Crime, fortes emoções e um segredo
Texto original – extraído da coluna semanal que publico nos jornais brasileiros – dia 21 de novembro de 2017
Link: http://hoje.vc/1cgl9
Mauro Condé *
Qual foi o melhor livro que você já leu até hoje? Qual era o seu título, o seu conteúdo e porque ele atraiu tanto o seu interesse?
Foi com uma imensa curiosidade para descobrir o que existe por trás dos livros mais vendidos da história que dois pesquisadores mergulharam profundamente no mar das estatísticas editoriais com a ideia de voltar à tona com o segredo dos livros mais vendidos.
Eles criaram uma metodologia científica baseada num algoritmo e acabaram descobrindo um padrão entre os livros de mais sucesso de todos os tempos.
Para fazer parte da lista dos mais vendidos um livro precisa ter:
-Um Tópico atraente. Os pesquisadores revelaram que o Tópico de um livro é o atributo mais valorizado pelos leitores, mais até do que a sua categoria ou gênero (que as editoras usam para classificar uma obra como ficção, romance, auto-ajuda,…).
-Crime está entre os tópicos preferidos de quem lê ou compra um livro. Já o tópico sexo, ao contrário do que se pensa não ajuda a vender livro.
– Quanto mais o texto de um livro faz referência ao tópico Crime, maior é a sua chance de sucesso.
-Depois do tópico atraente, o uso da emoção em uma história é o que mais contribui para o sucesso da venda de um livro.
Os livros que mais vendem no mundo falam sobre crimes em histórias envolventes e carregadas de emoção, como se fossem uma montanha russa cheia de altos e baixos que se alternam entre desejo e tensão.
Quanto mais os leitores se identificam com as emoções vividas pelos personagens, mais sucesso o livro faz.
Um exemplo de livro mais vendido que fala sobre crime onde o protagonista vive numa sucessão de montanhas russas emocionais é o Código Da Vinci.
O estilo e a linguagem também contam muitos pontos para aumentar a vendagem de um livro – quanto mais simples, com frases curtas, limpas e com poucos adjetivos e advérbios, mais sucesso o livro faz.
Outra descoberta incrível dos pesquisadores é que as escritoras femininas tendem a lotar mais as prateleiras de livros mais vendidos que autores masculinos.
A pesquisa revela que as mulheres se comunicam muito melhor do que os homens na linguagem escrita e descrevem como ninguém as emoções vividas por personagens fortes.
Para saber mais sobre o tema, leia – O Segredo do Best-Seller de Jordie Archer e Matthew Jockers.
*Mauro Condé (Maluco:)) é palestrante, consultor e fundador do blog do maluco
Para encerrar este post escolhi uma música motivadora para inspirar ainda mais o seu dia:
Ouça : The Wallflowers – Three Marlenas
Leave a Reply