“E nessa loucura de dizer que não te quero
Vou negando as aparências
Disfarçando as evidências”
Letra da música Evidências – Chitãozinho e Xororó
Minha dica de Cultura – dica de Cinema de hoje vai para o filme:
W H I S K Y
Esse é um raro e muito bem feito filme uruguaio, super premiadíssimo pelo mundo, candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2005.
Ele narra uma deliciosa história muito bem contada sobre uma farsa familiar.
Toda manhã é fria e cinzenta na vida dos personagens dessa história.
Eles repetem seus passos, gestos e falas quase que roboticamente todos os dias.
Jacobo Koller, um gigante de quase dois metros de altura, dono de uma velha e ultrapassada loja de confecção de meias vem andando pela rua e encontra Marta, sua velha e fiel empregada.
Os dois trocam cumprimentos matinais e abrem a porta da velha fábrica.
E lá dentro, se repetem diariamente, fazendo tudo sempre igual da mesma forma e no mesmo tempo – acendem as luzes, ligam as máquinas, seguem uma rotina tediosa e monótona.
De vez em quando, para quebrar o tédio, Marta vai até o lado de fora da loja, senta-se no parapeito da janela fechada e fuma tranquilamente um cigarro e pensa no vazio que é a sua vida.
Um dia, Jacobo surpreende Marta com um pedido estranho e inusitado.
Ele pergunta se ela aceita ir para a casa dele por uns dias para fingir que é a esposa dele e que são casados de longa data para impressionar Herman Coller, irmão de Jacobo que mora no Brasil e que também é um empresário no ramo de confecção de meias.
Os dois herdaram o gosto pelos negócios de meias do pai e cada um seguiu o seu caminho – Jacobo ficou parado no tempo e no espaço – viveu a vida toda no Uruguai e manteve a confecção no meio jeito e estado do tempo em que seus pais eram vivos.
Herman, mais aventureiro, se internacionalizou, mudou para o Brasil e comanda uma fábrica moderna e avançada de confecção de meias.
Marta acha estranho o pedido do patrão, mas sendo uma mulher que vive sozinha e com medo de perder o emprego, aceita o estranho convite e se dirige para a casa de Jacobo para iniciar sua rotina de esposa de mentirinha.
No dia seguinte eles são vistos comprando alianças e tirando fotos como um casal para espalhar pela casa e dar a impressão que vivem juntos há muito tempo.
E é exatamente na hora das fotos que simulam um falso casamento que descobrimos a razão do título do filme.
Whisky é a palavra que o fotógrafo pede para que o casal repita no momento da fotografia para parecer que estão felizes, mesmo nunca tendo vivido juntos como marido e mulher, um dia sequer na vida.Whisky é a palavra perfeita para manter as falsas aparências.
A transformação de Marta é impressionante – de uma simples e velha empregada na fábrica de confecções para uma linda e jovem senhora Koller.
Chega o dia em que o aguardado irmão de Jacobo desembarca do Brasil.
Em casa, Jacobo o apresenta à sua “esposa” e vemos a fisionomia de constrangimento presente no rosto dos três personagens, todos sem saber onde colocar a mão, o que falar e o que fazer diante de tal desafio.
Hermam os cumprimenta e logo se encanta por Marta, a essa altura do filme, uma dedicada falsa esposa, muito elegante, bem preparada e prendada companheira de longa data do irmão do visitante.
A partir daí vemos os três alternando momentos que criam uma quebra de rotina na vida de Jacobo e de Marta e criam tensões e dificuldades para que os dois sigam mantendo as aparências para o irmão que veio do Brasil, sem que ele descubra o que se passa.
Marta cria uma amizade próxima com Herman, o que faz Jacobo se transformar num falso marido lotado de ciúme verdadeiro.
Achando que no final de semana, iriam se livrar do convidado por uns dias, Marta e Jacobo acabam sendo persuadidos por Herman a fazerem uma viagem com ele para uma cidade paradisíaca do Uruguai, onde o desafio de manter as falsas aparências fica ainda mais forte.
Herman começa a desconfiar de algo incomum na relação entre o seu carrancudo irmão e aquela simpática jovem senhora.
Um pouco antes do final, os três param em frente a uma linda paisagem para tirar uma foto de recordação daqueles momentos e repetem a palavra que contém o fio condutor da história:
W H I S K Y !
Eu gostei muito desse filme, eu o achei bastante inovador, principalmente porque ele usa uma linguagem menos falada e mais visual, construindo uma grande parte da narrativa com imagens que prendem a nossa curiosidade e não diálogos secos, monótonos e sequenciais.
O que acontece nessa história, como ela se desenrola, as surpresas durante o caminho e o final, eu não vou contar – vou deixar para que você tenha a agradável experiência de passar uma hora e meia na frente de uma tela, vendo uma história digna de um excelente livro contada em forma de filme.
Para sua pré-avaliação, indico a nota recebida por esse filme na avaliação de milhares de pessoas dentro dos melhores sites sobre cinema do mundo:
- Nota 7,1 na opinião de quase 6.000 pessoas no site IMDB
- Nota 7,9 na opinião dos críticos no site Rotten Tomatoes
- Nota 7,5 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- Nota 9,0 em minha opinião pessoal
- Nota 8,0 na média das notas acima
Veja o trailer e se puder, veja o filme :
Leave a Reply