“Como deixar de ter inimigos? Transforme-os todos em seus amigos” Frase de Abraham Lincoln
Para ilustrar este post eu escolhi a obra do pintor impressionista Paul Cézanne por, entre outras coisas, me sugerir um jovem pensando em seus argumentos.
Argumentar, ao contrário do que muita gente pensa, não é impor ao outro seu ponto de vista de maneira agressiva com o intuito de humilhá-lo e derrotá-lo.
Argumentar é a arte de você apresentar seu ponto de vista da forma mais respeitosa e elegante que existe.
Convencer não é vencer o outro – é vencer junto com outro.
Dicas para argumentar e vencer sempre:
1-Prepare-se exaustivamente até assimilar automaticamente bem a sua argumentação – o treino torna a prática imbatível.
2- Concorde para discordar – Delegue para o outro a responsabilidade de aceitar ou rejeitar o seu argumento – Quando você escuta um argumento contrário à sua ideia e concorda inicialmente com seu oponente, o seu gesto de concordar o faz baixar a guarda, relaxar por não temer uma reação agressiva e isto abre terreno para que você exponha melhor seus argumentos mal entendidos no início.
3-Apresente seus argumentos em forma de histórias – bem contada e amarrada ao contexto uma boa história é a melhor forma de você prender a atenção do ser humano.
4-Diga sempre a verdade, antes até que seus inimigos – a verdade dita por você faz menos estragos do que revelada por seus opositores.
5-Se sua argumentação contiver pontos fracos, assuma-os antes que os outros o façam – expondo você mesmo seus pontos fracos, você tira do seu adversário a possibilidade de amplificá-los ou apresentá-los de uma forma obscura.
Uma admissão honesta de sua parte, aumenta a sua credibilidade e torna irrelevante o argumento do seu oponente, pois ele ficará sem nada para dizer, a não ser o que você já admitiu.
Ao admitir pontos fracos, coloque foco no que vai fazer para minimizá-los ou se estiverem ligados a falhas e erros, direcione seu argumento rapidamente para a lição aprendida – diga o que errou e o que fez com o que aprendeu depois.
6-Diga sempre direta e claramente o que você quer.
Para vencer uma argumentação diga : “Eu quero isso…” As pessoas são horríveis em adivinhações ou palpites.
7-Abstenha-se de insultar. Evite o sarcasmo, o desdém, a ridicularização das outras pessoas.
Ninguém aprecia os cínicos, os críticos destrutivos, os zombeteiros, os pequenos e os mesquinhos.
O respeito pelo seu oponente além de te enobrecer, te torna superior na argumentação.
8-Use a lógica a seu favor e quando ela não lhe for favorável, use-a para alimentar a sua criatividade e a sua espontaneidade.
9-Coloque sempre o que o outro quer dentro do que você quer – todos saem ganhando quando as partes cedem de forma inteligente.
Um pai tentando resolver uma briga entre dois filhos que queriam cada um cortar o maior pedaço do bolo para si, resolveu a questão assim : deu a faca para o filho mais velho cortar o bolo e deu para o filho mais novo a chance de escolher o seu pedaço primeiro – conclusão – dividiram o bolo igualmente pela metade.
10- Leia um excelente livro sobre argumentação do autor Gerry Spence – no qual me inspirei para este post.
Lembre-se sempre de que é melhor ter a mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção.
Como trilha sonora para este post escolhi um jazz muito bom – CARAVAN – música escrita por Duke Ellington e Juan Tizonl e que foi trilha sonora do filme Onze Homens e Uma Sentença – um filme que é uma verdadeira aula sobra a arte da argumentação – a interpretação da música abaixo é de outro bom filme Whiplash :
*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.
Leave a Reply