Bhagavad Gita – Indiano – cerca de 3000 a.C.)
Imagine a seguinte cena :
Você se considera um excelente funcionário(a) e está ansioso(a) por uma promoção.
Inclusive tem uma ideia que pode revolucionar a empresa onde trabalha, mas sente-se um pouco frustrado porque o seu ambiente de trabalho não te permite vender a sua ideia para cima.
Nas vezes em que tentou fazer isto, esbarrou em algum chefe inseguro, centralizador e burocrático que providenciou para que sua ideia não fosse para frente.
Um dia porém, você chega para trabalhar, passa pelo hall do andar térreo e chega até o elevador onde aperta o botão do 20o.andar – o andar onde fica a Diretoria e a Presidência da empresa – você vai até lá para entregar um documento importante solicitado pelo seu chefe.
Vocês se entreolham, ele te cumprimenta e pergunta :
– Olá – como vai, o que você faz aqui na empresa ?
Então duas coisas podem acontecer com você neste momento :
-Você fala oi e gaguejando diz rapidamente o setor onde trabalha e passa o resto dos 20 andares num silêncio sepulcral.
ou
É isto ai, na vida temos que estar preparados para fazer o Discurso do Elevador – temos que aprender a vender a nossa ideia em menos de 30 segundos – começando pelo final – falando dos ganhos que ela proporcionará e resumindo em poucas palavras seus benefícios e a sua lógica resumida.
Lembre-se disto e prepare já o seu discurso do elevador, afinal você nunca sabe quando a sua chance vai chegar.
Veja abaixo um vídeo com um executivo ensinando como fazer o discurso do elevador (tradução para o português, basta acionar configurações no símbolo de engrenagem – na lateral direita inferior do vídeo) :
Leave a Reply