O prêmio por um bom trabalho,
será sempre mais trabalho
A frase inspiradora do dia – de Antônio Condé
Ontem o mundo inteiro assistiu a uma partida épica de futebol.
O Barcelona ganhou de 6 a 1 do PSG. Impensável, mas não Impossível.
Eu considero o futebol uma das melhores metáforas para a nossa vida.
Ele tem de tudo – técnica, tática, estratégia, operação, execução, luta, choro, derrota, vitória e principalmente, o futebol tem o maior ingrediente da vida = a emoção.
veja abaixo uma amostra desta emoção num vídeo divulgado pelo Barcelona :
FC Barcelona – PSG: #Wedidit – Let’s see how you did it!
💪🔵🔴 #WeDidIt!🙌 Did you celebrate like this too? Tag your Facebook friends that reacted like this 😂😂🙌 ¿También lo celebraste así? Etiqueta a quien conozcas que reaccionó así 😂😂🙌 També ho vas celebrar així? Etiqueta a qui coneguis que va reaccionar així 😂😂#ForçaBarça
Posted by FC Barcelona on Thursday, March 9, 2017
Neste post faço uma rápida análise de algumas lições que podemos extrair deste jogo para a nossa vida e para o nosso trabalho:
-
O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE GANHAR
O PSG jogou demonstrando no semblante e na atitude de seus atletas alguma insegurança, medo de ir para cima e tomar gol e em muitos momentos da partida procurou a estratégia de não jogar para não perder.
Na vida, quando você não arrisca, não parte para cima dos seus adversários e dos seus problemas, você geralmente perde – o medo de perder tira a vontade de ganhar e você acaba perdendo para o próprio medo.
Nunca deixe seu medo ser maior do que a sua vontade de lutar e de vencer.
Ganhar não é tudo, mas querer ganhar é !
-
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE
Os jornais franceses de hoje carregaram pesado nas críticas à zaga brasileira do PSG.
Na vida, não podemos perder a meta e o objetivo de vista sob pena de nos perdermos no meio do caminho.
No caso do futebol, principalmente em jogos mata-mata, ganhar o jogo é a meta e para ganhar, o time vitorioso precisa ter um saldo de gols superior ao adversário.
Se buscar apenas se defender, sem atacar e por causa disto não tomar e nem fazer gol, o time não será vitorioso.
Na melhor das hipóteses irá para a prorrogação ou para o pênaltis, onde precisará fazer mais gols do que adversário.
Abrir mão do ataque na vida, para ficar apenas se defendendo pode te levar a perder suas batalhas.
-
NUMA GUERRA, NÃO É SUFICIENTE FERIR O INIMIGO, É NECESSÁRIO MATÁ-LO (AQUI FALANDO METAFORICAMENTE)
No jogo de ontem, quando o Barcelona ganhava o jogo por 3 a 0 e estava próximo de realizar a façanha de marcar o quarto gol, o PSG tirou um gol da cartola com uma jogada mágica do argentino Di Maria que acabou em gol do Cavani.
Naquele momento, o Barcelona se viu fragilizado e desanimado e logo em seguida o mesmo Di Maria perdeu um gol por puro preciosismo e excesso de individualidade – num lance onde poderia ter rolado a bola para o atacante Cavani em melhor posição, ele acabou desperdiçando a jogada. Futebol é jogo coletivo e não individual.
Na vida, tem hora que é melhor dar de bico na bola do que fazer bonito. Se você derrubar seu adversário no chão, não faça nenhuma bobagem para que ele se levante babando disposto a revidar.
Nunca derrube seus adversários e vire de costas para eles para comemorar antes da luta acabar, enquanto o juiz estiver fazendo a contagem, pois um inimigo derrubado mas não abatido pode ser um perigoso louco querendo te pegar pelas costas.
Lembre-se de que é praticamente impossível vencer uma pessoa que nunca desiste, por mais que você bata no seu adversário, se toda hora que cair ele conseguir se colocar de pé, ele ganhará a luta por insistência.
A lição serve para a gente também – desistir jamais !
Se cair 8 vezes, levante 9 !
- O JOGO SÓ ACABA AOS 45 MINUTOS FINAIS OU NOS ACRÉSCIMOS.
Nunca comemore antes da hora, pequenos sucessos ao longo das disputas podem ser enganosos, eles podem te encher de confiança e isto pode te fazer bobear no último minuto final de qualquer batalha da sua vida.
Nunca baixe a guarda, antes do juiz levantar os seus braços para te declarar vencedor.
Lembre-se de que a dor anima e o conforto relaxa – um inimigo machucado e ferido pode ser mais forte e perigoso do que um adversário relaxado e com excesso de confiança.
-
POR PIOR QUE ESTEJA A SITUAÇÃO NA SUA VIDA, NUNCA DESISTA – PARA DE OLHAR PARA TRÁS E FOQUE NO DAQUI PARA FRENTE.
O jogo de ontem foi uma bela lição de vida no quesito resiliência e superação.
O Barcelona tinha sua situação muito difícil e complicada, por muitos considerada impossível de ser revertida.
Só que no momento do jogo, ao invés de se concentrar no passado, na derrota do primeiro jogo, o Barcelona adotou outra estratégia mais inteligente e vitoriosa – focou no daqui para frente, entrou para disputar a segunda partida focado em fazer o seu melhor, em fazer o maior número de gols e se dedicou de corpo e alma a alcançar o resultado necessário.
Em momento algum do segundo jogo, o Barcelona se deixou dominar pelo fracasso e insucesso anterior.
Ele desenhou e aplicou uma estratégia baseada no pensamento do daqui para frente e fez tudo para mostrar que ainda não estava vencido e nem estava morto.
E deu no que deu.
Por fim, encerro a análise com uma frase para você pregar do lado do seu espelho e repetir diariamente antes de sair para ir à luta todos os dias :
A FILOSOFIA DOS SAMURAIS PARA GANHAR UMA GUERRA:
“Quando você consegue dominar a própria mente, você domina as múltiplas preocupações, se eleva acima de todas as coisas, e se liberta.
Quando você é dominado pela própria mente, sobre você recai o fardo de múltiplas preocupações, e você se torna subalterno das muitas coisas, incapaz de se elevar.
Cuide de sua mente; a resguarde sem hesitação.
Uma vez que é a mente que confunde a mente, não deixe que ela ceda a si própria.””
Frase de Suzuki Shosan
E você, que lições de vida tira deste jogo?
Para finalizar este post, escolhi uma música que inspira superação e resiliência – ouça :
Gabriel – O Pensador com a música : Fé na Luta
Leave a Reply