No final da Segunda Grande Guerra Mundial, a Itália era um país traumatizado, cercado pela pobreza e a instabilidade política – e foi inspirado neste cenário que o grande cineasta italiano Vittorio De Sica filmou um dos melhores filmes de todos os tempos.
Um filme onde ele conta a saga de um herói – um homem simples e comum, chamado Antônio, que por causa da crise, da recessão econômica, se vê diante da necessidade de vencer obstáculos quase intransponíveis, dificuldades quase insanas e lutar contra um destino cruel que se recusava a cooperar.
Um filme incrível que faz com que você tenha a sensação de ver passar na tela bem em frente aos seus olhos a dura realidade da vida, interpretada por atores super competentes em dramatizar a luta entre o possível e o impossível, de uma forma super dramática.
No início do filme, Antônio acha uma das coisas mais difíceis de se achar na Roma daqueles dias : um emprego.
Mas como a vida se recusa a cooperar, para ganhar a vaga, ele precisa arrumar um instrumento vital para o seu trabalho = uma bicicleta.
Sem recursos e sem dinheiro, mas com a ajuda da esposa e do filho, ele consegue praticamente uma mágica e arranja a tão necessária bicicleta que seria o objeto do seu ganha pão.
Mas novamente o destino insiste em não cooperar e no primeiro dia de trabalho, quando ele se sentia um homem finalmente realizado , o pobre Antônio vê a sua bicicleta ser roubada enquanto executa suas atividades honestamente.
Então ele e seu filho Bruno viajam para a cidade na tentativa de conseguir achar o ladrão e trazer a bicicleta de volta.
Inesperadamente, a história traz uma surpresa e de vítima – Antônio se converte em culpado e o filme conta o drama de um pai de família, honesto e batalhador tentando garantir o sustento da mesma enquanto é obrigado a brigar com a crueldade do destino, a maldade das pessoas e a hipocrisia da sociedade.
Um filme que eu recomendo bastante e que apesar de ter uma história relativamente triste não te deixa deprimido(a) – ao contrário te deixa esperançoso(a) com a vida – um filme onde você vai se emocionar, vai chorar, vai rir, vai refletir sobre o que é ser uma pessoa tentando sobreviver na vida.
Curiosidade = A maioria dos atores presentes no filme eram amadores. Esta foi uma decisão do diretor Vittorio De Sica, que preferiu não usar profissionais no elenco. Alguns continuaram seguiram na carreira.O diretor declarou que escolheu os atores que interpretam os personagens Antonio e seu filho Bruno devido ao modo de andar de ambos.
Para sua pré-avaliação, indico a nota que Ladrões de bicicleta em avaliações nos melhores sites sobre cinema do mundo:
- 8,4 opinião de quase 140.000 pessoas no site IMDB
- 9,8 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- 9,4 na opinião de quase 35.000 pessoas no site Rotten Tomatoes
- 10,0 em minha opinião pessoal
- 9,5 na média das notas acima
Esse filme recebeu uma homenagem como melhor filme estrangeiro no Oscar e ganhou outros 18 prêmios cinematográficos de importância.
veja o trailer do filme abaixo:
Leave a Reply