Minha dica de Cultura – Dica de Cinema de Hoje vai para o Filmaço:
SCOOP – O GRANDE FURO
POSTER
SÍNTESE DA HISTÓRIA COM A DICA DO PORQUE VOCÊ PODE GOSTAR MUITO DESTE FILME:
Nesta película deliciosa, leve e muito engraçada, Woody Allen além de dirigir o filme, atua como um mágico “meia boca” que ganha a vida fazendo shows para pequenas platéias.
Um dia … ao solicitar um voluntário para os seus números, ele recebe uma jornalista em início de carreira, a jovem Sondra (interpretada pela talentosa Scarlett Johansson) … eles se apresentam e se conhecem no palco, e depois de alguns elogios habituais do mágico … ela é convidada a entrar para dentro de uma cabine vermelha misteriosa.
No dia seguinte ao show, Sondra procura o mágico, intrigada … querendo entender o truque usado por ele no dia anterior, pois além dela desaparecer por alguns segundos, ela disse ter recebido a visita inesperada de um fantasma, reencarnação de um famoso jornalista investigativo, morto três dias antes do show, lá dentro daquele cubículo escuro.
O mágico, não acredita na história dela e ainda brinca com o possível poder desmaterializador da cabine rs…
Ela fala num tom sério e chama a atenção do mágico para o fato de ter visto dentro daquela cabine misteriosa, o fantasma, em pessoa do famoso repórter, que revelou para ela ter fugido por alguns segundos da morte, para contar para alguém sobre o furo da década.
Realmente uma notícia de impacto, envolvendo um possível crime cometido por um dos homens mais bonitos, charmosos e ricos da região.
O mágico ri e debocha da cena imaginada pela repórter, mas o fantasma do investigador também aparece para ele, enquanto eles conversam, e os dois se juntam para checar as pistas que o morto não conseguiu concluir antes de ir para o outro mundo.
O acusado é Peter Lyman, interpretado por Hugh Jackman, filho de Lord Lyman, um dos nobres mais influentes da Inglaterra de todos os tempos.
A reportagem de que fala o fantasma do investigador é sobre o chamado “Assassino do Tarot” e promete ser mais arrebatadora do que a história de Jack, o Estripador.
O mágico e a réporter inciante se unem numa dupla improvável rumo à caça do maníaco assassino.
E começam a seguir o jovem magnata, à procura de pistas que saiam do mundo dos mortos para confirmação no mundo concreto dos vivos.
Mágico e jornalista são vistos em várias cenas perseguindo o jovem rico pelas ruas Londres.
O mágico bola um plano e eles conseguem acesso a um clube frequentado pelo magnata, onde ela aplica um golpe para tentar se aproximar do suposto assassino.
E o golpe dá certo e ela não só fica amiga, como vira namorada do filho do Lord.
Ela inventa um nome fictício e cria uma história da sua cabeça inventiva e ainda apresenta o mágico ao seu novo namorado, dizendo ser ele o seu pai e uma pessoa influente do ramo imobiliário, numa história que vai dar trabalho para ser mantida, enquanto eles buscam pistas concretas sobre algum tipo de crime cometido por Lyman.
Mágico e repórter passam a frequentar a mansão do acusado e começam a ter acesso a tudo que o fantasma do repórter morto revelara como possível, inclusive a senha de um cofre secreto, que se confirma incrivelmente verdadeira.
O mágico começa a se preocupar com o plano em curso, lembrando para a “agora apaixonada” repórter que o seu novo namorado é suspeito de ser um serial killer, assassino em série de mulheres morenas que usam o cabelo curto.
E quanto mais ela se envolve, mais ela descobre sobre as ligações estranhas do namorado com o misterioso jogo esostérico do Tarot, com todas as pistas colocando mais dúvidas na cabeça apaixonada dela.
A jornalista é craque em envolver o mágico, agora disfarçado de seu pai, em encrencas na mansão do namorado e eles começam a correr perigo à medida que as investigações avançam sem resultados concretos.
Pistas fortes se misturam a boatos e confundem o processo, a ponto dela acreditar que o namorado não é o temido assassino, visto que um mendigo teria assumido a autoria dos crimes em série, conforme matérias divulgadas pelos principais jornais de Londres.
Só que o fantasma reaparece para o mágico e a jornalista por uma última vez e dá uma dica que volta a investigação praticamente tida como encerrada, à estaca zero.
As cenas finais do filme, bem como o desfecho da história são tão boas quanto imprevisíveis e o filme termina com uma sensação boa de um passatempo que vale muito a pena.
Porque eu acho que você pode gostar muito deste filme :
Como em toda obra de arte de Woody Allen, você mergulhará para dentro de um mundo de luxo, bom gosto, cultura e muita elegância, além de cenários e paisagens lindas da cidade de Londres.
Prepare-se para esbarrar num roteiro inteligentíssimo que une uma agradável, inteligente e divertida comédia a uma história de suspense e mistério inacreditável.
É um filme nota 8, com louvor, em minha opinião e pode ser visto no streaming da Amazon.
Veja o trailer:
Você como sempre com boas dicas de filme. Nota 10.
Sandra, muito obrigado pelo comentário. 🙂