*Mauro Condé
O budismo tem uma coisa assim: dos quatro sofrimentos da vida ninguém escapa: nascimento, doença, velhice e morte.
Escapar ninguém escapa, mas quando as causas de muitas doenças e de muitas mortes são passíveis de prevenção, o pior pode ser evitado.
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre qualidade de vida e saúde.
Eles me levaram para os Massachusetts (EUA), onde fui recebido pelo Dr. Mark Hyman, médico de prestígio internacional na área de ultrametabolismo.
Fui logo pedindo a ele:
_ Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
O envelhecimento está ligado a um processo de degeneração celular causado pela oxidação e ferrugem de nossas células.
A boa notícia que ele me deu é que podemos vencer essa batalha interna, reduzir doenças, retardar o envelhecimento e evitar o ganho de peso em excesso.
Para entender o mal que causa essa oxidação pense na ferrugem dos carros ou no escurecimento que ocorre nas maçãs, logo depois que são cortadas.
Processo análogo ocorre com nosso corpo quando ele enferruja e oxida, pois a oxidação não existe apenas no mundo visível e externo.
Uma das coisas que mais causam essa ferrugem e a oxidação do organismo é o consumo em excesso de comida.“Veneno mata ou não, depende da dose”
Livre-se dos alimentos processados e refinados, pobres em nutrientes e ricos em calorias que causam radicais livres, envelhecimento precoce e doenças crônicas.
Também evite o estresse, o fumo, o álcool e o sedentarismo para neutralizar a agressão que a oxidação e a ferrugem provocam aos tecidos e às células.
Uma outra medida inteligente para combater o processo de oxidação é o consumo dos famosos “antioxidantes”, obtidos tanto pela alimentação saudável quanto pelos bons hábitos de vida e saúde.
Outro grande benefício da redução da oxidação é que ela reduz também a inflamação, que é ao mesmo tempo causa e origem da oxidação maléfica ao organismo.
Reduzir a oxidação reduz a inflamação do organismo e vice-versa.
Além disso, use a estratégia S.AB.E.R :
- Troque a gordura do mal ((a gordura trans, saturada e hidrogenada pelo consumo de gordura do bem – a gordura insaturada (azeite de oliva extra-virgem, abacate, castanha, nozes,peixe,…)))
- Substitua o carboidrato do mal (a comida branca – arroz branco, pão francês, farinha de trigo, massas, açúcar) pelo carboidrato do bem (arroz integral, pão integral, farinha de trigo integral, massas integrais,…)
- Quando recomendado pelo seu médico, substitua a proteína de 4 pernas (boi e porco) pela proteína de 2 ou 0 pernas – (frango ou peixe)
- Cuide muito bem do seu corpo, afinal é dentro dele que você mora a vida toda.
- Faça no mínimo meia hora de caminhada ou corrida por dia, faça musculação e alongamento
- Faça relaxamento físico (faça atividades que te agradam e te dão prazer) e relaxamento mental (faça yoga, pratique a respiração profunda.
*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco.
Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :
A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix
Eu adoro apreciar esse que é um dos quadros mais procurados por quem visita o museu do Louvre em Paris.
Obra produzida em comemoração ao movimento revolucionário de julho de 1830, que causou o fim do absolutismo na França, com a substituição do rei Bourbon Carlos X por Luís Felipe I, duque de Orléans.
O quadro de Delacroix traz uma mulher, a Liberdade, guiando o povo por cima dos corpos derrotados, empunhando a bandeira da França em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra.
É um quadro belíssimo e retrata a revolta da população francesa, que mobilizada por ideias liberais, sai às ruas para pôr fim ao absolutismo francês.
Esses dois livros me ajudaram a melhorar a qualidade de vida, através de dicas práticas, simples e muito convincentes. Juntos são quase uma bíblia quando o tema é melhoria da saúde.
Leave a Reply