Líder é aquele que se destaca em qualquer crise.
Abaixo compartilho com você, que me privilegia com sua habitual leitura, algumas dicas que aprendi ao longo de minha carreira sobre como liderar em épocas de crise.
Imagine a situação daquela almofada fofinha no momento em que uma pessoa muito pesada senta em cima dela.
Ela murcha toda na hora, praticamente se esvazia, enquanto aguenta o peso e a pressão da situação.
Assim que a pessoa se levanta e leva com ela todo o peso que exercia sobre a almofada, esta volta ao estágio normal, rapidamente se infla e ganha novamente sua forma plena.
Fenômeno análogo acontece com os seres humanos – vivemos em um mundo sob constante stress e tensão.
Parecemos aquele “recheio de sanduíche” que toma mordidas por todos os lados.
O tempo todo estamos sendo pressionados pelas circunstâncias, pelos problemas, pelos imprevistos sucessivos da vida.
Segundo a lei da física, a capacidade da almofada de ser toda amassada, aguentar tanta pressão e depois voltar elegantemente ao seu estado normal se chama Resiliência.
Resiliência pode ser vista também na força do bambu, que enverga, mas nunca quebra, mesmo diante do maior vendaval do mundo.
E minha dica de carreira de hoje, pega emprestado esse termo da física para direcionar sugestões sobre como podemos vencer os mais duros problemas da vida atual.
Agir com Resiliência – essa é a grande dica, cuja prática tendo detalhar abaixo:
Errar é humano; aprender com os erros é inteligência, quando conseguimos evitar a repetição de erros velhos.
Errar o mesmo erro duas vezes é que é muito ruim.
De tudo o que podemos perder em uma situação estressante, só não podemos perder a lição que ela ensina.
Com o que aprendemos de um erro ou de uma derrota, um insucesso ou um fracasso é possível construirmos novas ações no futuro que nos levem ao sucesso, exatamente por causa da aplicação das lições aprendidas.
Procure também aprender com o os erros dos outros, pesquise, analise pessoas e empresas em situações semelhantes à que está vivendo e busque melhores práticas a serem aplicadas no seu caso, antes de se lançar para a execução.
Desenvolva a si mesmo:
Pratique 15 minutos de meditação profunda, a meditação inspira, prepara e eleva o nosso potencial e a nossa capacidade de superar adversidades.
Procure estar sempre estudando, se atualizando e se antecipando às mudanças e tendências que possam servir de futuras ameaças ou oportunidades.
Desenvolva novas habilidades de inteligência emocional, desenvolva capacidade de lidar com ambiguidades e de superar decepções profundas (elas são reais e cada vez mais constantes).
Aprenda na marra a lidar com a pressão, inspire-se numa frase do craque Cristiano Ronaldo : ” A Pressão Cria Lendas” – torne-se uma lenda crescendo diante dos seus problemas, sendo muito maior do que eles.
Desenvolva habilidades de comunicação, convencimento e persuasão – estude o comportamento dos melhores vendedores que você conhece e admira.
Aprenda a tomar decisões difíceis – a essência de uma decisão é a incerteza, não fossem as incertezas, a necessidade de tomar decisões não existiria.
Desenvolva a empatia, a capacidade de se colocar no lugar dos outros para criar uma rede de ajuda mútua em situações de crise – a solidariedade humana salva.
Adote um cuidado maior do que já teve até hoje com você e a sua saúde física e mental – nenhum soldado vence uma guerra, sem estar preparado física e mentalmente – durma 8 horas por dia, faça atividades físicas, tenha uma alimentação saudável e producure relaxar sempre que possível.
Lidere em tempos de crise!
Para encerrar esse post de forma mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :
Composição X – uma pintura a óleo sobre tela realizada pelo artista russo Wassily Kandinsky em 1936.
Uma tela que caracteriza-se pelos elementos de cores fortes contrastando com o fundo negro; as formas estão direcionadas para cima e para fora.
Mambo no. 5 com Lou Bega : )
Leave a Reply