“O medo de perder tira a vontade de ganhar” Frase do técnico Vanderlei Luxemburgo
Para ilustrar este post escolhi um quadro que encontrei no site deviantart.
Como vencer em um mercado dominado por empresas grandes, fortes e experientes?
A resposta pode ser simples: utilizar a força e poder dos concorrentes contra eles mesmos.
Tempos atrás eu li um livro que dava esta receita para o mundo dos negócios, aplicando os princípios do judô.
O livro apresenta formas de valorizar a habilidade e não a força nas disputas por mercado.
Além de tornar a empresa um competidor mais eficaz, também ensina formas de defender as posições conquistadas de maneira eficiente e tornar os concorrentes irrelevantes.
Aplique esta inteligente estratégia do Judô para melhorar sua vida pessoal e profissional e turbinar a sua carreira ainda mais.
Se te empurrarem, puxe!
Se te puxarem, empurre!
De acordo com o livro [A Estratégia do Judô ] de David B. Yoffie, professor da Harvard Business School, usar a estratégia do judô pode ser uma sacada genial na sua vida.
Basicamente o Judô ensina a não combater força contra força, pois se lutamos contra alguém mais forte e este alguém mais forte nos empurrar, não teremos chance de ganhar a luta o empurrando no sentido contrário.
Da mesma forma se um mais forte te puxar, puxá-lo ao contrário não te dará nenhuma vantagem.
O segredo do Judô está em usar a força do oponente contra ele próprio, deixá-lo com mais “raiva” para que ele tente te empurrar com mais força ainda e fazer o movimento contrário ao dele, transformando seu o peso de ponto forte em ponto fraco, pois uma pessoa mais forte ao te empurrar, se receber um puxão, certamente ele tombará e se colocar o pé na frente, este servirá de alavanca para garantir o tombo do fortão.
O mesmo raciocínio serve para o movimento contrário.
Então use esta estratégia inteligentíssima= se for empurrado pelo seu oponente, puxe-o para seu lado usando a força dele para derrotá-lo.
Se você for puxado empurre e derrube seu adversário com facilidade, usando a própria força dele como sua arma.
A ideia acima foi colocada aqui no post como uma metáfora, não como um incentivo a qualquer tipo de luta física (que deve ser evitada a todo custo sempre)!
Ela se aplica ao campo das ideias e das estratégias que você desenvolve na vida – não tenha medo da força dos seus concorrentes – use-as a seu favor.
Transforme em desvantagem a maior vantagem que eles tem contra você – derrote-os usando a própria força deles:
SIMPLESMENTE TORNE SEUS CONCORRENTES IRRELEVANTES
Veja um pequeno resumo do livro a Estratégia do Judô:
Um excelente livro sobre administração e estratégia que li alguns anos atrás.
O nome dele é A Estratégia do Judô onde David B. Yoffie, professor da Harvard Business School, e co-autor do livro Judo Strategy, demonstra como aprendeu com alguns grandes empreendedores mundias a utilizar a estratégia do judô nos negócios.
Basicamente o Judô ensina a não combater força contra força, pois se lutamos contra alguém mais forte e este alguém mais forte nos empurrar, não teremos chance de ganhar a luta o empurrando no sentido contrário. Da mesma forma se um mais forte te puxar, puxá-lo ao contrário não te dará nenhuma vantagem.
O segredo do Judô está em usar a força do oponente contra ele próprio, deixá-lo com mais raiva para que ele tente nos empurrar e fazer o movimento contrário ao dele, transformando seu o peso de ponto forte em ponto fraco, pois uma pessoa mais forte ao te empurrar, se receber um puxão, certamente ele tombará e se colocar o pé na frente, este servirá de alavanca para garantir o tombo do fortão. O mesmo raciocínio serve para o movimento contrário.
Em resumo, se empurrado, puxe, se puxado empurre e derrube seu adversário com facilidade.
Ele ensina que podemos superar concorrentes muito mais fortes usando o peso e a força deles contra eles mesmos.
E daí transfere esta técnica de luta para o terreno dos negócios e mostra um case muito interessante :
A Procter & Gamble tentou desbancar um de seus pequenos concorrentes que começou a aparecer em seu radar, a fábrica de fraldas descartáveis Drypers.
A P&G distribuiu muitos cupons de descontos em todo o estado do Texas (onde se localizava a Drypers).
Apesar de ser uma empresa de baixo custo, naquela época, a Drypers ainda estava operando no vermelho e os cupons da concorrente simplesmente arrasavam com a empresa.
Sentindo-se acuada na época e sem saída, seus dirigentes imaginaram um golpe de judô para combater o inimigo e combateram seu concorrente anunciando aos seus varejistas e consumidores que ela também aceitaria os cupons de descontos da Procter & Gamble em troca dos seus produtos que eram mais baratos.
Conclusão = quanto mais cupons a P&G distribuía, mais fraldas a Drypers vendia com a estratégia de aceitar os cupons da concorrente em troca dos seus produtos.
Em seis semanas, a Drypers já tinha chegado à sua capacidade máxima de produção, o que a levou a atingir o ponto de equilíbrio. Yoffie ainda acrescenta que a estratégia do judô também pode ser eficaz para empresas poderosas, de grande porte.
O livro também tem cases interessantes da disputa da Pepsi contra a Coca-Cola e a história dos primeiros smartphones do mercado, que durante seu início voaram abaixo da tela do radar dos concorrentes para não serem percebidos pelos gigantes da indústria e o resultado a gente vê hoje em nossas mãos.
Como o mundo é rápido e dinâmico, os cases e as empresas citadas nesta obra foram se transformando ao longo do tempo, mas as histórias contadas nele são realmente inspiradoras – a ideia de usar a estratégia do judô na competição dos negócios é muito inteligente mesmo e pode ser aplicada na vida – no dia a dia, você não concorda comigo?
Portanto lembre-se:
É possível derrotar alguém mais forte do que você, simplesmente não combatendo força contra força, mas sim empregando a inteligência para derrubá-lo :
–Se empurrado, faça seu oponente aplicar mais força no empurrão e o puxe com força.
-Se puxado, faça seu oponente aplicar mais força no puxão e o empurre com força.
Nos dois casos, use o pé na frente do oponente como alavanca!
Lembre-se disso :
A violência é a resposta de quem não tem razão!
Evite usar a força física em qualquer situação, prefira a sua força mental.
Para fechar este post escolhi uma trilha sonora que gosto muito de ouvir antes de enfrentar um desafio mental importante.
Ela entra pelos seus ouvidos e mexe com seus instintos, aumentando a sua vontade de ganhar – ouça esta trilha e inclua-a em sua playlist para turbinar seus treinos,
Aumente bem o volume e ouça “O Boléro de Ravel” na regência de André Rieu e imagine-se marchando para cima dos seus obstáculos.
Parabéns!!
Estou LENDO em 07/09/2020, tenho o livro, mas gostei da forma que vc FEZ!
Obrigado Ruslan!