Novidades

Apresentar um projeto ou um trabalho em público, seja no trabalho, na escola ou em uma palestra é uma das tarefas mais difíceis na opinião de 99% das pessoas. Para minimizar o friozinho que dá na barriga na hora H de qualquer apresentação, escrevei esse artigo com uma dica super relevante para você. Ele começa contando quanto tempo você tem para chamar a atenção de sua plateia e o que fazer depois disso para ter sucesso. Leia que interessante:

Noventa segundos para ser amado ou odiado

*Mauro Condé

“Obrigado pela informação que você não me deu (deu o recado com clareza, concisão e ainda respeitou o meu tempo).”

Frase dos sonhos de todo chefe quando termina de assistir a uma apresentação eficaz.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte, excelentes livros sobre comunicação.

Eles me levaram ao Canadá, onde fui recebido pelo famoso executivo e escritor Nicholas Boothman.

Fui logo pedindo para ele:

Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

90 Segundos! Esse é o tempo que qualquer plateia te concede para você ser amado ou odiado por ela.

Tanto na vida pessoal, quanto na carreira profissional, você várias vezes enfrentará o desafio de se expor e apresentar ou vender uma ideia, um produto, um serviço ou até uma empresa.

90 segundos! É o tempo que você tem para não perder o seu público.

Então capriche e se explique no primeiro minuto e meio, comece pelo final, contando logo de cara o impacto positivo que sua apresentação provocará para os ouvintes e eles te seguirão atentamente até o final para saber como você fará para chegar ao resultado prometido.

Capture a imaginação e você vai capturar o coração das pessoas.

Tudo na vida é comportamento: 


Imaginação desperta emoção que motiva atitudes que moldam comportamentos.

Depois continue sua fala apresentando os fatos, os dados, os números e as estatísticas que suportam sua ideia, sempre embalando-os com histórias cativantes e convincentes.

Lembre-se que, em um contato cara a cara, as pessoas dão mais credibilidade primeiro ao que veem e por último ao que ouvem.

Utilize a técnica dos comerciais mais premiados e eficazes da propaganda mundial, resumindo o que você faz, para quem e porque você faz e como o que você faz muda para melhor a vida das pessoas e das empresas.

Capriche também na sua imagem pessoal.

Está cientificamente provado que quando você está malvestido as pessoas só prestam atenção nas suas roupas; quando você está muito bem vestido, elas prestam total atenção em você e no seu conteúdo.

Utilize palavras emocionais, positivas e cativantes.

Use-as para apertar os quatro botões de sua audiência: atenção, interesse, desejo e ação.


Sucesso não depende apenas do quão bem você faz o que você faz, depende muito mais do quanto você se importa em melhorar o mundo, a sua vida e a vida das outras pessoas com o que você vende e o que você faz.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco.

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual

Aprecie a obra, a pintura de Renoir, que destaca uma moça atenta na plateia:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2-Literária :

Leia o melhor livro sobre desenvolvimento em apresentações eficazes, que eu já li e recomendo muito :

Leia – Obrigado pela informação que você não me deu, de Normann Kestenbaum, um dos meus mestres na arte da apresentação em público bem sucedida.


A qualidade da informação e a clareza de raciocínio podem determinar o sucesso ou fracasso de um negócio ou de uma ideia.

Com vasta experiência no assunto, Normann Kestenbaum nos ensina o quanto uma boa gestão deve estar atenta aos problemas que acometem todos os executivos na atualidade – o excesso de informação, a falta de tempo e a dispersão típica da atual geração multitarefa.

Normann ensina do que é feita uma apresentação que possa ser compreendida por todos, sem exceção e, sobretudo, que atinja os seus objetivos iniciais.

Para tanto, o autor coloca o PowerPoint em seu devido lugar, como um simples veículo para transportar um conteúdo de qualidade e de ideias frutos de raciocínio.

3-Musical – Ouça a bela música Máquina do Tempo de Flávio Venturini, cantor e compositor cujo estilo me lembra o bom Ivan Lins :

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*