ABAIXO UM BREVE RESUMO DAS NOTÍCIAS PARA TE AJUDAR NO SEU PROCESSO DE INFORMAÇÃO SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO E PODE AFETAR A SUA VIDA:
REVISTA VEJA
A FACADA QUE MUDOU A HISTÓRIA
A revista Veja colocou em sua matéria de capa uma matéria que tem 06 fotos em preto em branco relembrando o episódio da facada que levou na época o candidato à presidente – Jair Bolsonaro.
Diz a revista que ele foi um Divisor de águas na eleição de 2018 e que o atentado contra Jair Bolsonaro completa um ano, mas segue provocando efeitos na saúde do presidente e na cena política brasileira,
“O atentado que quase custou a vida do atual presidente há um ano não existiu.
O presidente nunca levou uma facada, não teve os intestinos perfurados, não perdeu uma gota de sangue e jamais esteve internado numa unidade de terapia intensiva.
O que se supunha ter acontecido naquela tarde de 6 de setembro do ano passado, em Juiz de Fora (MG), jamais aconteceu.
O ataque ao candidato do PSL foi uma encenação, um golpe para enganar o eleitor, uma manobra planejada por políticos e grandes corporações para interferir no resultado da eleição presidencial.”
Embora tudo o que está escrito até aqui seja absolutamente falso, tem gente que realmente acredita nas palavras acima, fruto de hipóteses de gente com muita imaginação, afirma a revista que analisa o fato antes, durante e depois (até hoje) sob o prisma dos acontecimentos e seus desdobramentos.
De um lado o presidente e seus partidários afirmam que tal fato se deveu a uma armação da esquerda, que por sua vez afirma que os acontecimentos foram forjados pelo presidente e sua equipe. Uma guerra de desinformação com o objetivo de mais confundir do que esclarecer os fatos para os milhares de observadores das notícias.
Cita ainda Veja que :
A história mundial é repleta de episódios em que a política foi influenciada por atos de extrema violência.
Momentos como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, ou o assassinato de John Kennedy, em 1963, repercutiram de forma marcante no panorama brasileiro e americano mesmo décadas depois dos incidentes.
Há um ano, após um longo período sem eventos dessa natureza, o país assistiu incrédulo a uma tentativa de assassinato que trouxe (e ainda traz) consequências para a vida política nacional, fato que mereceu a capa dessa semana da revista em tom de retrospectiva.
REVISTA ISTO É
Analisa em sua matéria de capa, o que ela chamou de Patriotismo à la Collor, comparando a situação política de hoje com a da era do ex-presidente Collor, principalmente no tocante às manifestações de apoiadores e de opositores.
REVISTA CARTA CAPITAL
A Revista publicou em sua matéria de capa uma foto de Lula no momento em que ele foi entrevistado por Mino Carta, da Revista Carta Capital.
A Revista publicou um longo vídeo da entrevista em seu site, no qual Lula afirma ser inocente e estar preso indevidamente, enquanto”muitas pessoas que o condenaram é que deveriam estar presas…”.
Bem vestido, Lula tenta provar que é um preso político e não um político preso (razão pela qual ele responde na cadeia).
Acho que no processo de formação da nossa opinião é altamente saudável ver, ler e escutar as duas versões do fato, cada um contrapondo radicalmente o argumento contrário.A evidência do contrário é muito importante, em minha opinião, na tentativa de evitarmos manipulação e de criarmos nossa melhor visão com o objetivo de formar nossa própria opinião numa época de tanta desinformação.
A informação e a imprensa devem ser cada vez mais livres e devem fazer jus à essa liberdade, procurando ser o mais fiel possível aos fatos, no objetivo de ajudar o cidadão mais bem informado e não o contrário, por causa de manipulação partidária em prol de A ou de B.
Caso você queira conhecer os argumentos do “outro lado” sugiro que assista na íntegra ou trechos da entrevista abaixo – leia, veja, ouça, mas não se permita ser levado pela versão de A ou de B.
Nunca abra mão de formar sua própria opinião dentro de princípios e critérios justos, lembrando que por mais que queiram nos convencer com discursos inflamados e emotivos, o mais importante não é o quem que é certo, mas sim é o que que é certo, independente de que lado esteja a verdade.
REVISTA EXAME
Continua nas bancas exibindo a última edição da publicação anual Melhores e Maiores Empresas do Brasil.
REVISTA THE ECONOMIST
Considerada uma das melhores revistas do mundo, The Economist estampa na capa dessa semana uma matéria sobre a Síria e seu governante Assad, afirmando que ele está prestes a ter uma conquista oca, prestes a retomar a província de Idlib, a última fortaleza rebelde, não impedindo isso, entrentanto, que ele acabe com o caos que ele criou em casa e no exterior.
No entanto, é uma vitória vazia. Longe de trazer ordem ao país, como afirmam os russos e os iranianos, Assad deslocou metade da população em forma de refugiados pelo mundo.
Oito anos de guerra civil destruíram a economia e custaram 500.000 vidas. Assad não tem nada de bom para oferecer ao seu povo. Seu país será miserável e dividido. As consequências serão sentidas muito além de suas fronteira, afirma a revista.
REVISTA TIME
Uma das maiores revistas americanas, Time destaca em sua última reportagem de capa, a famosíssima Margaret Eleanor Atwood uma escritora canadense, romancista, poetisa, contista, ensaísta e crítica literária internacionalmente reconhecida, feminista e escritora de um livro que ganhou fama mundial ao chamar a atenção para a situação das mulheres no mundo durante a década de 80.
A revista diz que desde então Margaret assombrou o mundo com suas ideias e que volta às manchetes para repetir, reforçar e atualizar o seu feito.
Vale a pena ler as matérias destacadas por essa edição da revista.
REVISTA THE NEW YORKER
Eu recomendo que tendo um tempo, você procure ler a revista The New Yorker, uma das revistas mais digestivas e agradáveis do mundo.
Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de um jazz para lá de relaxante e motivador :
Ouça – Art Blakey & the Jazz Messengers – Moanin’
Leave a Reply