas, as repartições públicas e além de montar seus carros, eles assumirão a sua direção de forma automática.
Os Robôs ocuparão os serviços de inteligência policial e farão o patrulhamento das ruas, ao melhor estilo Robocop.
No seu futuro não vai existir mais celular, smartphone, TV e computador – toda a inteligência eletrônica será embutida nas coisas – para acessar seus dados você só precisará tocar em qualquer parede, mesa ou objeto.
Você viverá cerca de 150 anos e aos 30 fará um mapeamento genético preventivo que te livrará de várias doenças que matavam as pessoas precocemente no passado.
No seu futuro as escolas e o ensino serão 100% online. Em poucos anos você poderá se formar na faculdade só assistindo excelentes vídeos online através do sucessor do Youtube.
Os bancos como você conhece e usa hoje serão totalmente virtuais e substituídos pelos substitutos dos aplicativos atuais e a moeda será 100% eletrônica.
No futuro, você irá ao cinema para assistir filmes 5D que integrarão imagem e som tridimensional – haverá cheiros e movimentos, e os cinemas não terão cadeiras – você passeará pelos cenários virtuais bem próximo aos personagens em forma de holograma.
Você será um ser 100% geolocalizado pelos amigos, pelas marcas e pela polícia.
Sua casa será inundada por drones e impressoras 5D.
Você não mais abastecerá seu carro com combustível, apenas precisará carregá-lo através de uma tomada ligada na parede do posto.
No futuro não existirão pessoas estranhas – todo estranho que você conhecer poderá ser reconhecido apenas por um clique nos seus óculos que projetarão numa mini tela dados e informações de suas redes sociais.
Ninguém precisará sair de casa para trabalhar – o trabalho será 100% virtual e integrado.
E finalmente você e sua família curtirão férias diferentes – farão uma viagem inesquecível para Marte, como quem hoje viaja de avião para o Japão.
Este foi o meu breve desafio mental de futurologia.
Para que você aumente o seu poder de previsão do seu futuro, sugiro que você faça duas coisas:
Estude mais história
(pois grande parte do futuro já está escrita no passado).
Pesquise bancos de dados de novas patentes
(pois o futuro está presente lá dentro).
Para finalizar este post, escolhi a música “Tempos Modernos” de Lulu Santos – seu título e sua letra falam do futuro :
Leave a Reply