Como nasceu a estratégia
Mauro Condé*
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre estratégia.
Eles me levaram à Universidade de Harvard (EUA), onde fui recebido pelo PHD Richard Rumelt. Fui logo pedindo para ele:
Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
A estratégia nasceu no ano de 216 aC no Monte de Canas (Mar Adriático, atrás do tornozelo da bota da Itália).
Naquele tempo, surgiu Aníbal, considerado o pai da estratégia, que venceu o todo poderoso exército romano da época, contando com apenas metade da força dos quase 90 mil soldados inimigos.
Em grande desvantagem numérica, Aníbal surpreendeu a todos, subvertendo a lógica até então usada em todas as guerras, armando suas tropas na forma de um amplo arco, com uma grande inclinação no centro e para frente, que tomou a iniciativa de ataque.
Aníbal inteligentemente reforçou as laterais dessa saliência com uma impensada e reforçadíssima infantaria, exageradamente superior às dos seus inimigos, contrariando o senso comum.
Quando os romanos contra-atacaram por esse arco central da linha de frente, Aníbal ordenou que seus soldados surpreendentemente recuassem para atrair a maior quantidade de romanos possível, dando a entender que estariam se entregando.
Encorajados e convictos de que estavam ganhando a guerra, os romanos caíram na armadilha e foram atacados fortemente pelos lados pela cavalaria superior de Aníbal, que inverteu totalmente o arco original e encurralou e acuou os soldados romanos, pegos de surpresa, dentro de um espaço estreito e apertado que lhes impedia os movimentos e a reação.
Assim nasceu a estratégia.
*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco
Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :
1-VISUAL – APRECIE A PINTURA:
Palheiros – de Claude Monet – pintada no verão de 1890.
Essa é uma pintura da série de pinturas de Monet “Palheiros”, cerca de 25 que, retratam as pilhas de feno deixadas no campo após a colheita.
Ele começou as pinturas no final do verão de 1890 e continuou até à primavera seguinte, usando as colheitas perto de sua casa em Giverny, França.
Mais do que apreciar os palheiros, observe detalhadamente as diferenças de luz e cor que envolvem os palheiros nas diferentes estações do ano, hora do dia e clima.
Achar uma agulha no palheiro é uma verdadeira obra de estratégia, você não acha?
2-LITERÁRIA – Leia o Livro : Estratégia Boa – Estratégia Ruim – Esse é um livro ao qual recorro com frequência quando preciso revisitar ou tratar temas ligados aos diversos planejamentos estratégicos em que me envolvo.
3-MUSICAL – Ouça a música :
De Yuna “Castaway”
Eu adoro o tom de jazz-pop, super bem balanceado e sofisticado que essa música consegue gerar. Arranjo simples, mistura as velhas cordas instrumentais com elementos eletrônicos modernos.
Leave a Reply