Doe um minuto para salvar uma vida
Mauro Condé
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Psicologia.
Eles me levaram para San Diego, Estados Unidos, em 1985, onde fui recebido pelo renomado psicólogo Carl Rogers, a quem fui logo pedindo:
Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
Nessas condições, as pessoas se sentem como se estivessem em uma panela de pressão, cheias de estresse e de problemas que lhes tiram o sono.
Quanto mais pressão, mais elas se isolam, se distanciam de si mesmas e mais elas precisam de ajuda.
Aprenda a ouvir a pessoa que está sofrendo da forma mais empática possível, sem emitir nenhuma crítica, conselho ou julgamento.
Seja um espelho, abrace a outra pessoa e acolha-a, demonstrando que se importa com ela, através do simples gesto de ouvi-la em silêncio.
O outro, em sofrimento, tem o direito de se sentir desesperado e, por causa disso, procurar ajuda.
Foi por causa dos ensinamentos de Carl Rogers que, em 1953, Chad Varah, um vigário de Londres, após tragédia em sua paróquia, decidiu colocar a seguinte nota nos jornais:
Choveu gente necessitada para falar sobre seus problemas, de toda parte do mundo.
Para atender a surpreendente alta demanda, Chad criou o Samaritans, instituição formada por voluntários treinados na arte de ouvir de forma empática, sem críticas e julgamentos.
O sucesso da iniciativa levou à criação do CVV Brasil (Centro de Valorização da Vida), onde pessoas do bem se revezam doando algum tempo para salvar vidas.
Tudo passa ! A vida vale a pena!
Dar apoio, conversar (mais ouvir do que falar) e estender a mão são gestos muito necessários nos dias de hoje. Em alguns casos o encaminhamento para apoio médico também pode ser bastante útil.
Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco
- Créditos para fontes que inspiraram esse artigo = a minha leitura de livros de Carl Rogers e um resumo que fiz de uma excelente entrevista de Robert Paris ( CVV ) ao programa QuemSomosNós da rádio Eldorado FM.
Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:
1-VISUAL – Aprecie a pintura :
The false mirror (o espelho falso) do pintor surrealista René Magritte, 1928 – Paris – França
2-Literária – leia o livro :
3-MUSICAL – Ouça a música “Pergunta Urgente de Frejat”:
Leave a Reply