“Se nunca ninguém se arriscasse, Michelangelo teria pintado o piso da Capela Sistina.”
A frase inspiradora do dia – de Neil Simon
Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura :
” Enseada na Normandia ” pintada em 1909 por Georges Braque.
Perceba os detalhes desta foto :
O farol e os barcos em suas formas básicas que se assemelham a brinquedos e oferecem vários planos e facetas a partir de diferentes ângulos e pontos de vista.
Veja como o céu e o mar recebem o mesmo tratamento, o todo se confunde e por vezes não distinguimos uma coisa da outra.
Tudo se desintegra e se separa à medida que você olha de um para outro objeto, para só se reorganizar quando você se afasta um pouco e olha o quadro todo.
Uma pintura da ousadia em forma de arte.
OUSE AINDA MAIS NA VIDA!
Mauro Condé*
Viver vale a pena! Para se realizar na vida, não busque encontrar o dinheiro, busque encontrar a si mesmo. Você nunca ganhará um Prêmio Nobel por fazer tudo igual a todo mundo e nem por seguir regras e fazer o que te mandam fazer.
Você só ganhará um Prêmio Nobel se questionar o modo como as coisas são feitas e pensar por você mesmo ao invés de seguir os outros. Regra é aquilo que o artista quebra; o memorável nunca vem de uma fórmula.
Esta minha dica de carreira foi inspirada na história do Dr. Ivo Pitanguy – um mestre da cirurgia plástica que deixou um grande legado para a posteridade.
Buscando a si mesmo, ele descobriu que queria muito fazer medicina. Nascido em 1926, ingressou na Faculdade de Medicina da UFMG e formou-se pela UFRJ em 1946, prolongando seu aprendizado por mais dez anos, através de estágios e cursos realizados nos Estados Unidos e na Europa, já aliando a prática médica ao exercício do ensino.
Nos seus primeiros trabalhos, atendia, na ala de Queimados do Pronto-Socorro da Santa Casa, muitos pacientes que eram vítimas de acidentes e ou queimaduras terríveis.
Ao ver a fisionomia de alívio e alegria das pessoas diante do espelho após as cirurgias reparadoras dos danos, ele descobriu que não operava apenas os rostos das pessoas, ele operava a auto estima delas.
E foi ai que ele olhou para o próprio trabalho e teve um grande insight: Criar um novo tipo de cirurgia do mesmo tipo, só que para fins estéticos e criou a Cirurgia Plástica.
Eu sugiro que você faça o mesmo com seu trabalho – pare de seguir regras e descubra como fazê-lo de outro jeito, diferente e muito melhor do que ele era antes. Pare e pense no que você faz hoje no seu trabalho – observe o comportamento dos seus clientes – o uso que eles dão para seus produtos e serviços e imagine. O que na opinião deles é impossível fazer hoje, mas que se fosse feito melhoria a vida de todos e tornaria seus concorrentes irrelevantes?
Dê um toque de Ivo Pitanguy ao que faz – opere um verdadeiro milagre na sua vida e no seu trabalho. Inspire-se ainda mais, lendo o livro “Viver Vale A Pena” contando a história de sucesso do deste gênio da medicina.
Quebre as regras, afinal qual o sentido de você estar vivo neste planeta, se tudo o quer é seguir regras e fazer igual aos outros? Busque a si mesmo e encontre-se.
(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.
Para encerrar este post escolhi uma música suave, agradável, elegante e inteligente para inspirar ainda mais o seu dia, com um acompanhamento incrível de assobios :
Ouça – Trem de ferro – Renato Motha e Patricia Lobato
Leave a Reply