Minha recomendação de Cultura, de Cinema de hoje vai para o filme :
POSTER
Três irmãos italianos bem vestidos, aparecem deitados com as mãos para trás da cabeça, ao redor de várias fitas cassetes e muitas notas de dinheiro – ao centro, os caracteres com o nome do filme e com o elenco.
Eles estão prestes a nos revelar uma história de pobreza, de luta, de sucesso e de muitos apuros.
SINOPSE DO FILME :
Na cidade de Nápoles dos anos 1980, um DJ e seus dois irmãos começam a gravar fitas cassetes por hobby e, este passatempo acaba se tornando um dos maiores empreendimentos empresariais de todos os tempos na Itália, cujo enorme sucesso traz enormes dores de cabeça para todo o país.
SINTESE DA HISTÓRIA DO FILME :
Erry é um garoto de família humilde que trabalha numa loja de discos, limpando o chão e nas horas vagas gravando suas músicas favoritas nas recém-lançadas fitas cassetes.
Ingênuo, imaturo, totalmente perdido na vida, já adolescente e cabeludo como os jovens da época, ele se aventura a tentar um emprego como DJ.
De cara, é rejeitado pela dono da Discoteca que o apelida de “sem gosto e sem sal” para a profissão.
Com sua família vivendo uma enorme crise financeira e tendo dificuldades até para colocar comida em casa, Erry e seu irmão com espírito empreendedor, mas sem talento nenhum para música, iniciam um negócio caseiro de gravação de fitas cassete piratas.
Começa então a história empresarial da família, envolvendo um terceiro irmão com habilidade para se colocar em brigas e encrencas sérias.
O negócio pula da garagem de um pequeno imóvel para um prédio com vários funcionários.
O filme mostra a história de como eles saem do zero e chegam ao topo dos negócios na Itália.
Neste meio tempo, eles usam contrabandistas de pacotes de cigarros, que chegam por navios no porto, para expandirem a logística de entrega das encomendas.
O sucesso e a agitação do negócio despertam a atenção de um policial muito certinho e cumpridor dos seus deveres, que passa a caçar os irmãos em todos os lugares possíveis.
Ao invés de fugirem, os irmãos encaram a polícia e criam estratégias que envolvem toda a população de Nápolis para se defenderem.
Os destemidos irmãos acabam chamando a atenção de bandidos, traficantes e até da Máfia, que tentam abocanhar um pedaço do negócio deles.
Indiscretos, eles se exibem com carros de luxo pelas ruas pobres da cidade.
Quase são presos e se tornam reféns de um mercenário marroquino até que um dos irmãos tem uma ideia genial para escapar da violência física e moral que o bandido aplica.
A população inteira do país, a alta sociedade, a nata da polícia e da bandidagem tentam colar nos garotos, cada qual com seu respectivo interesse.
De rejeitado, Erry passa a dono da discoteca onde o antigo proprietário tinha feito chacota com ele.
E ao tocar numa das festas noturnas da casa, acaba conhecendo a garota dos seus sonhos e tenta timidademente se aproximar dela.
Tudo porque na infância, Erry arrepiava ajudando o irmão a gravar fitas piratas com os maiores sucessos que a namorada (e futura cunhada) dele adorava ouvir – foi assim que tudo começou, melhorou ou piorou, dependendo do seu ângulo de visão.
O sucesso é rebobinado em fração de segundos na mente de Erry, que se vê até no palco do concorrido festival de San Remo.
O empresário e fornecedor que, no início se assustou com a encomenda gigante de fita cassete, se junta ao grupo e juntos se tornam a maior distribuidora de discos da Itália.
Uma verdadeira guerra de emoções, bem ao estilo italiano.
Da pobreza máxima ao luxo extremo, Mixed by Erry traz uma história que empolga e vale a pena ser vista.
No final de tudo, Erry pensa com seus botões : “-“eu só queria ser DJ” … deu no que deu!
Disponível na Netflix, este filme tem uma trilha sonora encantadora e um nota 8,5 em minha opinião.
Veja o poster, ouça a trilha sonora e se puder veja o filme:
Leave a Reply