Minha dica de cultura, de leitura de hoje é um livro que me chamou a atenção pela promessa de me dar dicas inteligentes, simples e interessantes para aumentar o meu poder de intuição. No final da sua leitura, pude constatar que ele entregou o que me prometeu – por isso decidi compartilhar com você, buscando te ajudar a se tornar uma pessoa melhor ainda do que já é.
Eu sempre acreditei que a única forma para tomar melhores decisões na vida seria me baseando em análises altamente racionais, daquele tipo: pese sempre as vantagens/desvantagens, os prós/contras, eu sempre me escorei no lado lógico da minha mente para tomar decisões. Eu sou uma pessoa altamente lógica.
Apesar de achar que meu processo e meu poder de intuição são bons, eu sempre desconfiava deles até conseguir comprová-los através de um pensamento ou de um argumento lógico.
Você também é assim ou você quando acaba de ter uma intuição, um sinal do seu sexto sentido, pula de cabeça e segue sua intuição de maneira cega ou recorre ao seu lado lógico para avaliar bem os prós e contras antes de sair fazendo as coisas?
Este livro traz provocações inteligentes, estudos interessantes e dicas práticas que te permitem aumentar o seu poder de intuição de maneira que seu inconsciente te ajude a tomar as melhores decisões conscientes.
Logo no início do livro, eu fui fisgado por uma frase:
“Intuição é você saber o que fazer, sem saber exatamente o porquê.”
Sabemos muito mais do que conseguimos explicar.
Eu gostei muito desta outra definição do livro: “Intuição é muitas vezes o atalho do nosso pensamento”.
Principalmente quando temos que decidir rápido e não temos tempo nem informação suficiente para tomar as decisões que precisamos tomar.
Daí surgiu meu interesse em pesquisar técnicas que possam nos ajudar a melhorar a qualidade das nossas decisões aguçando a nossa intuição.
Desta pesquisa descobri o Dr.Gerd Gigerenzer, Doutor e professor de Psicologia da Universidade de Chicago, pesquisador da ciência do comportamento e autor deste livro Gut Feelings – “O poder da Intuição”.
Foi através do Dr.Gerd que descobri uma dica interessante e que funciona muito bem na maioria das vezes:
Dica para aumentar sua intuição
É praticamente impossível uma pessoa saber tudo de tudo e ter capacidade para responder qualquer pergunta com um grau de acerto de um especialista o tempo todo. Daí a vantagem de conhecermos técnicas que possam servir de atalho e nos ajudar a aumentar o grau de acerto diante de tantas incertezas num mundo cada vez mais cheio de informação.
Eu aprendi que nós podemos aumentar a precisão de nossos chutes e tentativas de adivinhação apenas nos baseando na nossa própria ignorância como fonte de informação e sabedoria.
Para atingir este nível basta você praticar deste jeito – quando tiver que decidir entre duas alternativas:
- Se você reconhecer uma alternativa, mas não reconhecer a outra, então infira que a opção reconhecida é a mais interessante e mais provável
- Chute naquela alternativa que você mais reconhece e não naquela que você desconhece. Suas chances de acerto superam os 90% na maioria dos casos.
- Pratique com os dois pequenos exemplos abaixo, apenas para ver se entendeu a dica:
1) Responda rapidamente – qual das duas cidades americanas tem a maior população : -a) Davenport ou -b)Nova York
2) No dia 9 de dezembro de 1998, jogaram pela Champions League Juventus, da Itália x Rosenborg, da Noruega. Responda rapidamente – quem venceu a partida?
a) Rosenborg ou b) Juventus
Agora teste para ver o seu poder de chute, conferindo suas respostas.
Se você respondeu letra b para as duas perguntas, você acertou 100%.
O uso da técnica de chutar naquela alternativa que você mais reconhece ( Cidade de Nova York e time de futebol Juventus) em detrimento daquela que você não conhece (cidade de Davenport e time de futebol Rosenborg) te permite aumentar a precisão do seu chute.
Diante de duas alternativas e sem tempo para pesquisar, decida chutar por aquela alternativa que você reconhecer e não pela alternativa desconhecida. Isto aumenta muito a sua chance de acerto.
Os exemplos acima foram muito simples exatamente por serem didáticos, mas o uso desta técnica poderá lhe ser útil em coisas bem mais complicadas.
O que mais me marcou no livro é que o autor usou o meu lado excessivamente lógico para aumentar a minha intuição – exatamente aplicando a lógica à intuição.
Leave a Reply