Como fazer uma apresentação de grande impacto para a chefia, gerência, diretoria ou presidência da minha empresa?
Esta pergunta eu ouvi em uma das minhas últimas palestras sobre gestão de carreira para um grupo de gerentes de uma grande empresa multinacional.
Para início de conversa eu disse que às vezes vejo muita gente se debruçando em cima da forma da apresentação (efeitos especiais, imagens bonitas,…) quando na verdade eles deveriam se debruçar integralmente sobre o conteúdo da mesma, ainda que a apresentassem em papel de pão.
Uma apresentação de grande impacto com conteúdo “matador” se sustenta muito mais do que uma apresentação muito bonita porém com conteúdo muito fraco.
Em seguida estruturei a minha resposta sobre como preparar o conteúdo em tópicos da seguinte forma:
- Dê sua opinião embasada neste conhecimento e mantenha um backup contendo seus levantamentos.
- Prepare-se para apresentar só conhecimento que você extraiu dos dados, informações e conclusões relevantes do seu levantamento, de maneira que você possa apresentá-lo até sem computador (caso falte energia na hora).
- Seja ridiculamente simples: Quanto + Simples = + Inteligente!
- Depois analise esses dados agrupados de forma a transformá-los em informações(dados organizados e com sentido) e a partir daí extraia somente as conclusões mais relevantes, mais importantes e de maior sentido para o impacto que você quer causar, transformando-as em conhecimento que pode virar um plano de ação e gerar o resultado esperado.
- Trabalhe com vários dados (dados sem sentido) disponíveis, ordene-os, organize-os, classifique-os ou agrupe-os por alguma lógica.
- Desperte a atenção no primeiro slide – comece pela conclusão da sua apresentação – fale do impacto que a empresa vai ter com a sua ideia ou o seu trabalho (comece contando por exemplo como seu projeto vai fazer a empresa ganhar US$1 milhão … isto despertará a atenção restante deles para saber como..)
- Coloque na sua apresentação grande ênfase na agulha que você achou e não no palheiro onde você ficou dias e até meses para encontrá-la.
- Faça o diretor, o presidente ou a platéia que ouve sua palestra agradecer pela informação que você não deu (e que não fez falta)
- Busque obsessivamente a concisão – procure se expressar com 20 palavras que tragam o significado de 20.000.
- Esforce-se ao máximo para fazer a apresentação na linguagem do seu interlocutor (fale na língua dos negócios) e não na linguagem da sua área de especialização (não fale linguagem excessivamente técnica)
- Prove como o conteúdo da sua apresentação como seu projeto ou sua ideia vão mudar a empresa e a vida dos colaboradores para melhor.
- Tenha foco, objetividade e concisão o tempo todo – isto é o que esta audiência espera de você.
- Por fim – lembre-se: Adesão vem de um entendimento perfeito da sua mensagem (quem não entende, não compra por não perceber o valor que você apresenta). Seja o mais claro e faça-se entender de primeira.
- Reserve um tempo para debate com perguntas da audiência e prepare-se para responder qualquer pergunta sobre seu projeto.
- Antes de responder as perguntas – caso elas sejam feitas em forma de objeção à sua ideia – classifique-as entre incompreensão da platéia ou percepção real de desvantagem em relação ao seu projeto. Estatísticas mostram que menos de 1% das objeções são provenientes de percepção de desavantagem e que mais de 99% são originadas por incompreensão da exposição – capte a incompreensão e responda a pergunta clarificando o ponto não entendido e siga em frente.
- E por último – pelo amor de Deus – jamais faça vários slides cheios de textos e nunca, mas nunca mesmo em sua vida profissional leia-os para seus ouvintes – eles não estão lá para ter uma sessão pública de leitura do que já está escrito. Eles estão lá para debater, discutir, sugerir melhorias nas suas ideias para melhorar o ambiente e fazer a empresa ganhar dinheiro.
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