Novidades

Como perceber, discernir ou pressentir coisas antes delas acontecerem independentemente de raciocínio e análise e acertar mais do que errar:

Confie também na intuição

Mauro Condé*

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre a ciência do pensamento.

Eles me levaram para Berlim, na Alemanha de 2008, onde fui recebido pelo Dr. Gerd Gigerenzer. Fui logo pedindo a ele:

Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele compartilhou comigo as conclusões de seus estudos sobre a força da intuição para explicar e prever antecipadamente o comportamento humano:

A intuição é a faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas antes delas acontecerem independentemente de raciocínio e análise.

O conhecimento tem muito valor mesmo, quando dispomos de tempo suficiente para analisar as diferentes alternativas (com seus prós e seus contras) antes de fazer as nossas escolhas na vida.

Porém, num mundo tão dinâmico com tanta informação, como o de hoje, a ignorância supera o conhecimento como fator de adaptação e sobrevivência.

A ignorância é a maior fonte para a boa intuição, aquela que dispensa uma grande quantidade de informação, raciocínio e análise prévia.

Em decisões que exigem rapidez, as pessoas com mais pressentimentos se saem melhor do que as pessoas com mais conhecimento no processo de tomada de decisão.

O grande segredo, quando há pressa para tomada de decisão e não há tempo suficiente, é não absorver muitas informações, mas sim descartá-las, descobrindo intuitivamente quais delas são desnecessárias.

Por mais contraditório que pareça, os pressentimentos se baseiam num volume abundantemente pequeno de informações.

A intuição é a mente pegando atalhos metais, como por exemplo:

  • Escolhendo entre várias alternativas a que mais conhecemos e reconhecemos, descartando as menos conhecidas (isso eleva nossa chance de acerto para 90% de possibilidade).
  • Imitando o decisor diante de escolhas visuais, seguindo antecipadamente seu olhar, pois ele sempre olha antes para a alternativa que escolherá antes mesmo de apontá-la.

Desenvolva seu conhecimento sempre e confie nos pressentimentos, pois eles se baseiam em fatos arquivados abaixo do seu nível de consciência.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco:)

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL – APRECIE A PINTURA :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Eu aprecio as obras do pintor Joan Miró. Esse quadro, o voo da libélula, de 1968 é marcante.

Miró é o mais original dos criadores de signos pictóricos do século 20: nem é totalmente abstrato nem totalmente figurativo.

Abriu para nós as portas de um cosmo povoado por “criaturas” emergidas do subconsciente.

2- LITERÁRIA LEIA O LIVRO O PODER DA INTUIÇÃO – Bíblia a qual recorro quando o assunto é criatividade, imaginação e intuição :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

3-MUSICAL – OUÇA A CANÇÃO : O AMOR TE DÁ – DE AMANDA MAGALHÃES:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3591 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*