Como uma livraria te ensina a ganhar dinheiro
Mauro Condé*
Nessa coluna eu procuro apresentar uma ideia inteligente para você e sua empresa ganharem mais dinheiro, como aumentar suas vendas e seus lucros, sem necessariamente aumentar suas despesas.
A maioria das empresas no mundo apresenta problemas com estoques excessivamente desregulados.
Você já teve esse problema?
Isso ocorre por causa da síndrome da falta de previsões de demandas futuras de vendas mais acertadas, o que provoca a perda de vendas importantes ao mesmo tempo que gera estoque de produtos em excesso.
Para ganhar mais dinheiro, uma dica que costumo dar em minhas palestras é:
Estude e aprenda com as livrarias a gerenciar melhor o estoque de sua empresa – perceba como elas são eficazes, pois ao mesmo tempo que possuem um amostra imensa de livros para vender, elas quase não tem estoque nenhum dos mesmos encalhado nas lojas ou nos depósitos.
Pense nisso. As livrarias nos ensinam uma lógica simples:
Se sua empresa está acumulando estoques e eles não estão apoiando as vendas imediatas, tente corrigir essa situação imediatamente.
Inspire-se modelo da Toyota para controlar estoques:
“Vendeu um, comprou um” ou seja passe, a partir de hoje a gerenciar a compra de novos insumos e matérias primas usando como base os últimos produtos vendidos e não as previsões de vendas futuras para todos os produtos de seu catálogo.
Faça o ressuprimento diário do seu estoque e oriente-o para a reposição apenas das últimas vendas.
Evite grandes quantidades de estoques de poucos itens e faça mais estoques em quantidades menores de mais itens diversificados.
Faça planos de vendas agressivos, venda mais e, ao mesmo tempo, implemente plano de redução inteligente dos seus estoques.
Reduza a desconexão entre as compras e o real consumo – pois a combinação entre previsões de vendas irreais e o longo tempo para ressuprimento das matérias primas é quase sempre fatal.
Faça isso e descubra que quanto menor o estoque, menor a necessidade de capital imobilizado.
Jamais deixe faltar produto que vende e sobrar produto que não vende.
Bons negócios!
(*) Consultor de empresas e fundador do Blog do Maluco
Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:
1-VISUAL – APRECIE A PINTURA :
The Rocky Mountains, Lander’s Peak (em português:As Montanhas Rochosas, Pico Lander) -pintura de paisagem a óleo feita pelo pintor teuto-estadunidense Albert Bierstadt em 1863.
Ela mostra o Pico Lander na Cordilheira Wyoming das Montanhas Rochosas com um acampamento de Nativos Estadunidenses ao fundo.
Linda paisagem – inspiração para o pensamento, a lógica e a criatividade.
2-LITERÁRIA – LEIA O LIVRO :
Não é Obvio?
‘Não é óbvio?’ é tão instigante quanto o primeiro romance de Eli Goldratt, ‘A meta’.
Depois do sucesso de ‘A meta’, uma novela de negócios voltada para a indústria, Goldratt nos traz uma história capaz de mudar a visão de muitos profissionais da área do varejo.
Todo varejista acredita que é fundamental ter o máximo de produtos e o mínimo de rupturas para se ter um bom desempenho.
Alguns costumam culpar a área de compras, pela falta de produtos, e a logística, pela demora na reposição de estoque.
Mas nessa história que poderia muito bem ser real Paul nos mostra que invariavelmente estamos cegos diante de situações convencionais, acomodados em seguir padrões que muitas vezes impedem o crescimento dos negócios.”
3-MUSICAL – OUÇA A MÚSICA :
The whitest boy alive – Courage 2009
Deixe uma resposta