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Calcule quais são as chances percentuais de você de se separar e quais são as chances de você trocar de time de futebol – aqui:

Por que as pessoas se separam, mas não trocam de time de futebol?

Mauro Condé*

Esta pergunta inspirou o tema da coluna de hoje – a importância de gerenciar o relacionamento com seus fãs e clientes. Ter clientes é necessário, mas “ReTer” estes clientes é vital. 

Afinal é o dinheiro que está no bolso dos clientes que você quer passar para as suas mãos de forma íntegra e honesta. 

Você pode conseguir o que quiser na vida desde que isto ajude as pessoas a conseguir o que elas querem e precisam. 

Os clientes são como as pessoas do seu convívio – precisam se sentir bem por se relacionarem com você. 

Então qual a receita para manter seus clientes satisfeitos?  Meça através de pesquisas o índice de satisfação dos mesmos. Mas não meça apenas a satisfação, meça também a lealdade dos mesmos, pois mesmo satisfeitos clientes vão embora para a concorrência quando não são leais.

  • A Lealdade é o resultado da média ponderada das respostas para três perguntas: 
    • Você está satisfeito comigo e com a nossa empresa? 
      • Você tem intenção de continuar comigo e continuar comprando da nossa empresa? 
        • Você me recomendaria ou recomendaria a nossa empresa para outras pessoas?

Uma pesquisa que eu vi num congresso internacional, que participei em Madri mostrou que:

Mais de 70% dos clientes satisfeitos com seus automóveis, trocam de modelo, marca ou fabricante em uma nova compra. 

Mais de 25% das pessoas no mundo trocam de cônjuge ao longo da vida, se separando uns dos outros para buscarem união com outros parceiros.

Mais de 2,5% das pessoas no mundo trocam de religião em toda a sua vida. 

E apenas 0,0025% das pessoas do planeta trocam de time de futebol, ou seja quase ninguém faz isto ao longo da vida (tente lembrar alguém que você conhece que trocou de time).

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Desta constatação podemos tirar uma conclusão importante: os times de futebol detêm algum segredo muito grande para manter a satisfação e a lealdade de seus clientes lá no pico a ponto de nunca serem trocados por outros.

 Eles exploram como ninguém as experiências vividas pelos seus clientes, as emoções envolvidas no relacionamento, as tradições familiares, a influência de pai para filho e conseguem manter clientes por várias e várias gerações.

Torne seus concorrentes irrelevantes – para isto transforme seus clientes em torcedores, seus torcedores em fãs e seus fãs em sócios para toda a vida! Surpreenda diariamente os seus clientes, oferecendo para eles uma experiência e uma surpresa positiva que eles não esperam.

(*) Consultor de empresas e fundador do site www.oblogdomaluco.com.br

Veja abaixo o vídeo curioso que achei – “Immortal Fans” – sobre como um time conseguiu fazer seu torcedor continuar torcendo por ele até mesmo depois de morto (rs) :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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