“No meio do caos há sempre uma oportunidade”
A frase inspiradora do dia – de Sun Tzu
O Sapo, a Panela e a Inovação
Mauro Condé*
Se você colocar um sapo numa panela com água fria e a aquecer gradualmente, o sapo não perceberá a água esquentar e poderá até morrer inchado por causa disso.
Agora se você jogar um sapo diretamente dentro de uma panela com água fervendo ele saltará imediatamente para fora da panela, meio chamuscado, porém, vivo.
Os seres humanos e as empresas, muitas vezes se comportam como sapos fervidos e não percebem as mudanças a que são expostos, por adorarem a estabilidade.
O incrível é que para a sobrevivência nos dias de hoje nada pode ser estável –tudo tem que estar em constante mudança, num alvoroço frequente.
O fenômeno que mais evidencia a repetição da história do sapo fervido na panela atende pelo nome de Inovação.
Existem dois tipos de inovação, a incremental e a radical, ambos aplicáveis tanto à nossa vida pessoal quanto à vida das empresas em geral.
Empresas e pessoas que praticam a inovação incremental acabam se instalando em panelas de água fria para serem fervidas lentamente até serem destruídas.
Elas se contentam com pequenas melhorias incrementais em seus produtos e serviços (mudanças cosméticas num modelo, numa versão, num projeto, num acessório, numa embalagem).
Elas gostam e praticam a inovação incremental porque ela é feita sem muitos riscos, de forma planejada e geralmente com sucesso e sem dor de cabeça.
Até que aparecem as pessoas, as pequenas e ágeis empresas praticando a Inovação radical e destruindo grandes e lentas empresas estabilizadas ao redor do risco zero.
Para ser praticante da Inovação Radical, uma empresa precisa fazer algo totalmente novo, não pensado até então, diferente e muito melhor do que existia antes.
Uma inovação radical nunca surge dentro de uma grande empresa super estabelecida e estabilizada.
A história está cheia de exemplos disto – quem inventou o computador não foi uma empresa fabricante de máquinas de escrever.
A Netflix inovou radicalmente e engoliu a Blockbuster.
O Whatsapp virou o meio mais rápido de troca de mensagens que há pouco mais de um século só podiam ser transmitidas por mensageiros a cavalo, se revezando depois de uma certa distância.
O Uber está ameaçando a indústria automobilística e de transportes de passageiros como ninguém tinha pensado antes.
Pense nisto e desenvolva um ódio mortal pela estabilidade.
Seja amante da Inovação Radical como forma de sobrevivência pessoal e profissional.
(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.
Para encerrar esse post, escolhi duas obras de arte com capacidade de inspirar o seu dia para melhor :
Um visual – o quadro : O SAPO
O SAPO, 1928, óleo sobre tela, de Tarsila do Amaral.
Aprecie o quadro e veja como o sapo aparece nele como a figura e personagem principal, em um mundo de fantasia.
Ele olha com ingenuidade e alegria para a entrada de um grande túnel, com cactos plantados em cima.
Detalhe intrigante :
Observe que a sombra da luz que vem por trás do sapo e que o ilumina não ilumina igualmente as plantas de cima.
Aliás a iluminação da parte de cima é completamente diferente da parte de baixo.
Devaneios da artista. E ela podia fazer muito isso, por causa de sua capacidade e criatividade.
2-Literária – leia o livro : O Dilema Da Inovação de Clayton M. Christensen
Eu adorei esse livro quando o li e o recomendo, mesmo sendo Inovação um tema ligado ao futuro e esse livro tendo sido lançado algum tempo atrás, num passado recente.
Ele mostra de forma clara e simples que grandes empresas fracassam exatamente porque fazem tudo certo.
Além disso, demonstra por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perdem sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura e incrementais na estrutura do mercado.
Usando as lições de sucesso e fracasso de companhias líderes, ‘O Dilema da Inovação’ apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação de ruptura/incremental.
Estes princípios visam a determinar quando é certo não ouvir os clientes, quando investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho que prometem margens menores e quando buscar mercados menores às custas daqueles aparentemente maiores e mais lucrativos.
3-Musical :
Ouça a boa inspiradora e agradável música de Rubel, um músico brasileiro que tenho ouvido bastante ultimamente, de grande qualidade, com suas misturas de folk, rap, hip hope e música pop.
Ouça :
“Partilhar”, e sinta a alta qualidade dessa boa música :
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