Mauro Condé*
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Ciências Contábeis.
Eles me levaram para o ano de 1494, na região italiana da Toscana, onde fui recebido pelo Frade Luca Pacioli, a quem fui logo pedindo:
Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
-Nunca gerencie uma empresa sem entender o básico de contabilidade (a língua mãe dos negócios) … caso contrário você se sentirá num país estrangeiro sem saber o idioma local … quanto mais fluente em contabilidade básica, maior a sua capacidade de ganhar dinheiro.
-Aprenda a ficar confortável com a contabilidade, a ler e a questionar os demonstrativos contábeis e os relatórios que falam sobre a saúde financeira de um negócio.
-No mínimo cerque-se de Conselheiros, Mentores, Amigos ou Professores que possam te auxiliar nesta missão.
Frei Luca Pacioli escreveu “Summa de Arithmetica” … a bíblia da contabilidade que contém a primeira descrição na história do famoso “método das partidas dobradas” … fundamental para qualquer comerciante até nos dias de hoje.
Lendo sua obra, aprendemos que … em contabilidade … sempre que houver lançamentos em contas de débito, esses lançamentos devem corresponder a lançamentos no mesmo valor em contas de crédito e vice-versa.
Assim, pressupõe-se que não há devedor sem que se tenha um credor correspondente e que para todo débito haverá um crédito no mesmo valor.
Vivemos num mundo em permanente crise (Covid, Guerra Rússia x Ucrânia, …) e nos últimos dias assistimos a investidores de todos os portes, se desesperando na frente de múltiplas telas, vendo suas ações na “Americanas”… gigante do varejo brasileiro e mundial … caindo que nem um avião em queda livre.
Tudo por causa da surpreendente descoberta e denúncia de graves problemas contábeis na empresa.
Tal fato me fez lembrar do livro de Luca Pacioli … escrito 528 anos atrás … que poderia ser usado para entender esta crise, suas causas e consequências.
Só é considerado tragédia, aquilo que não pode ser evitado de jeito nenhum.
Faça o que é certo, não o que é fácil … grande lição aprendida com a gestão da Americanas.
As Americanas pertencem aos que podem ser considerados, até então, os maiores empreendedores e empresários de sucesso do Brasil, com grande reputação conquistada ao longo de décadas – mas o caso provou que até os maiores e melhores podem se expor a grandes problemas e a graves crises na vida.
Afinal, como vivia repetindo Peter Drucker:
“Não existe nada melhor neste mundo do que uma empresa bem administrada … e não existe nada pior neste mundo do que a mesma empresa mal administrada”.
*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.
Leave a Reply