A saída para a crise está próxima e a recuperação econômica brasileira deve ser bastante robusta.
É sobre isso que trata a minha dica de leitura de hoje.
Mas antes de falar dessa dica, vou falar de outro livro que me chamou muito a atenção em meados dos anos 90 – o nome do livro era: “O Brasil Que Dá Certo” do excelente Professor Stephen Kanitz.
Na época, o Brasil estava cheio de problemas e pessimismo e de repente eu ganhei de presente este livro, participei de uma palestra com seu autor e pude constatar na prática a transformação de suas previsões otimistas em pura realidade.
Por coincidência, aquela era um época em que o Brasil saia do processo de Impeachment do presidente Collor e uma série de mudanças foram implementadas por uma sólida e competente equipe econômica, primeiro num governo de transição e depois num governo definitivo.
As coincidências daquele período com o período que estamos vivendo hoje são muitas, no que pese que a situação recente seja um pouco pior e as oportunidades positivas que estão por vir sejam melhores do que antes.
Durante os últimos anos, erros de gestão e governança pública levaram o país rumo a uma situação catastrófica.
O governo estimulou o aumento do consumo em detrimento do estímulo ao aumento da produção, o que encareceu muito a produção e aumentou a demanda diante de um quadro de baixa oferta e que junto com gastos públicos absurdos resultou na maior recessão que este país já enfrentou.
Além disso, o Brasil foi exposto ao maior caso de corrupção da sua história e provavelmente do mundo, como foi descoberto pela revelação do escândalo da Petrobrás.
O Brasil viveu períodos recentes impensáveis de racionamentos de água e energia elétrica.
Um verdadeiro cenário para um filme ou livro Best seller na categoria História de Horror.
Um cenário assim, obviamente dá medo, depressão e desânimo diante de tanta incerteza, tanta maldade e tantos problemas e obstáculos.
Mas também, de forma menos óbvia, ele também traz muitas oportunidades, quando a tempestade termina.
Aí é que entra a minha dica de leitura de hoje – como em meados dos anos 90, eu ganhei de presente o livro que indico hoje – um livro que me encantou pelas suas ideias que batem com o meu perfil eternamente otimista.
Neste livro, o jornalista e escritor Ricardo Amorim conta como este cenário de horror está se transformando num forte cenário de otimismo e crença em dias melhores.
Ele explica por que o Brasil entrou nesta crise, o que ele precisa e o que ele está fazendo para sair dela e principalmente ele conta porque aposta tanto neste quadro tão otimista de recuperação robusta da economia brasileira e até mais rápido do que as pessoas imaginam.
Ele mostra o mundo de oportunidades e desafios positivos que este novo cenário traz para a população em geral.
Ela cita os riscos políticos, legais, as reformas pelas quais o país precisa passar como ponte para o outro lado da crise.
E por fim ele mostra que se o governo, as empresas, a sociedade e cada um de nós aproveitarmos estas oportunidades, este momento difícil da economia não terá sido perdido. Ao contrário a crise poderá se converter na melhor oportunidade de recuperação econômica de todos os tempos.
Tomara! O povo brasileiro é maravilhoso e encantador – é serio, trabalhador e íntegro – ele merece dias melhores, você não acha?
Ouça a música que eu escolhi como trilha sonora para este post:
Leave a Reply