“Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o Capitão da minha Alma”
Frase do Poema Invictus que inspirou Nelson Mandela durante seu período na prisão.
Como ilustração deste post escolhi a obra de arte – o quadro do famoso pintor espanhol Joan Miró– The Smile Of The Flamboyant Wings – 1953.
De forma abstrata e estilizada ele me sugere um diretor no controle de sua empresa através de um painel de controle visual e colorido.
No Brasil, o cenário atual ainda é de crise, mas com sinais de recuperação econômica.
Para administrar uma empresa num cenário conturbado como este é preciso muita fé, muita resiliência e muita competência técnica, operacional e financeira.
O melhor de tudo isto é que se você combinar disciplina, inteligência e métodos para sobreviver em tempos difíceis, você colherá muitos frutos nos tempos seguintes.
A história nos mostra que nenhuma crise é para sempre. Toda crise tem um formato da letra V – a situação do país, das pessoas e das empresas cai e piora até um certo ponto (até bater no chão) a partir do qual ela volta a crescer.
E você precisa estar preparado, pois assim como a crise, a melhora também pode aparecer mais rápido do que você imagina.
Foi pensando em te ajudar a gerenciar melhor a sua empresa, o seu negócio, o seu setor, a sua área, a sua carreira e até a sua casa, que eu escrevi este post – em forma de roteiro bem simples para você administrar melhor a sua empresa, fazendo uso de um dos instrumentos mais eficazes para isto – o uso de indicadores de desempenho.
Indicadores de Desempenho – Um painel inteligente para atingir a excelência na gestão da sua carreira e da sua empresa.
Na minha opinião a melhor metáfora para a boa gestão de uma empresa ou carreira é a sua comparação com o ato de dirigir um carro ou pilotar um avião rumo a uma viagem de um ponto de origem a outro de destino.
Um bom motorista ou um bom piloto, precisa ter claro o seu destino, onde quer chegar num determinado período.
Uma vez conhecido o destino final, este motorista precisa desenhar um mapa com os caminhos e os passos que ele deverá seguir para sair do ponto atual e chegar ao seu destino esperado.
A partir da definição do destino e do traçado do mapa, ele deverá administrar os recursos que dispõe para fazer a viagem – entre eles, tempo, gente e principalmente dinheiro.
E a melhor forma de se fazer esta viagem administrando bem estes recursos é usando um painel de instrumentos – com indicadores de desempenho que se bem administrados farão o motorista ter sucesso na sua viagem até o destino.
Você acha que conseguiria dirigir seu carro sem ter na sua frente um painel de instrumentos com informações vitais para a sua direção como a velocidade, a gasolina, o óleo, água?
Pois é – para dirigir sua empresa, sua vida e sua carreira você precisa de um painel que te oriente na viagem rumo ao seu destino, concorda comigo?
Para ter sucesso na administração da sua empresa faça portanto como o bom motorista ou o bom piloto – faça o melhor uso possível do painel de instrumentos com os indicadores de desempenho certos em mãos.
Veja abaixo um slide no qual eu proponho 8 indicadores de desempenho críticos na ordem de prioridade em que eles devem ser administrados e coloco algumas dicas para você pensar em gestioná-los rumo ao sucesso.
Espero que você goste desta minha ousadia – colocar numa explicação muito simples e didática uma dica para você administrar melhor seus negócios e ou até a sua vida pessoal e que esta dica seja útil e relevante para você:
Leave a Reply