*Mauro Condé
Assim como as pessoas, empresas também ficam doentes.
Quer saber quais são os três indicadores de saúde mais importantes que uma empresa precisa medir e controlar para não morrer?
Como evitar que sua empresa morra
Para evitar que a sua empresa morra, cuide muito bem da saúde dela.
Avalie-a com frequência e ao primeiro sinal de doença ou fraqueza, procure atuar em cima das causas das doenças detectadas, antes que seja tarde demais.
Para evitar que sua empresa morra cuide dos três principais indicadores de sua saúde, que são:
Mais do que ter lucro, ter um fluxo de caixa positivo é o grande segredo das empresas bem sucedidas e que não morrem.
O fluxo de caixa é a pulsação, é o principal sinal vital de uma empresa.
Afinal, uma empresa sem clientes só tem despesas.
E se você tiver uma satisfação de clientes crescente sua empresa aumentará a fatia de participação no mercado.
Trate muito bem seus funcionários, pois são eles que lidam e tratam diariamente com seus clientes.
A satisfação crescente de seus colaboradores abastece a produtividade, a qualidade, o respeito e a criatividade, componentes vitais para a sobrevivência da empresa.
No mundo e no mercado globalizado de hoje, é impressionante a rapidez com que as coisas mudam.
É necessária uma boa rede de proteção em torno da sua empresa que a faça satisfazer as três condições acima citadas de forma vitoriosa.
E você não desenvolve essa rede de proteção da noite para o dia, você precisa perguntar-se todos os dias que acontecimentos inesperados sua empresa pode enfrentar que podem abalar o alicerce desses três indicadores mais importantes da saúde dela.
Monte uma rede robusta de proteção para esses três maiores indicadores de saúde e amarre-os através de uma estratégia que permita que a sua empresa siga sempre em frente, sem causar impactos negativos em seus resultados financeiros, em seus clientes e seus funcionários.
BÔNUS – ARTIGO EXTRA A ESSE POST :
Apesar de serem duas pesquisas totalmente diferentes realizadas por setores e áreas diferentes, eu descobri uma coincidência incrível.
Os resultados de ambas são inacreditavelmente iguais em termos percentuais – quase idênticos.
As duas pesquisas medem a satisfação e a lealdade (média da soma dos índices de satisfação, intenção de continuar e de recomendar a empresa).
Cada uma com um questionário diferente com perguntas e focos em públicos diferentes.
Ao comparar uma série de resultados ao longo de vários anos, eu fiz o que não tinha visto ninguém fazer até então – aproximar os resultados das duas pesquisas e compará-los até deduzir que:
Tanto numa pesquisa, quanto na outra, encontrei índices que medem a satisfação com os processos da empresa aos quais tanto clientes quanto funcionários são expostos diariamente.
Encontrei uma grande correlação entre os processos mais reclamados pelos dois públicos.
Os processos são os verdadeiros elos que ligam e vinculam os sentimentos tanto de um quanto do outro.
Trate muito bem os seus clientes, mas trate melhor ainda seus funcionários, pois são eles os grandes responsáveis pelas experiências sentidas pelos seus clientes.
Se possível, permita que seus funcionários desfrutem dos produtos e serviços de forma gratuita, como faz um empresário do ramo hoteleiro que hospeda seus funcionários com os respectivos familiares em seu hotel algumas vezes durante o ano.
Além de lhes proporcionar descanso e lazer, ele faz com que seus funcionários experimentem os serviços e produtos que eles mesmos produzem, só que na pele de seus clientes.
*Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco
Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :
1-VISUAL-Aprecie a pintura :
Regata em Argenteuil, do mestre da pintura impressionista Claude Monet, datada de 1872, óleo sobre tela.
2-LITERÁRIA – Leia o livro : A Pergunta definitiva, uma bíblia que eu tenho em mão como referência para assuntos ligados à medição e melhoria dos índices de lealdade (satisfação+intenção de continuar+intenção de recomendar) tanto para clientes quanto para funcionários:
3-MUSICAL -ouça a música :
Um Mudança Está Por Vir (Prá melhor) – A change is gonna come – Sam Cooke:
Inspiração e esperança ” na veia”
Leave a Reply