Novidades

Dica de filme muito bom para ver nos cinemas, nesse final de ano: Brooklyn – sem pai nem mãe (filme 7,6) – uma aula de cinema que pode te ajudar a reduzir aqueles leves momentos de tensão, monotonia, tédio e rotina do dia a dia:

Minha dica de Cultura – Dica de filme para ver nos Cinemas vai para :

Brooklyn – sem pai nem mãe

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

SINOPSE
Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe acompanha Lionel Essrog (Norton), um detetive particular solitário que convive com a síndrome de Tourette, conforme tenta solucionar o assassinato de seu mentor e único amigo, Frank Minna (Bruce Willis). Munido somente de algumas pistas e a força de sua mente obsessiva, Lionel desvenda segredos guardados a sete chaves que colocam o destino da cidade inteira em cheque. Em um mistério que o leva desde clubes de jazz no Harlem até os cortiços sombrios do Brooklyn e às suntuosas propriedades dos figurões mais influentes de Nova York, Lionel tem que lidar com capangas, corrupção e o homem mais perigoso da cidade para honrar seu amigo e salvar a mulher que pode ser sua própria salvação.

ELENCO
Edward Norton, Bruce Willis, Gugu Mbatha-Raw, Leslie Mann, Willem Dafoe, Ethan Suplee, Alec Baldwin, Michael Kenneth Williams, Bobby Cannavale

Fecham-se as cortinas, apagam-se as luzes e na grande tela do cinema aparece o talentoso Edward Norton, de boné e blusa de frio, no papel do perturbado Lionel, olhando desconfiado pelo vidro transparente da cabine telefônica, enquanto tenta ouvir com todo cuidado o que se passa do outro lado da linha telefônica.

Depois ouvimos a voz dele, narrando, para um parceiro de trabalho que está ao volante de um carro, que tem um problema na cabeça e que essa deveria ser a primeira coisa que o novo colega deveria saber a respeito dele.

De repente, ele começa a gritar que tem um monte de fios soltos dentro da cabeça, enquanto desfia quase que por completo um grosso suéter que está usando para se proteger do frio.

Ele tem toc, tiques nervosos e se contorce todo quando fica nervoso enquanto repete várias vezes as mesmas palavras.

Segundo ele, as pessoas o consideram um circo de aberrações.

Ele tenta dar uma má notícia para uma mulher loira de boina preta, mas acaba se atrapalhando de tanto que toca no ombro direito dela, enquanto gagueja e tenta falar.

Ele se desculpa e alega que dentro da cabeça dele, a bagunça é ainda muito maior.

Ele diz que sua cabeça fica revirando coisas sem parar e juntando e separando e reagrupando palavras, sons e números em diversas combinações diferentes.

Todas essas informações só saem de dentro da sua cabeça quando ele tenta brincar com elas, como se fosse um jogo de adivinhação.

Num bar, ele tenta acender o cigarro para uma mulher sensual, mas assim que risca o fósforo, seu tique nervoso faz com que ele sopre a chama, evitando que o cigarro se acenda e fazendo com que a mulher vá embora.

Ele diz que era um completo atrapalhado até encontrar o maior amigo de sua vida, o detetive particular Frank, para quem começou a trabalhar.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Frank o fez se sentir alguém e o fez encontrar o seu lugar na vida.

Ele deve muita obrigação para o amigo Frank, pois foi Frank que o ensinou a lidar com seus problemas e a usar a sua cabeça de forma produtiva e positiva e a transformá-la na sua maior força.

Ele aparece dentro daquela cabine telefônica que citamos no início do post, com olhar tenso e ouvidos atentos no que poderia estar acontecendo com seu amigo e mentor Frank, do outro lado da linha.

Frank está dentro de um prédio, numa sala meio escura, rodeado de homens armados e perigosos e Lionel pressente o cheiro do perigo.

Minutos depois, ele vê os homens perigosos levando seu amigo Frank e tenta segui-los, até perdê-los durante a travessia de um pedágio.

Quando ele e o motorista do carro, finalmente, descobrem o paradeiro de Frank, ele vê pela janela do carro, os homens ruins atirarem no seu mentor pelas costas.

Lionel, desesperado, tenta levar Frank para o hospital, mas não consegue salvá-lo.

Apenas escuta seu amigo balbuciar algumas palavras codificadas que podem representar a solução do segredo que estavam investigando.

A tristeza toma conta de Lionel, que promete para Deus e o Diabo que não descansará enquanto não der continuidade à investigação e descobrir o motivo e os autores do assassinato do seu maior amigo.

Lionel se desentende com a equipe que sobrou do escritório de investigação.

Ele quer puxar com força o caso e o seu novo chefe tenta convencê-lo a esquecer aquela história,um comportamento considerado estranho.

Lionel aparece dirigindo seu carro de duas cores e avista uma mulher negra trajando um sobretudo azul e atravessando a rua.

É Ela! Afirma Lionel, gritando ter encontrado a mulher que pode representar a solução do enigma da investigação e o caminho para descobrir os motivos da morte de Frank.

Ele a segue e ambos acabam se envolvendo na continuação do caso em que Frank havia se metido antes de morrer.

Por causa disso, ele é perseguido, agredido e ameaçado de morte.

A chave do mistério parece estar escondida por trás da máscara de Moses Randolph, um destemido funcionário público de alta patente que parece chefiar um perigoso esquema de manipulação de influências e corrupção, em nome de ataque aos pobres e aos negros da década de 50 nos Estados Unidos.

Um homem barbudo aparece na vida de Lionel e para ter acesso aos segredos dele, Lionel se disfarça de repórter de conceituados jornais.

O barbudo parece ter uma relação escondida com o político corrupto, porém pelo lado conflituoso e não colaborativo da relação.

Lionel capta essa pista e tenta encaixar as peças do quebra-cabeça.

Lionel e Moses aparecem conversando, em tom de ameaças mútuas, dentro de uma enorme piscina privada e aquecida.

A mulher com a qual Lionel se envolve, vê seu pai ser morto pelas forças do mal, e Lionel tenta proteger a vida dela.

A investigação ganha contornos dramáticos de terror, suspense e mistério e tudo o que acontece depois, é mais do que um bom motivo para você não perder esse filmaço.

Os trechos mais impecáveis do filme estão contidos nas longas e belas cenas de shows de jazz, dentro de um clube, que serve de cenário para o desenrolar da trama.

Para sua pré-avaliação, veja as notas atribuídas pelas milhares de pessoas que assistiram a esse incrível filme:

  • 7,1 na opinião de quase 8.000 pessoas no site IMDB
  • 6,2 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
  • 8,0 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
  • 9,0 em minha opinião pessoal
    • 7,6 na média das notas acima

Veja o trailer do filme.

Ouça a linda e excelente trilha sonora desse filme:

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*