Minha dica de Cultura – Dica de Cinema de hoje vai para o Filme:
Sinopse da História
Enquanto o oficial holandês Joseph Piller, também judeu, lutava pela Resistência na Segunda Guerra Mundial – um admirador das artes, Han Van Meegeren, servia de afitrião para várias festas, onde se dizia que ele conhecia os mais influentes e mais ricos oficiais nazistas da História.
A guerra termina e Piller volta a exercer suas funções como um investigador, agora responsável por recuperar e redistribuir toda a arte holandesa roubada naquele período.
E à medida que a investigação procede e as provas se acumulam, Piller passa a ter sérias dúvidas da culpa do famoso artista holandes e se vê na frente de um dilema :
- se ajuda a condenar Han Van à pena de morte por traição ao país ou
- se ajuda a inocentá-lo e alçá-lo a posto de herói nacional.
o ator Guy Pearce em seu melhor trabalho de interpretação dá vida a um genial suposto falsário.
Disponível na Amazon, este filme que eu te recomendo tem a nota 8 – aviso – você precisará ter um pouco de paciência durante os 40 primeiros minutos do filme, pois até aí a história é contada num tom confuso e arrastado, mas ganha corpo e se torna num filmaço a partir das longas, envolventes e inteligentes envolvendo um dos julgamentos e cenas de tribunal mais famosas da história das artes.
- As lindas imagens, os belos cenários e figurinos e os diálogos para lá de inteligentes entre os advogados de defesa e de acusação – apoiados em versões de testemunhas inteligentíssimas – vão te prender na cadeira.
- Enquanto você se delicia com
- aulas de química (explicações sobre técnicas de pintura e falsificações) e
- aulas de direito – com a intensa luta entre as mais complexas e robustas versões tentando encobrir a verdade escondida nos fatos e dados científicos.
Você vai gostar muito eu aposto (precisa só ter paciência no começo da história até que o contexto se forme e o enredo (baseado em fatos reais) literalmente pegue fogo.
Veja o trailer:
Leave a Reply