“A Coisa Mais Perigosa Da Vida É Não Correr Riscos” A minha frase inspiradora do dia
Como ser hoje o profissional do futuro
Mauro Condé*
Quando foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?
Se demorar para responder, procure rever seus conceitos.
É que o futuro está logo ali na esquina, chegando cada vez mais rápido e cheio de mudanças em relação ao mundo que vivemos hoje.
Ou você absorve rapidamente as mudanças trazidas pelo futuro ou será atropelado por elas como se fosse um velho dinossauro querendo estar em dia com o passado.
Abaixo algumas dicas de carreira sobre como se guiar nesse mundo assolado por informações e se antecipar ao que está por vir:
-
Aprenda a separar o joio do trigo a não ficar com o joio – aprenda a rapidamente discernir entre o que veio e vai passar (é só modismo) e aquilo que veio para ficar.
-
Prefira ter a sua mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção – no futuro a obrigação de estar sempre certo e ter razão será substituída pela capacidade de se abrir a novas opiniões dos outros – para expandir seu horizonte e introduzir uma nova forma de aprendizado.
-
Seja uma pessoa orientada por fatos e dados – no futuro não haverá espaço para pessoas que se guiam por opiniões ou versões – aprenda a interpretar os dados através de uma visão mais analítica e estatística.
-
Seja um exímio solucionador de problemas e um explorador de oportunidades maior ainda.
-
Aumente sua concentração e seu foco – no futuro ou você se concentra nas suas poucas prioridades vitais ou será trocado por fazer aquilo que não precisa.
-
Crie filtros inteligentes para captar novas informações – não morra afogado num mar de dados e informações – filtre antes para colocar para dentro da sua mente tudo aquilo que puder melhorar seu comportamento, suas ações e sua vida para melhor – empurre todo o resto para o lixo.
-
Habitue-se o quanto antes com a cultura visual e a linguagem não verbal – num futuro bem próximo as imagens vão substituir totalmente a palavra escrita – uma foto ou uma imagem fala mais do que um longo texto e não precisa de tradução para outras línguas. Aprenda a ler e a transmitir seus pensamentos e suas ideias em imagens – acelere sua educação em tecnologia e nas artes.
-
O futuro está escrito no passado – para prever acontecimentos futuros compare-os como acontecimentos semelhantes do passado – descubra os padrões embutidos, sobreponha-os e atualize-os em relação aos novos acontecimentos.
(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco
-
Dica bônus – extra: Deixe de ser uma pessoa em dia com o passado:
-
Transforme-se na pessoa mais digital do mundo.
-
Experimente todas as novas tecnologias, mesmo aquelas que ainda não estão consolidadas.
-
De nada adianta ser o melhor profissional do mundo analógico.
-
Transforme-se em um ser digital o mais rápido possível :
-
Afinal, hoje em dia uma boa identidade digital vale mais do que crédito na praça.
Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :
1-visual
Aprecie esse obra de arte – quadro que cria uma incrível ilusão de ótica – Concentre-se no ponto central e faça as manchas rosas desaparecerem!
Eu adoro esse tipo de arte que cria belos efeitos de ilusão de ótica – onde imagens que mostram muito mais do que apenas o que estamos vendo — como se fosse uma mensagem subliminar.
Também há muitas delas que são criadas para enganar os seus olhos (por isso o nome), fazendo com que acreditemos estar diante de algo que realmente não existe — algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo.
Quando a luz atinge a retina, a cachola leva cerca de apenas 1 décimo de segundo para traduzir esse sinal em forma de percepção visual.
De acordo com o evolucionista neurobiológico Mark Changizi — do laboratório 2AI Labs —, esse atraso neural faz com que o nosso cérebro gere imagens do que ele acha que vai ver em poucos instantes (1 décimo de segundo à frente).
Ou seja, o cérebro é lento e precisa criar certas percepções para evitar esse delay.
2-literária
Leia Truques da mente – O que a mágica revela sobre o nosso cérebro – de Stephen Macknik, Susana Martinez-Conde, Sandra Blakslee
Eu gostei muito de ler esse livro. Inteligente e bem escrito, ele é o resultado da pesquisa feita pelos neurocientistas Stephen L. Macknik e Susana Martinez-Conde, fundadores da neurociência da mágica, sobre o ilusionismo e o modo como os antigos princípios do mundo da mágica podem ser explicados pelas mais recentes descobertas da neurociência cognitiva.
Mágicos revelam suas técnicas e os segredos por trás dos truques e, dessa forma, ensinam muito sobre o funcionamento do nosso cérebro.
3-musical e sonora:
Ouça a música Ilusão de Otica do grupo Engenheiros do Hawaii:
Leave a Reply