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Como evitar que sua empresa morra : Vivemos um período de Guerra – tanto na saúde quanto na economia. Em tempos difíceis, quando o mercado espirra, muitas empresas correm o risco de pegar “pneumonia”. O mundo precisa de ideias inteligentes que que inspirem e ajudem a salvar o maior número de empresas possível – E eu tentarei dar minha ajuda, publicando posts rápidos (1 min. e meio tempo médio de leitura) com dicas para superar crises e transformá-las em oportunidades – Leia, só aqui:

*Mauro Condé

Assim como as pessoas, empresas também ficam doentes.

Quer saber quais são os três indicadores de saúde mais importantes que uma empresa precisa medir e controlar para não morrer?

Como evitar que sua empresa morra

Para evitar que a sua empresa morra, cuide muito bem da saúde dela.

Avalie-a com frequência e ao primeiro sinal de doença ou fraqueza, procure atuar em cima das causas das doenças detectadas, antes que seja tarde demais.

Para evitar que sua empresa morra cuide dos três principais indicadores de sua saúde, que são:

1) Capacidade de ganhar dinheiro gerando um fluxo de caixa diário consistentemente positivo

Mais do que ter lucro, ter um fluxo de caixa positivo é o grande segredo das empresas bem sucedidas e que não morrem.

O fluxo de caixa é a pulsação, é o principal sinal vital de uma empresa.

2) Satisfação e lealdade dos clientes

Afinal, uma empresa sem clientes só tem despesas.

E se você tiver uma satisfação de clientes crescente sua empresa aumentará a fatia de participação no mercado.

3) Satisfação e lealdade dos funcionários

Trate muito bem seus funcionários, pois são eles que lidam e tratam diariamente com seus clientes.

Você jamais terá clientes satisfeitos se seus funcionários não estiverem mais satisfeitos do que eles.

A satisfação crescente de seus colaboradores abastece a produtividade, a qualidade, o respeito e a criatividade, componentes vitais para a sobrevivência da empresa.

No mundo e no mercado globalizado de hoje, é impressionante a rapidez com que as coisas mudam.

É necessária uma boa rede de proteção em torno da sua empresa que a faça satisfazer as três condições acima citadas de forma vitoriosa.

E você não desenvolve essa rede de proteção da noite para o dia, você precisa perguntar-se todos os dias que acontecimentos inesperados sua empresa pode enfrentar que podem abalar o alicerce desses três indicadores mais importantes da saúde dela.

Meça-os constantemente e crie em torno deles uma vantagem competitiva dominante que faça com que sua empresa sobreviva a ataques da concorrência, decisões do governo ou quaisquer outras circunstâncias decorrentes da acirrada competição dos negócios.

Monte uma rede robusta de proteção para esses três maiores indicadores de saúde e amarre-os através de uma estratégia que permita que a sua empresa siga sempre em frente, sem causar impactos negativos em seus resultados financeiros, em seus clientes e seus funcionários.

BÔNUS – ARTIGO EXTRA A ESSE POST :

Cliente é irmão gêmeo do funcionário. Foi o que descobri analisando várias pesquisas diferentes que apresentavam resultados iguais

Apesar de serem duas pesquisas totalmente diferentes realizadas por setores e áreas diferentes, eu descobri uma coincidência incrível.

Os resultados de ambas são inacreditavelmente iguais em termos percentuais – quase idênticos.

As duas pesquisas medem a satisfação e a lealdade (média da soma dos índices de satisfação, intenção de continuar e de recomendar a empresa).

Cada uma com um questionário diferente com perguntas e focos em públicos diferentes.

Ao comparar uma série de resultados ao longo de vários anos, eu fiz o que não tinha visto ninguém fazer até então – aproximar os resultados das duas pesquisas e compará-los até deduzir que:

Os Clientes são irmãos Gêmeos dos funcionários de uma empresa pelo fato de um sentir o efeito de estímulos e reações provocados no outro em várias situações do dia a dia da empresa.

Tanto numa pesquisa, quanto na outra, encontrei índices que medem a satisfação com os processos da empresa aos quais tanto clientes quanto funcionários são expostos diariamente.

Encontrei uma grande correlação entre os processos mais reclamados pelos dois públicos.

Os processos são os verdadeiros elos que ligam e vinculam os sentimentos tanto de um quanto do outro.

Para aumentar o índice geral de satisfação e lealdade de sua empresa foque em medir, analisar e melhorar os processos mais críticos apontados nas duas pesquisas.

Trate muito bem os seus clientes, mas trate melhor ainda seus funcionários, pois são eles os grandes responsáveis pelas experiências sentidas pelos seus clientes.

Se possível, permita que seus funcionários desfrutem dos produtos e serviços de forma gratuita, como faz um empresário do ramo hoteleiro que hospeda seus funcionários com os respectivos familiares em seu hotel algumas vezes durante o ano.

Além de lhes proporcionar descanso e lazer, ele faz com que seus funcionários experimentem os serviços e produtos que eles mesmos produzem, só que na pele de seus clientes.

O segredo para o sucesso do seu negócio é proporcionar experiências positivas e memoráveis que seduzam e encantem os clientes e os funcionários o tempo todo

*Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL-Aprecie a pintura :

Regata em Argenteuil, do mestre da pintura impressionista Claude Monet, datada de 1872, óleo sobre tela.

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2-LITERÁRIA – Leia o livro : A Pergunta definitiva, uma bíblia que eu tenho em mão como referência para assuntos ligados à medição e melhoria dos índices de lealdade (satisfação+intenção de continuar+intenção de recomendar) tanto para clientes quanto para funcionários:

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3-MUSICAL -ouça a música :

Um Mudança Está Por Vir (Prá melhor) – A change is gonna come – Sam Cooke:

Inspiração e esperança ” na veia”

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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