Novidades

O mundo do trabalho está cada vez mais louco, mais rápido e mais dinâmico – ninguém tem mais estabilidade no emprego por mais de um dia – por isso eu recomendo que você desenhe seu plano b – pensando seriamente em montar um negócio próprio, antes mesmo de precisar dele – use as dicas abaixo sobre os maiores fatores críticos de sucesso para a idealização e implantação de novos negócios, principalmente por parte de pessoas que estão empregadas ou desempregadas hoje em dia:

“OS LOUCOS MUDAM O MUNDO! OS NORMAIS OS SEGUEM!”

A frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Ma.Lu.Co:)


Fatores críticos que aumentam as chances de sucesso de startups/novos empreendimentos:

Mini Receita Crítica de sucesso:

  • Aprenda trocar o pneu com o carro andando.
  • Jamais queira ser um gênio com mil auxiliares.
  • Inove e quebre paradigmas.
  • Torne seus concorrentes irrelevantes.

Alguma vez já te passou pela ideia montar um novo negócio a partir do zero?

Se sim, quantas vezes você teve esta experiência e como você a descreveria em poucas palavras?

Em meus encontros com empreendedores nesta situação, a pergunta de ouro que eles me fazem é: quais são os principais fatores de sucesso para uma startup – um novo empreendimento decolar e prosperar?

Neste post, eu resumo a minha resposta para esta pergunta de ouro, listando os fatores críticos de sucesso numa ordem de importância baseada nos meus longos anos de experiência.

Empreendedorismo: fatores de sucesso para startups e novos empreendimentos

Todos os fatores abaixo descritos são críticos e importantes, mas quando aplicados na ordem abaixo tendem a ajudar o empreendedor a alavancar o seu novo negócio rapidamente:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


1. Timing

Em primeiro lugar eu coloco o timing (o momento) perfeito – pois antes de mais nada para sua ideia ter muito sucesso mesmo é preciso que ela seja considerada uma oportunidade de ouro e oportunidades assim são descobertas com ideias, produtos ou serviços que caiam como uma luva no colo dos consumidores, exatamente no momento em que eles mais precisam e que ninguém ainda tenha aparecido para satisfazer suas necessidades.

Bons exemplos de timing perfeito são negócios como o Whatsapp, Airbnb e Uber – antes de serem ideias geniais, elas são ideias que apareceram no momento perfeito, na hora mais certa e ideal para o seu lançamento – todas elas surgiram aproveitando momentos de crise da economia e proporcionaram para as pessoas oportunidades para se comunicarem de forma econômica e/ou até alugar seus imóveis, seus carros e seus tempos de forma rentável e sem nenhuma burocracia.

Toda vez que você conseguir gerar uma ideia ou um novo negócio que se encaixe no tempo perfeito, você largará na frente dos outros e explorará verdadeiras minas de ouro ainda não descobertas.


2. Excelente time com uma execução implacável

Em segundo lugar eu coloco a combinação de um excelente time com uma capacidade incrível de execução implacável.

Ninguém cria um negócio bilionário e totalmente inovador sozinho – todo empreendedor precisa desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e precisa desde cedo, logo no início da sua empresa criar o hábito e a cultura de contar com os melhores dos melhores profissionais do mercado e garantir que além de excelentes na criação de ideias – na arte de colocá-las no papel, eles sejam melhores ainda na implementação das mesmas – na arte de tirá-las do papel.

Prefira ser o auxiliar de mil gênios do que ser um gênio com mil auxiliares.


3. Ideia brilhante e inovadora

Uma ideia brilhante e inovadora – uma vez que você tenha desenhado um negócio explorando o timing perfeito e contando com uma super equipe brilhante na criação e na execução de ideias e projetos, você deve garantir que sua ideia seja brilhante e realmente inovadora.

Sua ideia precisa trazer algo novo, não pensado ou não explorado – se você desenvolver uma ideia para o setor automobilístico e ela se parecer com um automóvel tal como existe hoje, sua ideia morrerá na fonte.

É preciso que você quebre paradigmas e não tente reinventar a roda.

Quebrar paradigmas é criar ideias totalmente novas que solucionem aqueles problemas que todo mundo tem mas que ninguém conseguiu resolver ainda.

É criar algo que depois de criado torne todos os concorrentes irrelevantes e seguidores do modelo criado por você.

Uma excelente maneira de quebrar paradigmas é explorar os negócios mais promissores que existem – uma boa olhada no banco de novas patentes registradas no mundo pode dar uma ideia de quais são eles – tipo internet das coisas, robótica, nano e bio tecnologia, carros sem motorista e elétricos, viagens espaciais,…


4. Ter um plano e um modelo de negócios infalível

Incrível quando eu cito que plano e modelo de negócios não são necessariamente o primeiro dos fatores de sucesso.

Mas isto é a pura verdade, ninguém nunca começou um produto ou um serviço novo fazendo tudo certo da primeira vez – as melhores ideias do mundo não são aquelas que começam certo, são aquelas que terminam certo.

Portanto é importante começar com uma ideia básica (que aproveite o timing perfeito, a equipe e a sua capacidade de execução e uma ideia realmente inovadora).

A partir daí que o empreendedor molda seu plano e modelo de negócio e nunca o contrário.


5. Capital Inicial

Eu costumo chocar os empreendedores quando digo que muito capital investido no início não é necessariamente a garantia de sucesso – muitas ideias que tiveram um alto investimento de capital quando nasceram, morreram em pouco tempo por não se adequarem ao timing perfeito, por não contarem com equipes excelentes e capazes na arte da execução e por não serem suportadas por ideias realmente inovadoras amparadas por bons planos de negócio.

Lotar as empresas iniciantes de capital, sem garantir os fatores de sucesso anterior, geralmente não ajuda tanto quanto as pessoas pensam.


Por fim, para complementar, existem outros fatores que considero muito importantes, estes mais de caráter psicológico do que lógico e financeiro, mas que com certeza fazem qualquer empresa nova decolar rapidamente. São eles:

  • Alto grau de resiliência e adaptabilidade – você precisa estar preparado para uma estrada esburacada, cheia de problemas e obstáculos quando começar a sua viagem na estrada do empreendedorismo – precisa desenvolver uma capacidade que eu chamo de trocar o pneu com o carro andando – aprender que obstáculos e problemas cairão na sua frente todos os dias e eles não serão escolha sua.
  • A única coisa que você poderá escolher nestes casos é a forma de contornar, dar a volta e superar todos os obstáculos e dificuldades que forem aparecendo – você precisará ter estômago forte e uma capacidade incrível para superar decepções profundas para seguir em frente.
  • Elevada autoestima e uma elevada autoconfiança – você precisa desenvolver e demonstrar para o mundo o tempo todo, sem permitir que elas se transformem em arrogância.
  • Aceite e corra riscos e falhas – investidores de capital aceitam riscos, aceitam erros e falhas – a história já demonstrou que atrás de grandes falhas existem grandes sucessos maiores ainda.
  • Entusiasmo absurdo e além do normal – empreendedor que se preza precisa ser dotado com um nível de entusiasmo esquisito, muito além do normal.
  • Precisa ter uma ideia matadora, mas deve apresentá-la e implementá-la com o entusiasmo de quem briga por um prato de comida.
  • O bom empreendedor é aquele que entusiasma até o mais triste e pessimista dos investidores. E lembre-se: desafie sempre o status quo, a sabedoria convencional, questione e quebre regras que não fazem sentido.

Você deve demonstrar um entusiasmo tipo 24 x 7 e uma vontade enorme de mudar o mundo para melhor, ainda que você seja taxado como maluco e suas ideias não sejam bem recebidas e ou compreendidas no início.

Para aumentar a sua inspiração, eu decidi terminar este post te deixando na companhia de 03 obras de arte :

 1- Visual :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Aprecie o quadro, a obra de arte, pintura-óleo sobre tela :

O filho do Homem é uma pintura famosa do artista belga René Magritte-1898-1967.

O seu quadro intitulado O Filho Do Homem é fantástico, pois possui um traço surrealista(mesclando loucura e genialidade ao mesmo tempo dentro de uma complexidade que exigia raciocínio além de observação para ser apreciada).

Uma das características do Surrealismo é a influência pelas teorias psicanalíticas de Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

Neste quadro ele sugere que tudo o que vemos esconde outra coisa e que nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos.

Segundo ele próprio a mente adora imagens cujo significado é desconhecido, uma vez que o próprio significado da mente é igualmente desconhecido.

Ele dizia que pintava seus quadros não para serem vistos, mas sim pensados, uma vez que tentava pintar com o objetivo de tornar visíveis os seus pensamentos.

Ele adorava pintar paradoxos visuais, como neste quadro, que ao mesmo tempo dá a impressão de ser normal, mostra anomalias e anormalidades por toda a parte, de acordo com nossa interpretação.

Especificamente em O Filho Do Homem, a maçã pode ser interpretada como o pecado.

No quadro aparece um homem usando terno escuro, gravata vermelha e chapéu de coco com o rosto coberto por uma maçã verde(presente em vários de outros quadros dele).

A maçã representa o pecado e esconde o rosto do homem, sugerindo algo escondido, invisível e que não podemos ver – aguçando assim a nossa imaginação.

Toda vez que vou a um museu e me deparo com esse quadro, eu associo essa imagem com a imagem de um empreendedor, visionário e misterioso, que tem mil ideias para colocar em prática e fazer negócios.


2-LiteráriaLeia o Livro A Startup de 100 Dólares :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Desde que li esse livro, me convenci que montar uma pequena empresa é um negócio mais do que possível.

Ele contém cases reais e práticos de pessoas que deixaram seus empregos para empreender, principalmente usando o mundo digital, as redes sociais e o poder multiplicador da internet.


3-Vídeo Inspiracional – Isso é para os loucos:

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*