Cliente é irmão gêmeo do funcionário
Para ilustrar esse post, escolhi uma obra de arte, uma pintura genial de dois pintores brasileiros de renome mundial – Gustavo e Otávio Pandolfo, irmãos gêmeos, uma dupla talentosa e genial onde um usa a inspiração do outro para brilhar.
Texto publicado originalmente nos jornais brasileiros em 14/11/2017
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*Mauro Condé
Essa foi a conclusão que cheguei depois de anos analisando dados de pesquisas externas de satisfação realizadas com clientes e comparando-os com dados de pesquisas internas de clima organizacional realizadas com funcionários.
Apesar de serem duas pesquisas totalmente diferentes realizadas por setores e áreas diferentes, eu descobri uma coincidência incrível.
Os resultados de ambas são inacreditavelmente iguais em termos percentuais – quase idênticos.
As duas pesquisas medem a satisfação e a lealdade (média da soma dos índices de satisfação, intenção de continuar e de recomendar a empresa).
Cada uma com um questionário diferente com perguntas e focos em públicos diferentes.
Ao comparar uma série de resultados ao longo de vários anos, eu fiz o que não tinha visto ninguém fazer até então:
Aproximar os resultados das duas pesquisas e compará-los até deduzir que os Clientes são irmãos Gêmeos dos funcionários de uma empresa pelo fato de um sentir o efeito de estímulos e reações provocados no outro em várias situações do dia a dia da empresa.
Tanto numa pesquisa, quanto na outra, encontrei índices que medem a satisfação com os processos da empresa aos quais tanto clientes quanto funcionários são expostos diariamente.
Encontrei uma grande correlação entre os processos mais reclamados pelos dois públicos.
Os processos são os verdadeiros elos que ligam e vinculam os sentimentos tanto de um quanto do outro.
Para aumentar o índice geral de satisfação e lealdade de sua empresa foque em medir, analisar e melhorar os processos mais críticos apontados nas duas pesquisas.
Trate muito bem os seus clientes, mas trate melhor ainda seus funcionários, pois são eles os grandes responsáveis pelas experiências sentidas pelos seus clientes.
Se possível, permita que seus funcionários desfrutem dos produtos e serviços de forma gratuita, como faz um empresário do ramo hoteleiro que hospeda seus funcionários com os respectivos familiares em seu hotel algumas vezes durante o ano.
Além de lhes proporcionar descanso e lazer, ele faz com que seus funcionários experimentem os serviços e produtos que eles mesmos produzem, só que na pele de seus clientes.
O segredo para o sucesso do seu negócio é proporcionar experiências positivas e memoráveis que seduzam e encantem os clientes e os funcionários o tempo todo.
*Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco
Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora uma música que toca bem dentro do seu coração.
Ouça Angelina Jordan – I Put A Spell On You
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