A minha maior causa na vida e o meu maior propósito com o Blog Do Maluco é contribuir para que você, leitor(a) se sinta uma pessoa ainda melhor do que já é. Quero muito contribuir para aumentar o seu valor pessoal e profissional. Quero muito contribuir para que você possa desenvolver o seu potencial ao máximo, publicando durante a semana posts de conteúdo inteligente e relevante sobre como atingir a excelência na gestão da vida, da carreira e das empresas. Nossos inimigos em comum são o stress, o tédio, a monotonia, a rotina e falta de tempo do dia a dia. Para combatê-los procuro publicar nos fins de semana, dicas que te inspirem a cuidar ainda mais da sua saúde física e mental. Você uma pessoa cada vez melhor é a grande causa pela qual trabalho na vida.
Minha dica de cultura – de cinema de hoje vai para o filme : A ILHA DOS CACHORROS
Minha análise filosófica desse excelente filme
(animação do fantástico diretor Wes Anderson):
Esse é um filme onde o competentíssimo diretor de cinema, Wes Anderson (o grande sucessor de Woody Allen, com sua estética própria em minha modesta opinião de cinéfilo amador) cria uma animação em forma de sátira com fundo filosófico.
Um filme muito bem desenhado ou um desenho muito bem filmado, onde eu percebi uma inversão de papéis :
Num mundo cão literalmente, o homem age como melhor amigo do cão (nessa ordem) e tenta tirá-lo das mãos de políticos corruptos e ladrões que vivem de enganar a população com demagogia e farta propaganda enganosa o tempo todo.
Um local onde os políticos mal intencionados vendem dificuldades para aparecerem como salvadores da pátria, mesmo às custas de outras raças.
Um filme que inteligentemente critica a tirania de políticos incompetentes, megalomaníacos e egoístas, a situação dos imigrantes exilados em condições de sobrevivência para lá de precárias, excluídos e vivendo à margem da sociedade.
Critica a poluição, a degradação do meio ambiente, o surto de doenças e epidemias causadas por falta de programas de saúde de alto nível.
Uma excelente fábula, leve, triste e muito engraçada ao mesmo tempo, que aborda valores e princípios que regem a sociedade, a ética, a integridade, a amizade, a gentileza do ser humano para com o ser humano e do ser humano para com os animais e tolerância e aceitação do diferente.
Muito legal. Vale a pena!
Sinopse do filme:
Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos que mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi.
O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo.
Mas o pequeno Atari não aceita se separar do seu cachorro Spots.
Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura e parte em busca de seu fiel amigo.
A aventura vai transformar completamente a vida da cidade.
RESUMO DA HISTÓRIA DO FILME,
IDEALIZADO A PARTIR DO SEU TRAILER :
O filme começa mostrando o arquipélago japonês no futuro, daqui 20 anos. Uma voz de fundo narra o que vemos na tela.
Um cachorrinho doce e simpático é visto preso dentro de uma espécie de jaula enquanto o narrador diz que a saturação canina atingiu proporções epidêmicas, por causa de um surto de gripe canina que atingiu o local, a rica Megasaki.
Japoneses assustados e boquiabertos assistem mensagens em telões transmitidas pelo prefeito Kobayashi emitindo alarmantes comunicados de emergência.
Ele emite ordens expressas para extradição dos pobres cães para uma ilha vizinha, mais conhecida como a Ilha do Lixo.
O prefeito decreta quarentena – sob imagens e sons de tambores, a população se agita desesperada.
A Ilha do Lixo vira uma colônia para os animais, agora imigrantes exilados, que são atirados aos montes por teleféricos cujos pisos se abrem para facilitar a expulsão dos cachorros em pleno ar.
Os cachorros circulam pela ilha cabisbaixos, desanimados e catando o lixo nojento do local.
Um deles acaba não suportando tanta porcaria e maus tratos.
Os outros se entristecem e um cão de pelo preto surge como líder animando seus companheiros e instigando-os a não agirem como cães adestrados, mas sim como cachorros tipo alfa, rebeldes.
E grita chamando cada um deles pelo nome e pelo apelido em voz alta, como se fossem um exército de bravos lutadores.
“Somos uma matilha indestrutível e assustadora de cães alfa” grita ele em tom de ordem de comando.
No arquipélago, um jovem garoto de 12 anos, sobrinho adotado do prefeito, sente falta de Spots, seu cão de estimação e resolve lutar contra as ordens tirânicas do seu tio, o político ladrão e corrupto que tenta enganar a sociedade, fazendo verdadeira lavagem cerebral através do uso de fake news.
O menino se chama Atari e heroicamente sequestra um pequenino avião XJ750 júnior com turbopropulsor e voa até a ilha à procura do seu melhor amigo.
Lá chegando, pousa de forma desajeitada, onde encontra cinco outros cães desnutridos que se juntam a ele na tarefa da busca por Spots.
Percorrem a ilha toda, incansavelmente perguntando para todos os cães que por lá perambulam se algum deles sabe do paradeiro de Spots.
Até que um dos cães, reconhecendo o amigo de Atari pela foto, denuncia que ele está preso, vivendo como um prisioneiro numa espécie de campo de concentração.
Em Megasaki, homens engravatados aparecem com semblante sério tramando alguma coisa.
Atari cria fortes vínculos de amizade com os outros cães perdidos pela ilha e todos se juntam na procura por Spots, dia e noite.
Porém, uma noite, Atari acaba capturado pela tropa de choque do local e começa uma verdadeira guerra pela sobrevivência e por justiça.
Atari e os cachorros são vistos saltando de cima de um teleférico bem em cima do pântano onde os cães são abandonados.
Assim a aventura começa a se desenrolar.
Para sua pré-avaliação, indico abaixo a nota obtida por esse filme nos melhores sites sobre cinema do mundo :
8,0na opinião de mais de 61.000 pessoas no site IMDB
8,0na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
8,4na opinião do público no site Rotten Tomatoes
8,2na opinião da crítica no site Metacritc
8,0na opinião do público no site Metacritc
7,5em minha opinião pessoal
8,0na média das notas acimas
Veja o trailer do filme
Deixe uma resposta