“Aquele que ousa perder uma hora de seu tempo não sabe o valor da vida”
A Frase Inspiradora Do Dia – De Charles Darwin
Para ilustrar este post, escolhi a foto do Supermercado Gratuito da OzHarvest – ONG Australiana que criou uma ideia original e inteligente para ajudar as pessoas.
OS DOIS LADOS DA INOVAÇÃO – O DO DINHEIRO E O DA PRÁTICA DO BEM :
* Condé (Maluco:) )
Criatividade é a capacidade que o ser humano tem de criar algo novo e diferente do que existia antes.
Inovação é a capacidade que o ser humano tem de transformar sua criatividade em uma mina de ganhar dinheiro, diz a regra do mercado.
Transforme suas ideias criativas em máquinas de ganhar dinheiro e será considerada uma pessoa altamente inovadora.
Geralmente a criatividade surge de uma necessidade muito forte.
Abaixo compartilho duas histórias que demonstram de onde surge a inovação :
Um garoto britânico de 13 anos comprou um videogame pela internet e durante um mês passou noites em claro na expectativa de receber seu jogo pelo correio.
Um belo dia ele recebeu um telegrama exigindo que fosse até a agência dos correios (que ele tanto criticou durante os dias de espera) para retirar sua encomenda devolvida pelos carteiros depois de três tentativas de entrega com a casa vazia.
Ele protestou com os pais – nos dias em que os carteiros passaram por sua casa para entregar o jogo ele estava lá ou na garagem, ou no banho e ou no vizinho do lado. Ele só não ouviu a campainha tocar.
Então ele teve uma ideia genial e criativa – criou uma forma de conectar a campainha da sua casa ao seu celular e assim nunca mais perderia nenhuma encomenda.
O garoto foi altamente criativo e seu pai foi super inovador ao transformar a ideia do filho de ligar a campainha ao celular num produto que tem vendido muito.
Na outra história, uma empresária australiana conseguiu inovar em cima do conceito de inovação ligado ao retorno financeiro – ela abriu um supermercado gratuito, onde cada um pega o que quer.
Mais do que ganhar dinheiro, ela queria agir no combate ao desperdício de alimentos e criou o conceito do supermercado gratuito onde as pessoas pegam o que precisam e ou doam o que podem.
Neste supermercado gratuito tem de tudo. São produtos próximos da data de validade ou considerados com algum pequeno defeito sem efeito colateral cujo destino poderia ser eventualmente o lixo.
Ela os recolhe, os separa, os reaproveita e dá tudo de graça para pessoas que não podem pagar.
Veja um vídeo mostrando como funciona este supermercado gratuito, onde o lema é :
“O AMOR NÃO TEM DATA DE VALIDADE”
Clique aqui para ver esta ideia em prática através do link do site do supermercado.
Estas ideias criativas mostram que a inovação é uma moeda de dois lados :
O que faz os criadores ganharem dinheiro e
O que mostra que a Inovação não tem preço.
* Condé é palestrante, colunista em jornais sobre excelência em gestão de empresas e carreiras, escritor, empreendedor, mentor de empresas e carreiras, estudioso de tendências futuras, consultor e blogueiro fundador do blog do Maluco.
Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora um som de muito bom gosto que lapidei para inspirar ainda mais o seu dia e a sua vida agitada :
Ouça a talentosa cantora portuguesa Carminho em parceria com uma brasileira genial:
Carminho e Marisa Monte – Estrada do Sol
Leave a Reply