” ★ NÃO EXISTE MAIS INÚTIL DO QUE FAZER BEM FEITO AQUILO QUE NÃO PRECISA ★ “
A Frase inspiradora do dia – de Mauro Condé
POR QUE 85% DOS PROJETOS DO MUNDO SEMPRE ATRASAM E COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA EXECUTANDO QUATRO ATIVIDADES NO PRAZO E NO CUSTO DE UMA:
*Mauro Condé
Atrás de cada demanda acumulam-se pedidos, pressões, urgências, falta de planejamento de acordo com a capacidade dos recursos disponíveis e mudanças constantes de prioridades que sempre culminam com o frequente atraso nas entregas dos mesmos, gerando estouro de prazos, de orçamentos e de conflitos.
Para mim, o gestor de projetos nos dias de hoje é um grande artista, é um grande equilibrista tentando equilibrar as diferentes demandas de várias fontes diferentes, sempre urgentes e conflitantes.
Uma pesquisa recente provou que 85% dos projetos desenvolvidos no mundo inteiro são concluídos com bastante atraso.
A grande maioria desses projetos é desenvolvida sem a preocupação da capacidade limitada diária dos recursos que neles são envolvidos (geralmente os mesmos recursos para vários projetos diferentes).
Estudos científicos provam que os maiores vilões que provocam esse percentual de atraso inaceitável são : o comportamento e o ambiente MULTITAREFA.
Planejar e trabalhar a execução de projetos de maneira Multitarefa é planejar para o fracasso certo.
Peritos em Neurociência do MIT demonstraram que nosso cérebro se perde quando desafiado a trabalhar em várias atividades ao mesmo tempo.
Da próxima vez que tiver que executar novos projetos, evite a armadilha mortal do comportamento Multitarefa.
Defina uma prioridade rígida e inalterável para programar qual projeto deve ser trabalhado antes dos outros e concentre-se única e exclusivamente nele, de forma monotarefa até a sua conclusão.
Subordine-o à capacidade dos recursos da empresa de realizar o trabalho.
Um exemplo real baseado em minha experiência pessoal:
Duas equipes concorrentes foram desafiadas a trabalhar em cinco projetos durante o período de um ano, com a duração total prevista de quatro meses para cada um dos cinco projetos.
A equipe A escolheu trabalhar nos cinco projetos ao mesmo tempo, de maneira multitarefa optando por executá-los pela metade (dois meses até mudar de prioridade) de forma intercalada e sucessiva até o término de máximo de projetos possível no prazo determinado de um ano.
Ela fechou os doze meses do desafio concluindo apenas um dos cinco projetos (O Projeto A) que abriu, deixando todos os outros quatro pela metade cada um.
A equipe concorrente B optou por trabalhar nesses cinco projetos de maneira diferente, definindo uma prioridade rígida e inalterável e neles trabalhou de forma monotarefa, sequencial e ininterrupta (do início até o fim de cada um deles de acordo com a prioridade definida antes do início).
A performance dessa equipe B foi inacreditável – ele conseguiu concluir a execução total de quatro dos cinco projetos (A B C D) ao final do mesmo período de doze meses em que a equipe A conseguiu terminar apenas um.
Eu liderei essa equipe B e fomos premiados pela concluir mais projetos dentro do prazo, do orçamento e com menos erros.
Encerro com uma frase para você pensar e adotar para o resto de sua vida :
Estratégia Em Gestão De Projetos É
A Arte De Escolher O Que Não Fazer !
*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do maluco
Para encerrar este post de forma ainda mais inspiradora, escolhi três obras de arte para deixar você em excelente companhia:
1-Visual – aprecie o quadro, a obra de arte, a pintura :
“O porto de Londres” (1906) do pintor francês André Derain (grande autodidata).
Eu adoro observar esse quadro pela boa impressão que suas cores vivas agrupadas em blocos nos causam e como elas impactam de forma agradável a nossa visão.
Perceba como as cores foram usadas para nos dar uma visão panorâmica e em perspectiva, de maneira inteligente e vibrante.
Derain demonstrava grande domínio das técnicas da Pintura Impressionista através da criação de quadros onde as cores tinham papéis tão relevantes quanto as imagens neles retratados.
O cenário pintado é um embarcadouro do rio Tamisa, tendo ao longe a imagem da Tower Bridge.
Além disso, a imagem de um grande navio no porto leva a nossa imaginação a pensar na gestão de projetos que envolvem a engenharia naval – com uma série de etapas e prazos – num grande desafio para o tema desse post.
2-Literária – Leia o livro :
A Corrente Crítica – do grande pensador e gestor israelense Goldratt
Esse livro é a minha bíblia pessoal em relação ao tema de gestão de projetos.
Nele, o autor mostra os principais problemas envolvidos com a baixa qualidade e baixa performance na gestão de projetos.
Problemas como estouros no orçamento, no cronograma, atrasos e comprometimento do conteúdo são alguns exemplos abordados por ele.
A metodologia da Corrente Crítica (que se opõe à teoria do caminho crítico, tão usado em projetos pelo mundo afora) é considerada um dos maiores avanços na área de gerenciamento de projetos das últimas décadas.
Trabalhar com o conceito de corrente crítica (que leva em conta a limitação dos recursos envolvidos no projeto (tempo, gente e dinheiro) e não de caminho crítico em projetos é uma mudança de paradigma necessária e fundamental para que os projetos possam ter respaldo e confiança dos clientes, eliminando todos os desperdícios que são embutidos nas atividades estimadas.
3-Musical – Ouça uma música que deveria tocar toda vez que encerramos um projeto de forma bem sucedida :
Ouça “Celebration (Celebração) ” com Kool & The Gang
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