Minha dica de Cultura – Dica de Cinema de Hoje vai para o filme:
A Odisseia dos Tontos:
Adaptação do livro de Eduardo Sacheri, “La Noche de la Usina “
Em uma cidade distante na província de Buenos Aires, durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial.
Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça.
Poster do filme:
Um quase famoso ex-jogador de futebol argentino é o protagonista desse filme delicioso.
Nas primeiras imagens ele aparece conceituando a palavra “Tonto”, segundo o dicionário:
“Tontos (Giles em espanhol) são pessoas de raciocínio lento , a quem falta esperteza e astúcia.”
Ele afirma que todo trabalhador honesto, que trabalha sério, segue as normas e a lei e quase se mata para fazer certo as coisas se encaixa perfeitamente nesse conceito de tonto.
As cenas mostram uma reunião dos chamados “tontos” argentinos debaixo de um forte aguaceiro, todos de capa de chuva com capuz olhando fixamente para o céu, a chuva e os relâmpagos que clareiam a noite sem estrelas..
Algo de incrível está para acontecer para esse trabalhadores honestos e humildes.
Eles esperam pela vingança contra todos os abusos que sofreram durante toda a vida.
Tudo porque um dia, eles acordam e se dão conta de que estão sendo enganados pelo governo, pelo gerente do banco, por um empresário mal intencionado e como se tivessem acabado de tomar um tapa na cara, eles reagem com um grito em coro : ” B A S T A “
E o filme mostra as reviravoltas que eles produzem em suas comunidades com suas atitudes corajosas.
Ano de 2001 e os argentinos de uma pequena localidade onde o mais ilustre morador é um ex-jogador de futebol, super famoso em sua cidade e quase desconhecido do resto do país.
O ex-jogador lidera um grupo de moradores para juntos arrecadarem quase 200 mil dólares para comprar e reformar uma velha fábrica do local, gerando emprego para grande parte da população,
Sem outra alternativa, eles raspam até o último centavo de suas economias e fazem uma vaquinha para entrar no empreendimento proposto.
Todos se engajam na cidade, do mais simples operário até a empresária mais rica do local e acabam reunindo a inacreditável quantia de mais de 158 mil dólares, dinheiro que juntam e levam para depósito no banco, na espera de qual gesto os ajude a conseguir a quantia faltante como empréstimo parcial para erguer o empreendimento.
Só que fatos coincidentemente negativos atrapalham seus planos e o ex-jogador de salvador da pátria acaba sendo envolvido involuntariamente num plano que culmina com o sequestro do dinheiro de todos os argentinos, na época de um plano econômico chamado Corralito (que em espanhol significa cercadinho) e que foi estabelecido, na Argentina, para evitar e interromper a retirada de depósitos em contas bancárias (aos moldes do sequestro do dinheiro do povo durante o governo Collor no Brasil)).
Tal acontecimento provoca revolta do povo e o pequeno grupo de “tontos” honestos resolve fazer uma revolução para conseguir vingança e justiça com as próprias mãos.
Esse é um filme incrível, que nos tira de dentro das nossas mentes e nos transporta para dentro da tela do cinema, como espectadores privilegiados de uma história bem bolada, bem escrita e bem encenada.
Esse filme concorre com justiça ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, pela Argentina e já tem pelo menos o meu voto.
Eu o recomendo com força para você, como uma receita para você ter um fim de semana melhor em família e para recarregar suas baterias descarregadas por uma semana cheia de compromissos extenuantes.
Para sua pré-avaliação, indico as notas recebidas por esse filme em avaliações feitas pelo público e pela crítica nos melhores sites sobre cinema do mundo:
- 7,8 na opinião de quase 1300 pessoas no site IMDB
- 10,0 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 9,0 em minha opinião pessoal
- 8,9 na média das notas acima
Veja o trailer do filme::
Deixe uma resposta