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Como se tornar o lobo das vendas – vender qualquer coisa (produto, serviço, ideia, argumento,…) é algo muito difícil – veja uma técnica para derreter objeções inesperadas dos seus potenciais compradores:

Naquela noite cinco amigos discutiam no restaurante sobre a ideia de empreender algo juntos.

Um deles, o com perfil de líder, pergunta para os outros :

-Vocês querem fazer alguma grana?

Cada amigo responde de forma diferente e o oriental da turma se gaba dizendo :

-Se eu quero fazer dinheiro ? Claro que quero e claro que posso – pois consigo vender qualquer coisa.

Sou capaz de vender qualquer coisa até para quem não precisa do que eu esteja vendendo. E dá um exemplo bizarro.

O líder gosta da resposta e emenda :

-É isso ! Você está certo ! Essa é a atitude !

Então ele provoca o oriental, pedindo para o mesmo uma demonstração do seu poder de persuasão, convencimento e de venda.

Ele tira de dentro do bolso de seu paletó, uma caneta e entregando-a para o amigo faz o seguinte pedido :

-Já que você é o senhor vendedor que vende qualquer coisa, me venda essa caneta !

O oriental o olha com os olhos arregalados, quase engasga de susto pelo pedido inesperado e sem saber o que fazer pede um tempo para terminar de comer seu sanduíche primeiro, numa clara tentativa de ganhar tempo para pensar.

Então o líder se vira para outro colega da mesa e faz o mesmo pedido :

-Brad, meu garoto, me venda essa caneta – mostre para todos aqui que você é o cara e que sabe como é que se faz para realizar uma venda em cima da hora e a partir do nada.

Surpreendendo a todos ali presentes, Brad calmamente aceita o desafio, pega a caneta das mãos do líder que o desafiou e  devolve o desafio com um outro pedido :

-Por favor, escreva o seu nome e o seu endereço no seu guardanapo aí para mim.

O líder abre um sorriso e responde :

-Infelizmente, não posso, pois eu não tenho uma caneta agora !

Brad, todo sorridente, diz em voz alta :

-É isso aí pessoal – demanda e abastecimento.

Então o líder se levanta enquanto todos aplaudem a rapidez de raciocínio do Brad e faz um discurso inflamado :

-É exatamente isso Brad, demanda e abastecimento.

Você me pegou criando uma necessidade urgente – para escrever o nome no guardanapo eu precisava da caneta e não tinha nenhuma no momento.

Para conseguir a venda é preciso criar algo que seu cliente precise!

Vocês me entenderam?


A história acima eu retirei de um trecho do filme “O Lobo de Wall Street” onde o personagem interpretado por Leonardo Dicaprio,  motiva e ensina, um grupo de amigos  inexperientes a arte de vender.

No filme, eles conseguem fazer com que sua equipe se transforme em um dos mais brilhantes e lucrativos times de vendas dos Estados Unidos.

Baseado em fatos reais.


Quando você for vender alguma coisa não foque nas características do seu produto ou serviço (pois características só aumentam a percepção de que o produto é caro (mesmo que o cliente não tenha perguntado o preço ainda).

Foque nos benefícios – naquilo que o cliente ganha com a sua solução para resolver o problema dele !

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL – Aprecie o quadro – a pintura :

Figura Sentada – obra do pintor Conrad Marca-Relli – de 1953

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Eu adoro apreciar essa pintura “Figura Sentada”, feita pelo pintor Marca-Relli.

Esse artista dominava a arte de produzir figuras únicas usando camadas de colagem na tela, sempre explorando uma forma abstrata usando “a arquitetura da figura humana”, como ponto de partida para as nuances entre luz e sombra, e espaço positivo e negativo.

2-LITERÁRIA -Leia o livro que é uma das melhores referências atuais na arte de Vendas e Marketing, cujas técnicas eu procuro aplicar no meu processo de aprimoramento da arte de vender mais e melhor:

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3-MUSICAL – Ouça a música do grupo Tora:

Eu adoro ouvir o ritmo lento e progressivo de suas batidas eletrônicas, com toques suaves de jazz, misturado ao melhor da black music.

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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