“Demore o tempo que for para ver o que você quer da vida e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir.”
– Frase do profeta Zaratustra
Oi! Você se considera líder? Qual o seu nível de liderança atual?
Nos vários eventos sobre liderança que ministro, cursos ou palestras, várias pessoas demonstram esta dúvida: a gente nasce líder ou se torna líder?
Qual é a sua opinião a este respeito? Antes de continuar, pare, reflita e pense na sua resposta.
Para algumas pessoas, os líderes já nascem prontos. Para outras, a liderança é algo empírico, que se aprende com o tempo e com as experiências de vida.
Para mim, liderança é uma combinação das duas coisas.
Existem muito líderes natos, que já nascem com o dom da liderança. E existem aqueles líderes que são descobertos ao longo da vida por si próprios ou por outras pessoas. Ambos os perfis podem e devem ser melhorados e desenvolvidos. E como isso pode ser feito? O desenvolvimento de uma liderança competente e vigorosa começa pelo conhecimento das habilidades e características que compõem um bom líder.
A partir deste conhecimento, o ideal seria você fazer uma auto-avaliação quanto a estas características.
Veja abaixo um quadro resumido destas características:
A lista acima é uma referência interessante para você testar o seu potencial de liderança.
Avalie o seu perfil para cada característica numa escala de 1 (menor grau de aderência) a 10 (maior grau de aderência).
Analise as nove características individualmente e depois as analise como um todo e descubra onde você precisa e quer melhorar para aumentar a sua capacidade de liderança.
Dicas importantes:
O QI e o QE poderão sempre ser aperfeiçoados e desenvolvidos ao longo de sua vida, através de muito treinamento, estudo, leitura e aprendizado constante.
A ética e a integridade são as únicas características inegociáveis desta lista– pessoas que não tenham alta nota nestes quesitos jamais conseguirão se transformar em grandes líderes. Não existe graduação para ética e integridade – um verdadeiro líder não pode ter baixo nível de ética e integridade – nunca.
Ter um alto nível de energia pessoal é algo que um líder precisa demonstrar cada vez mais – a energia pessoal molda o líder com uma espécie de farol com uma luz potente e diferenciada que o torna atraente aos olhos de seus seguidores.
Uma vez que o líder tenha a sua própria energia em nível alto, seu próximo desafio é transferir esta alta energia para as outras pessoas.
Líder é aquela pessoa capaz de usar a sua energia pessoal para contaminar e gerar energia nas outras pessoas a fim de criar um time de alto desempenho capaz de cumprir qualquer missão dada.
Estofo – aquela capacidade para tomar decisões difíceis e comunicá-las de forma efetiva e assertiva é outra característica que um líder deve desenvolver ao longo de sua vida. A liderança é a arte de tomar decisões difíceis na qual o líder deve ser mestre. O bom líder é aquele capaz de tomar decisões do tipo ‘sim’ ou ‘não’ com grande firmeza e objetividade.
Uma vez que o líder tenha alto nível de integridade e ética, elevados níveis de QI e QE e grande nível de energia pessoal e de energização geral e grande estofo para tomar decisões difíceis, ele precisa ser excelente em outras duas habilidades nas quais os grandes líderes são mais testados:
O bom líder tem que dominar a arte de formular estratégias vencedoras e depois ter uma capacidade ainda maior para executá-las implacavelmente.
Líderes com estratégias pobres não progridem – líderes com estratégias fortes morrem quando não as executam com a determinação de um verdadeiro soldado samurai.
Por último, mas não menos importante, um bom líder deve ser dotado com um entusiasmo além de qualquer limite.
As oito características anteriores formam a moldura do bom líder – mas esta moldura precisa se mover para frente e para longe e o entusiasmo é o único combustível capaz de fazer um líder entrar para a história.
A palavra ENTUSIASMO vem do grego e significa ter um DEUS dentro de si.
Ser uma pessoa entusiasmada significa ter Deus dentro de você, te empurrando para o alto e para frente sempre.
Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. É preciso, portanto, entusiasmar-se.
Gostou deste artigo? Leia também: Aprenda formar lideranças de alto nível e intensifique os resultados da sua empresa
Leave a Reply