*Mauro Condé
“Temos duas vidas. A segunda começa quando percebemos que só temos uma” Lynda Gratton
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes filmes cults e raros.
Eles me levaram para Milão, no norte da Itália em 1999, onde fui recebido por Silvio Soldini, a quem fui logo pedindo:
Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
-Fuja para Veneza pelo menos uma vez na vida, aproveite para viver mais intensamente e liberte a sua mente de todos os problemas imaginários que tentam nos limitar.
Soldini dirigiu o belo filme “Pão e Tulipas”, cujo título é uma homenagem a um poema de 1911, inspirado pela história de operárias americanas que ousaram organizar a primeira greve de mulheres da história.
Infelizmente, elas pagaram pela ousadia com a própria vida, num dia que passou a simbolizar o dia internacional da mulher.
Férias! É essa curta e simples mensagem gravada em áudio que seu marido e os filhos escutam quando voltam para buscá-la sem sucesso.
A essa altura, Rosalba já viaja de carona com destino à Veneza, cidade dos seus sonhos, onde decide passar o resto do dia.
Por um desses azares do destino, ela perde o último trem de volta para casa.
Sem dinheiro, acaba graciosamente acolhida por um velho, soturno e misterioso garçom de um pequeno bar da cidade.
Maravilhada e sem sono, vê sua mente ser inundada pelo desejo de não voltar tão cedo ao encontro de sua antiga vida.
Na manhã seguinte consegue um emprego numa floricultura, faz novas amizades e perdida, acaba se descobrindo, pela primeira vez na vida, como uma pessoa que tem importância para outras, ainda que desconhecidas.
O marido que antes não dava atenção para ela, passa a sofrer e contrata um vizinho nerd para atuar como detetive à sua procura.
O que acontece em seguida é algo que nos faz refletir sobre a necessidade que todo ser humano tem de romper com a parte chata, entediante e monótona da vida e se aventurar por um mundo desconhecido, mas ao mesmo tempo romântico e divertido.
*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.
Leave a Reply