“A CORAGEM É O MEDO BEM ADMINISTRADO”
A felicidade tem quatro letras
Fonte : Texto de artigo publicado nos jornais brasileiros de 01 de agosto de 2017
Compartilhe Link:
http://hoje.vc/171hi
Mauro Condé*
D.O.S.E. são as quatro letras que uso para resumir como aumentar a felicidade. São as iniciais do quarteto de hormônios da felicidade – Dopamina, Oxitocina, Serotonina e Endorfina. Tanto a felicidade quanto a infelicidade são produtos químicos do nosso cérebro, gerados a partir de várias estruturas internas que as estimulam.
Sempre que experimentamos ou percebemos algo, nosso sistema límbico (a unidade responsável pelas nossas emoções e comportamentos sociais) faz uma rápida avaliação para decidir se algo vale ou não o despejo de um surto de produtos químicos felizes e saudáveis.
A pegadinha é que essa liberação não se dá de forma automática pelo nosso cérebro. Ela depende de nossa ajuda externa, através de sensações e experiências que vivemos e os caminhos neurais que elas formam. A Dra. Loretta Breuning explica bem isso em seus livros. Para aumentar a sua D.O.S.E. siga estas dicas simples:
– D opamina – É o hormônio da motivação e da recompensa – para aumentá-la transforme seus desafios de vida em pequenos objetivos e metas de curto prazo, desfrute o caminho enquanto os persegue e celebre muito quando conquistá-los.
– O xicitocina – é o hormônio do abraço, dos vínculos emocionais, importante para a construção da confiança. Para aumentar sua oxicitocina aumente suas ligações sociais saudáveis, reduza o isolamento e evite a exclusão social. Dê ou receba pequenos presentes inesperados. Abrace e beije mais as pessoas que você ama. Evite pessoas que te fazem se sentir mal.
– S erotonina – Libere sua mente da influência alheia negativa e aprenda a se valorizar e dar mais importância, isso fará as pessoas te respeitarem mais e te verem como líder – recupere e estimule mais as recordações dos seus momentos felizes. Pratique mais exercícios físicos.
– E ndorfina – É o hormônio da superação da dor física e emocional, considerada a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural que gera uma breve sensação de euforia desencadeada pela dor física. Quando você está correndo e sente que ultrapassa seus limites, é a endorfina que libera a milha extra para você continuar.
Para aumentar a endorfina, entre outras coisas, ria mais, assista comédias que te façam rir muito ou dramas que te façam chorar ou ouça músicas agradáveis – a endorfina mantém seu corpo ativo mesmo com dor para que você continue numa disputa. Desenvolva mais a sua resiliência, pois sem dor ninguém sobrevive.
(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco
Para encerrar esse post, escolhi uma música capaz de te emocionar, te inspirar e de te arrepiar :
Ouça a incrível interpretação da grande Elis Regina nesta música :
Leave a Reply