“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, o mundo não saberá apreciar o belo, nem muito menos a essência que vai no coração das pessoas”
Adaptação de uma famosa frase de Nelson Mandela
Minha indicação de filme de hoje vai para :
-
CORRA ! “GET OUT”
-
Estados Unidos – 2018
-
Drama-comédia-suspense-terror
-
Diretor – Jordan Peele
-
Atores – Daniel Kaluuya e Allisson Willians
-
Filme indicado a 4 Oscars e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original
Resumo da história do filme :
Um jovem afro-americano faz uma visita, à família de sua namorada branca, durante o fim de semana. Lá ele sente uma recepção calorosa se transformar numa aventura chocante.
Resumo do filme inspirado em cenas do seu trailer :
Um jovem negro, bonito e inteligente com olhos muito arregalados e cara de assustado e arranhando o sofá – aparece no poster do filme
De repente, ouve-se uma batida na porta.
Rose, uma moça branca entra e abraça e beija seu namorado Chris apaixonadamente.
Logo depois ela se deita no sofá e brincando com o cachorrinho do casal, pergunta para seu namorado:
-Pegou sua escova de dente, pegou seu desodorante?
Sim, responde o namorado.
-Pegou os agasalhos?
Sim, responde novamente o namorado olhando fixamente para a moça sentada no sofá.
Ela desconfia daquele olhar e pergunta :
-O que foi?
Ele responde :
Você falou para os seus pais que eu sou negro?
– Eles deveriam saber?
Talvez seja uma boa, sabe…
-Mãe, Pai, meu novo namorado virá comigo nesse final de semana.
-Só não fiquem chocados por ele ser negro…
Os dois riem muito, se beijam e depois aparecem no carro, com ela dirigindo na direção da casa dos pais.
O primo do namorado fica intrigado sobre o quão apaixonado e abobado o outro parece do outro lado da linha do telefone celular.
No carro, eles aparecem se encarando apaixonadamente com o carro em movimento, até que… um acidente acontece…
Apesar de ser a moça a motorista, o guarda de trânsito chamado para fazer a perícia do acidente pede para ver a carteira de identidade do rapaz e a moça protesta dizendo que tal atitude não é legal.
O acidente e o constrangimento com o guarda de trânsito se revelam um prenúncio de que coisas ruins esperam pelo namorado negro apaixonado lá na casa dos pais da noiva branca.
Chegando ao destino, o namorado é recebido entusiasticamente pelo pai e pela mãe da moça, com dois abraços surpreendentes, num gesto muito amigável e hospitaleiro.
O pai pergunta sobre a quanto tempo está rolando o lance do namoro e o casal, um pouco nervoso se confunde dando duas datas com alguns dias de diferença.
Ao conhecer a mansão da família, o rapaz estranha uma coisa – todos os empregados são negros e todos os empregados parecem seres unidimensionais, como se fosse zumbis ambulantes.
Até aí, nada de mais, e para tirar a cisma o rapaz tenta se aproximar dos empregados e fazer amizade com eles.
Sem conseguir largar o vício do cigarro, o rapaz desce para o lado de fora casa, à noite, quando todos estão dormindo para fumar um pouquinho e nesse momento leva alguns sustos engraçados.
A mãe da moça, psicóloga e terapeuta, sabendo da dificuldade do rapaz com o fumo, se oferece para hipnotizá-lo e ajudá-lo a largar o vício – em princípio ele resiste.
Mas uma hora os dois se encontram sozinhos conversando na sala de terapia da médica e coisas estranhas parecem prestes a acontecer lá dentro.
Ela mexe o chá na xícara com uma colher que faz um barulho característico.
Na manhã seguinte, o casal é surpreendido com uma festa gigante promovida pela família, onde todos os parentes do pai e da mãe da moça são convidados e chegam em seus carrões luxuosos.
Antes de descer, o rapaz fala com o primo pelo telefone que o alerta sobre algum tipo de perigo na região do endereço onde ele se encontra.
Intrigado, ele desce e de braços dados com a namorada, sai cumprimentando a todos os parentes dela, quando recebe de todos elogios por ser negro e comparações com negros bem sucedidos, como Tiger Woods e Barack Obama, que todos dizem amar de paixão.
Apenas um dos convidados na festa não é branco e é o único negro que não é empregado da mansão. Ele é casado com uma mulher branca muito mais velha. Ele está com um terno old fashion e um chapéu panamá chamativo.
Chris estranha o jeito de cumprimentar do convidado e como fotografo que é, esbarra acidentalmente no flash de sua máquina e o flash provoca um efeito inesperado no único negro que aparece como convidado na festa e o negro se dirige loucamente para ele dizendo : Corra, Corra, Corra o máximo que você puder, você corre perigo aqui…
Assustado Chris chama Rose que está no meio da escada, mexendo em sua bolsa tentando encontrar algumas chaves e de repente ela olha e… (não contarei o resto para não estragar seu prazer de ver o filme)
A partir daí cenas diferentes acontecem – todas elas engraçadas, hilárias, horripilantes e sérias embrulhadas num pacote que mistura comédia com drama, com suspense e com terror.
O filme esquenta ganha velocidade, tensão e emoção, inclusive com algumas cenas de violência que não chegam a assustar quando colocadas em perspectiva pelo contexto da história.
Um filme inteligente que aborda o tema do racismo numa crítica social inteligente e bem humorada.
O filme é um reforço ao fato concreto de que o racismo e o pré-conceito não fazem sentido algum, por nenhum dos ângulos em que é analisado.
Todas as pessoas são dignas de respeito e consideração, independente de sua cor, raça, crença ou gênero.
Para sua pré-avaliação, indico as notas das avaliações desse filme nos principais sites de cinema do mundo :
-
7,7 – na opinião de mais de 276.000 pessoas no site IMDB
-
8,3 – na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
-
8,4 – na opinião do público no site Rotten Tomatoes
-
8,4 – na opinião geral do público e da crítica no site Metacritc
-
7,5 – em minha opinião geral
-
8,1 – na média geral das notas acima
Veja o trailer – veja o filme :
Ouça a trilha sonora do filme (trechos ou na íntegra) :
Leave a Reply