Novidades

Roube como um artista…é a mensagem do artigo que publiquei nos jornais do último sábado.: Termino o artigo com um exemplo de um sucesso musical de um brasileiro que viralizou mundialmente nos anos 70 até descobrirem que a famosa música era cópia de uma canção desconhecida dos anos 50. Veja a incrível semelhança entre elas, só aqui – em 1 minuto e meio:

“ROUBE” PARA O MUNDO MELHORAR

*Mauro Condé

“Comece roubando o que você ama. Copie, copie, copie e copie muito. Ao final de muitas cópias, você encontrará a si mesmo” Yohji Yamamoto

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Criatividade.

Eles me levaram para Austin, Texas, Estados Unidos, onde fui recebido pelo escritor Austin Kleon, autor do sucesso “Roube Como Um Artista” a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Roube o máximo que você puder, da forma mais íntegra, honesta e ética possível.Roube para o mundo melhorar.

Desenhe uma espécie de árvore genealógica nomeando as pessoas mais inteligentes e geniais que mais te influenciam na vida, vivas ou mortas, famosas ou anônimas.

Depois pesquise sobre elas e descubra as pessoas mais geniais e inteligentes que influenciaram cada uma delas e continue fazendo isso até cerca de cinco gerações atrás.

Você descobrirá desse levantamento uma coisa incrivelmente fantástica:

Nenhuma das pessoas que você mais admira foi totalmente original do zero, todas as suas melhores ideias partiram de cópias das melhores ideias de outros gênios.

Portanto, roube e copie sem pudor o máximo de ideias que você puder.

Depois, agrupe-as e espalhe-as sobre a sua mesa, misture-as com suas próprias ideias e pensamentos e transforme-as em algo totalmente novo.
Em seguida, mostre suas novas ideias para o mundo, para que possam roubá-las e copiá-las de você, para o mundo melhorar.

O melhor exemplo de roubo criativo que conheço é a música “Feelings” balada romântica que fez muito sucesso no Brasil e depois estourou pelo mundo nos anos 70.

Seu autor, Morris Albert (um brasileiro cujo verdadeiro nome é Maurício Alberto), ficou milionário com tanto sucesso, quase 200 milhões de discos vendidos em toda a carreira.

  • Só que na década de 80 ele foi condenado pela justiça americana a pagar uma indenização altíssima por direitos autorais devidos.

Morris Albert foi condenado por ter feito uma cópia (plágio) rasgada de uma canção francesa desconhecida chamada “Pour Toi”, composta por Lolou Gasté em 1957.

Lolou Gasté compôs uma obra prima que estava fadada ao fracasso e poderia não ter recebido um centavo, não fosse o roubo criativo de Morris Albert, um fenômeno de contaminação viral numa era em que não existia a internet.

Assim se rouba (metaforicamente) como um artista, é lógico. Sempre dê crédito às fontes orignais de sua criação e nunca cometa crimes.

Roube como um artista, para o mundo melhorar.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.

Para ilustrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte;

1-VISUAL:

Aprecie a obra de arte – pintura à óleo:

Moinho ao Sol – óleo sobre tela do artista holandês Piet Mondrian – 1908.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Entre 1908 e 1910 , Mondrian passou pela sua fase mais luminista.

Esta pintura de um moinho, tema muito querido por Mondrian, revela um certo divisionismo ao “destruir” o aspecto mais natural do edifício – apresentando, apenas, pontos de cor intensa.

2-LITERÁRIA – LEIO O LIVRO: Roube como um Artista:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

3-Ouça a música “Feelings” – sucesso mundial que tornou o brasileiro Morris Albert num milionário, depois de vender mais de 200 milhões de cópias pelo mundo:

4-Ouça a música “Pour Toi”, composta por Lolou Gasté nos anos 50. Compare as duas músicas e espante-se com a incrível semelhança:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3588 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*